Pular para o conteúdo

Como cuidar da planta bico de papagaio no vaso: Veja 11 Dicas fundamentais!

Quer aprender a melhor forma de como cuidar da planta bico de papagaio no vaso? Então veja a seguir, nosso conteúdo completo e exclusivo do Blog do KD!

Como cuidar da planta bico de papagaio no vaso

A planta bico de papagaio, é uma das mais populares e cultivadas em todo o mundo. Ela é uma das espécies da família das aráceas, a mesma do arroz, da bromélia e da samambaia. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima e sua origem é a América Central, nas florestas tropicais da Colômbia, Panamá, Peru e Venezuela.

Flor bico de papagaio vermelha
Planta bico de papagaio. Foto: Pexels

Como Fazer o Plantio

Para plantar a bico de papagaio, o ideal é utilizar uma mistura de substrato para orquídeas e cactos, que seja leve e drenável. A planta não gosta de ter os pés encharcados, então o ideal é que o substrato seja bem drenado. Outra dica importante é fazer um buraco no substrato antes de colocar a planta para que ela possa se adaptar melhor ao novo ambiente.

Como plantar girassol: Confira o passo a passo completo + dicas de cultivo!

Luz Necessária

A planta bico de papagaio precisa de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposta aos raios solares, pois isso pode queimar as suas folhas. O ideal é que a planta fique em um local com luz natural indireta ou em um ambiente com luz artificial bem intensa.

Estufa com diversas mudas da planta bico de papagaio
Plantação da planta bico de papagaio. Foto: Pexels

Clima Adequado

A planta bico de papagaio prefere ambientes com temperaturas mais amenas, entre 18°C e 24°C. Ela não tolera muito bem o calor intenso e o frio intenso, por isso é importante monitorar a temperatura do ambiente onde a planta está.

Como Fazer as Regas

A planta bico de papagaio precisa de uma quantidade moderada de água, mas não deve ficar encharcada. O ideal é regar a planta uma vez por semana, sempre deixando o substrato bem drenado. É importante monitorar o substrato para verificar se a planta está precisando de água ou não.

Planta bico de papagaio usada em épocas de Natal
Planta bico de papagaio no Natal. Foto: Pexels

A Adubação

A planta bico de papagaio precisa de um adubo orgânico bem equilibrado para se manter saudável. O ideal é adubar a planta uma vez por mês, utilizando um adubo específico. Outra opção é utilizar um composto orgânico bem maduro.

Como Plantar Orquídeas no vaso: Guia completo passo a passo!

Como Fazer as Podas Corretamente? Veja já!

A planta bico de papagaio não precisa de podas frequentes, apenas quando as folhas estiverem muito longas ou quando for necessário controlar o tamanho da planta. Para podar, basta usar uma tesoura bem afiada e cortar as folhas na altura desejada.

Pés da planta bico de papagaio
Flor bico de papagaio com folhagens escuras. Foto: Pixabay

Quer Fazer Mudas? Aprenda Como!

Para fazer mudas da planta bico de papagaio, basta utilizar as estacas de madeira que ficam na base da planta. Elas devem ser plantadas em um substrato bem drenado e iluminado. As mudas costumam brotar em cerca de 2 a 3 semanas.

Folhas Amareladas? Saiba O Que Está Acontecendo!

As folhas amareladas da planta bico de papagaio podem ser causadas por diversos fatores, como falta de luz, falta de água, excesso de calor ou excesso de adubação. É importante monitorar o ambiente onde a planta está para verificar qual o problema e corrigi-lo o quanto antes.

Como cuidar da planta bico de papagaio no vaso
Estufa com muitas mudas da planta bico de papagaio em vasos. Foto: Pexels

Doenças e Pragas!

A planta bico de papagaio é susceptível às mesmas pragas e doenças que atacam as outras espécies da família das aráceas, como a mosca branca, o ácaro da sarna, o oídio e a mancha preta. Para prevenir o problema, é importante manter o ambiente onde a planta está bem limpo e arejado.

Como plantar maconha: Passo a passo completo + dicas e curiosidades!

Tratamento Ideal

Para tratar as pragas e doenças da planta bico de papagaio, o ideal é utilizar produtos naturais, como o óleo de neem ou o pulverizador caseiro à base de água e vinagre.

Flor bico de papagaio
Como cuidar da planta bico de papagaio no vaso. Foto: Pixabay

E aí, gostou?

Quer saber mais dicas e informações como esse conteúdo completo e exclusivo sobre como cuidar da planta bico de papagaio no vaso, acesse nosso Blog do KD! Vote em nossas estrelas e comente aqui o que você achou, para que possamos melhorar nossos conteúdos sempre!

  • saiba mais sobre como cuidar da planta bico de papagaio no vaso, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Como cuidar da planta bico de papagaio no vaso?

Para saber como cuidar da planta bico de papagaio no vaso, é importante mantê-la em um local com boa iluminação, sempre que possível. Além disso, é preciso regar a planta com frequência, uma vez que ela precisa de bastante água. Outra dica é adubar a planta de tempos em tempos, para que ela continue crescendo saudável.

Onde posso colocar a planta bico de papagaio no vaso?

A planta bico de papagaio pode ser colocada em qualquer lugar que tenha boa iluminação. No entanto, é importante evitar lugares com correntes de ar, pois isso pode a prejudicar.

Qual o melhor adubo para a planta bico de papagaio?

O melhor adubo para a planta bico de papagaio é o orgânico, pois ele ajuda a manter o solo fértil e saudável. Outra opção é o adubo mineral, que também é eficaz para a planta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado