Pular para o conteúdo

Como conservar o sofá por muito mais tempo?

Após tanta luta para comprar aquele sofá maravilhoso, confortável e que foi o sonho de consumo por tanto tempo, como fazer para conservá-lo como novo?

Por ser um dos móveis mais expostos da casa, o sofá está sempre sujeito a manchas e outras sujidades que afetam o design e o visual da peça. O problema é que, muitas vezes, manter o sofá sempre limpo e intacto é um grande desafio, sobretudo se há crianças em casa.

Pessoa deitada no sofá com cobertos azul
Pessoa deitada. Foto: Pexels

Dessa forma, mantê-lo longe do risco de estragos é uma missão quase impossível. Quase, porque é possível, sim, minimizar os danos com diversos cuidados e até mesmo com a ajuda de uma capa para sofá.

Veja abaixo algumas dicas para manter o seu móvel dos sonhos conservado por muito mais tempo!

Promova uma limpeza regular

Como essa peça de decoração está sempre exposta à sujeira, é necessário manter uma limpeza regular. 

Vale a pena ressaltar que não se deve utilizar para tanto qualquer tipo de produto químico no tecido, o que pode aumentar as chances de estrago e deterioração do material. O mesmo vale para materiais em couro ou sintéticos.

Para limpar o móvel, recomenda-se o uso de escova macia e aspirador de pó. Apenas isso.

Remover os pelos do pet

Muitas vezes, antes que se passe o aspirador de pó, é preciso remover uma boa parte de pelos que ficam retidos em dobras e curvas do móvel.

A melhor forma de proceder com a remoção dos pelos do pet é enrolando uma fita adesiva nas mãos, com a parte colante para fora, e, então, passar a mão lentamente pelo móvel, até que todos os pelos fiquem presos na fita.

Como conservar o sofá
sofá alaranjado. Foto: Pexels

Manter objetos pontiagudos longe do sofá

Chaves e chaveiros, por exemplo, que, ao sentar-se, podem machucar o assento ou as laterais do móvel. Canetas e facas são outros que podem perfurar o estofado sem que se note.

Não pode: pés calçados, comida ou brinquedos no sofá!

Quando há crianças em casa, é muito comum que os pequenos assistam à televisão deitados ou sentados com os pés no estofado. Comer sentado no móvel enquanto assiste a seus programas é quase uma rotina.

É quando surgem os acidentes. Uma mancha de molho de tomate, um derramamento de suco ou achocolatado, aquele rasguinho que aparece do nada…

Para evitar sustos, ensine-os a tirarem os sapatos ou chinelinhos antes de deixar os pés em contato com o couro ou tecido. Sem que percebam, sujam e até mesmo rasgam o estofado ao menor movimento que façam com os pés.

Comer no nele nem pensar! Incentive-os a comerem na cozinha para saborear a sobremesa depois, o mesmo vale para os brinquedos. Além disso, nem precisa mencionar também que ficar de pé no sofá pulando não é permitido.

Qualquer tipo de brincadeira sobre o móvel está fora de cogitação! Criança brinca no chão, no playground, na rua, na escola, mas no sofá ela assiste à televisão!

Homem sentado no sofá mexendo no notebook
Homem sentado. foto: Pexels

Não deixe o sofá exposto diretamente ao sol

O local onde o móvel se encontra pode ser iluminado, contudo, se a incidência do sol ocorrer diretamente no tecido, há um grande risco de acabar danificado com o tempo.

Os raios de sol podem provocar manchas e desgastar o material, promovendo fissuras. É importante, portanto, evitar o contato direto com os raios solares.

Use uma capa no sofá

Que tal utilizar uma capa para sofá?

Já estão disponíveis no mercado inúmeras capas e mantas de diversas cores e estampas, que, além de embelezar o seu jogo de sala, ajudam a proteger o estofado contra sujeiras, manchas e outros.

A manutenção é bem simples, visto que basta tirar a capa, lavar e colocar para secar ao sol. E vale citar, ainda, as capas impermeáveis, com uma barreira 100% confiável contra qualquer líquido. Que tranquilidade, né?

Essas são algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vida útil do sofá, multiplicando os bons momentos e as lembranças que ele trará a toda família!

E aí, gostou?

E então, entendeu mais sobre sofás da casa? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como limpar o sofá?

É importante fazer a limpeza regular do móvel, retirando os pelos e fazendo a higienização, sem utilizar produtos químicos no tecido.

As capas para sofás são uma boa opção?

Sim! Colocar capas em seu móvel é uma ótima opção para conservá-lo da melhor forma.

Como conservar o sofá por mais tempo?

A primeira dica é não deixar o sofá na luz direta do sol, pois isso pode causar manchas e desbotamento. Além disso, é importante limpá-lo regularmente, usando produtos específicos para remover a sujeira e os odores. Outra dica importante é não colocar objetos pontiagudos sobre o sofá, pois isso pode causar arranhões. Também é importante evitar que as crianças brinquem sobre o sofá, pois elas podem acabar danificando o tecido. Por fim, é importante seguir as instruções do fabricante para a limpeza e conservação do sofá. Com essas dicas, você pode ter um sofá bonito e confortável por muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado