Pular para o conteúdo

Aranto como cuidar: Veja 11 dicas fundamentais para cultivar corretamente!

Quer saber tudo sobre a planta Aranto como cuidar, plantar, regar, adubar e todas as principais dicas de cultivo? Então confira esse conteúdo exclusivo da KD!

Veja os benefícios de cultivar essa planta, aprenda o jeito correto de como cuidar de Aranto e tenha plantas ainda mais saudáveis, fortes e desenvolvidas, decorando sua casa e melhorando os ambientes. Conheça mais sobre a planta neste e veja também as contra indicações ao usar suas propriedades medicinais!

Origem

A planta é originária da Índia, onde é conhecida como “Indian Arant” ou “Bengal Arant”. É uma planta arbustiva que pode chegar a 1 metros de altura, onde suas folhas carnudas, chegam entre 15 e 20 centímetros.

Conheça mais sobre Aranto, no Wikipédia!

Folhas de aranto
Aranto como cuidar. Foto: Pexels

Como plantar

O aranto deve ser cultivado em solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. A planta não tolera o acúmulo de água. Vale ressaltar, que solos encharcados, fazem com que as raízes da planta apodreçam, podendo levá-la a morte.

Aranto como cuidar: As mudas

As mudas de aranto são obtidas a partir da semeadura das sementes da planta. Elas devem ser transplantadas para o local definitivo quando tiverem cerca de 30 cm de altura.

Veja também: Tuia Holandesa como cuidar do jeito certo!

Qual o substrato ideal?

O substrato ideal para o cultivo do aranto é composto de areia, terra vegetal e esterco bovino.

Aranto em um fundo branco
Aranto. Foto: reprodução/Pinterest

Iluminação

A planta prefere estar expostas à luz solar direta, mas também pode se adaptar a locais que ficam a meia-sombra.

Temperatura adequada

A planta é tolerante ao frio, mas não deve ser cultivada em climas extremamente gelados. A temperatura ideal para o cultivo do aranto é entre 20°C e 25°C.

Aranto como cuidar: As regas

O aranto deve ser regado de forma abundante, mas sem encharcar o substrato. O ideal é regar a planta 2 vezes por semana, ou sempre que o solo estiver seco.

Saiba como cuidar de Antúrios!

Como adubar

A planta deve ser adubada uma vez por mês, com um fertilizante orgânico rico em nitrogênio. Se possível, busque sempre optar por adubos orgânicos, pois não tem componentes químicos, tornando o solo mais saudável e adubando de forma mais correta, fazendo com que a planta cresça e se desenvolva de forma mais natural.

Além disso, é importante não adubar em excesso, pois assim como a falta de nutrientes pode ser fatal a planta, o excesso também, pois ela poderá ficar intoxicada!

Folhas de aranto retas
Aranto com folhas verdes. Foto: reprodução/Pinterest

Como cuidar de Aranto

Para cuidar da planta de aranto, você deve:

  • Plantar a planta em um solo rico em matéria orgânica e bem drenado;
  • Regar a planta 2 vezes por semana;
  • Adubar a planta uma vez por mês;
  • Expor a planta à luz solar direta.
  • Mantê-la em um local com temperaturas entre 20 e 25°C.

Explique para que serve a planta

A planta de aranto é utilizada na fitoterapia para o tratamento de diversas doenças, como gripes, resfriados, infecções urinárias e outros, pois ela possui propriedades regeneradoras, antissépticas, hidratantes, analgésicas, calmantes e estimulantes que ajudam todo o sistema imunológico.

Mas se você está querendo saber mais sobre o aranto como cuidar, para usá-la de forma medicinal, aproveitando suas propriedades, ressaltamos que o seu uso não deverá ser feito sem conhecimento prévio, sendo assim, use apenas se tiver indicação de um profissional!

Além disso, o ideal é que seu consumo seja feito a partir de produtos que já existem e não de forma direta. Ou seja, se você deseja usar as diversas vantagens dos arantos, compre um gel, pomada ou chá da planta e aproveite seus benefícios!

Confira ainda: Árvore da Felicidade como cuidar!

Cite 5 curiosidades sobre aranto

  1. A planta de aranto é utilizada na fitoterapia para o tratamento de diversas doenças, como gripes, resfriados e infecções urinárias.
  2. A planta é originária da Índia, onde é conhecida como “Indian Arant” ou “Bengal Arant”.
  3. Ela prefere solos expostos à luz solar direta, mas também pode se adaptar a locais a meia-sombra.
  4. A planta é tolerante ao frio, mas não deve ser cultivada em climas extremamente gelados.
  5. As mudas de aranto são obtidas a partir da semeadura das sementes da planta.
Aranto como cuidar
Folhas de aranto. Foto: Pexels

Quais as pragas que podem atacá-la?

A aranto pode sofrer ataques de diversas pragas, como: ácaros, percevejos, escaráveis, pulgões e larvas de insetos. Além disso, a aranto também é afetada por doenças, como: podridão da raiz, doença do pé branco, manchas foliares e o mildiou.

Aranto como cuidar: Como tratar

Para erradicar as pragas da aranto, é importante fazer um tratamento preventivo, usando inseticidas e fungicidas. No entanto, se a planta já estiver infestada, é importante aplicar um produto específico para o tipo de praga que está atacando a planta.

Por que a aranto é uma planta tão especial?

A aranto é uma planta muito especial, porque ela tem diversas utilidades. A aranto pode ser usada na medicina, na culinária, para a fabricação de cosméticos e perfumes, e também na decoração.

Como cuidar de Alecrim, saiba mais.

E aí, gostou de saber mais sobre Aranto como cuidar?

Comente aqui o que você achou de mais esse conteúdo do KD e caso ainda tenha dúvidas, pergunte-nos, para que possamos lhe ajudar a aprender o jeito correto de cultivar essa belíssima planta, que pode lhe trazer muitos benefícios! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental para que possamos sempre trazer novos assuntos para você, leitor!

Aranto como cuidar?

Perguntas Frequentes

Por que o aranto é uma planta medicinal?

O aranto é uma planta medicinal porque contém substâncias que podem ajudar no tratamento de doenças e condições médicas.

Aranto como cuidar corretamente?

É importante manter a planta bem regada, mas não deixar que o solo fique encharcado. Também é importante protegê-la do sol forte e de temperaturas extremas. Lembre-se de fazer a adubação a cada dois meses e plantá-la em um solo rico em matéria orgânica!

Como utilizar a planta de aranto para fins medicinais?

A planta de aranto pode ser utilizada para fins medicinais de diversas formas, incluindo infusões, géis, pomadas e muitas outras opções. É importante consultar um médico ou especializado antes de utilizar a planta para tratamento.

Existem algumas contraindicações para o uso da planta de aranto?

Sim, algumas pessoas podem ser alérgicas à planta de aranto. Também é importante evitar o uso da planta durante a gravidez e a amamentação.

Quais os benefícios da Aranto?

A planta Aranto é utilizada na medicina tradicional chinesa há mais de 2.000 anos. É considerada uma erva medicinal muito importante e é usada para tratar vários problemas de saúde, incluindo dor de cabeça, tosse, diarreia, flatulência, constipação e até mesmo câncer. Além disso, a planta Aranto também é usada como um diurético natural e para ajudar a baixar a pressão arterial. Uma das substâncias ativas presentes na planta, chamada arantina, possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. A planta Aranto também é rica em antioxidantes, o que significa que pode ajudar a proteger o organismo contra o dano causado pelos radicais livres. Alguns estudos têm mostrado que a planta Aranto pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e até mesmo de câncer.

para que serve a planta Aranto?

A planta Aranto, também conhecida como “aranto-do-norte” ou “aranto-real”, é nativa da Ásia e da Europa. No entanto, ela também pode ser encontrada em algumas partes da América do Norte. A Aranto é uma planta arbustiva que pode crescer até três metros de altura e tem folhas verdes e lisas. As flores da planta são brancas ou rosadas e aparecem em cachos. As frutas da Aranto são bagas vermelhas que contêm muitas sementes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado