Pular para o conteúdo

Como cuidar de bonsai – 10 dicas fundamentais para cultivar corretamente

Se você busca saber como cuidar de bonsai, confira aqui em nosso site do KD, todas as principais dicas, para ter plantas lindas e saudáveis, tanto em apartamentos, quanto em casas!

Veja a seguir, todos os cuidados fundamentais e necessários com os bonsais! Saiba a importância de cada detalhe no cultivo das pequenas árvores e tenha lindas plantas!

Como cuidar de bonsai

Os bonsais são árvores em miniatura, cultivadas em vasos, que requerem cuidados especiais. Apesar de serem pequenos, os bonsais são árvores de verdade e, por isso, precisam de muita atenção e carinho para crescerem fortes e bonitos.

Bonsai com flores amarelas
Bonsai florido. Foto: Pexels.

Como plantar

Para plantar um bonsai, você vai precisar de uma planta (de preferência, uma árvore já adulta), um vaso e um substrato especial para bonsai. O substrato é importante para o bom desenvolvimento das raízes da planta.

Qual o substrato ideal para plantar o bonsai

O substrato ideal, é a mistura de areia e terra. A areia ajuda a drenar a água e a terra fornece os nutrientes necessários para a planta. Mas, você também pode encontrar substratos próprios para o cultivo de bonsais, em lojas de jardinagem.

Duas árvores bonsais em uma rocha
Bonsai em uma rocha. Foto: Pexels

Onde comprar?

Você pode encontrar substratos para bons ai no Mercado Livre, no ABC do Bonsai ou ainda no Bonsai Kai, acesse e conheça mais sobre como cuidar de um bonsai!

Como regar

Regar é a parte mais importante do cultivo. A rega deve ser feita diariamente, ou pelo menos, todos os dias em que o tempo estiver quente e seco. No inverno, as regas podem ser reduzidas para 2 ou 3 vezes por semana.

Importância das regas corretas

As regas corretas são importantes para manter a planta saudável e forte. O excesso de água pode encharcar o substrato e causar o apodrecimento das raízes, o que pode levar à morte. Já o tempo seco pode causar a desidratação, o que também pode ser fatal.

Como cuidar de bonsai em vaso
Como cuidar de bonsai em vaso. Foto: Pexels

Como fazer a poda

A poda, também é uma das etapas mais importantes para saber como cuidar de um bonsai. Ela é responsável por dar a forma característica das árvores em miniatura. A poda deve ser feita com cuidado, usando tesouras esterilizadas e sempre no sentido das ramificações (nunca cortando contra elas).

Onde deixar o bonsai

O local ideal para o bonsai é aquele que recebe sol direto durante pelo menos 4 horas por dia. Para entender melhor como cuidar de bonsai, é importante saber que ele deve ficar em um local arejado, mas sem correntes de ar.

Clima ideal para o cultivo

O clima ideal para o cultivo de bonsai é o clima tropical, com temperaturas médias entre 18ºC e 24ºC. No entanto, os bonsais também podem ser cultivados em climas mais frios, desde que sejam protegidos das temperaturas amenas e da geada.

Bonsai em um vaso, sobre uma mesa de madeira e parede com cor clara ao fundo
Bonsai em vaso. Foto: Pexels

Como adubar corretamente

Para saber como cuidar de bonsai, é crucial que você o adube. A adubação é importante para o bom desenvolvimento da planta. O ideal é adubar a cada 2 meses, usando um adubo especial para bonsai, que deve ser aplicado no substrato, na base da planta, e bem espalhado.

Importância da adubação de bonsais

A adubação é importante para manter a planta saudável e forte. O excesso de adubo pode envenenar a planta, o que pode levar à sua morte. Já a falta de adubos pode causar o seu desenvolvimento inadequado, o que também pode ser fatal.

Como escolher o vaso certo

O vaso certo para saber como cuidar de um bonsai, é aquele que tem as dimensões adequadas para a planta. Seu tamanho deve permitir que as raízes sejam bem espalhadas e que haja espaço para o substrato. Além disso, o vaso deve ter uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água.

Bonsai pendendo para o lado da luz
Bonsai em um vaso. Foto: Pixabay

Quando realizar a troca de vaso?

A troca de vaso deve ser feita a cada 2 anos, ou quando a planta superar o espaço do seu vaso atual. A troca de vaso é fundamental para manter a planta saudável e desenvolvida.

Quais os tipos de pragas?

Os bonsai são plantas ornamentais cultivadas em vasos e podem ser encontrados em diversos tamanhos, formas e cores. Apesar de serem plantas bonitas, os bonsai podem ser afetados por pragas, que podem causar danos irreparáveis às plantas. As pragas mais comuns que atacam os bonsai são as ácaros, besouros, larvas e fungos.

Ácaros: os ácaros são aracnídeos pequenos, que vivem nas folhas e caules das plantas, onde se alimentam da seiva das plantas. Eles podem causar a desfolhação das plantas e a secura dos caules.

Besouros: os besouros são insetos que podem causar danos severos às plantas, devido ao seu hábito de se alimentar das raízes, caules e folhas das plantas. Alguns besouros também podem transmitir doenças para as plantas.

Larvas: as larvas são as formas jovens de insetos como moscas, besouros e mosquitos. Elas se alimentam da seiva das plantas e podem causar a desfolhação das plantas.

Fungos: os fungos são organismos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição e podem causar doenças nas plantas. Alguns fungos também podem danificar o sistema radicular das plantas, o que pode levar à morte da planta.

Como eliminar as pragas?

Para saber como cuidar de bonsai, é crucial saber eliminar as pragas e para isso é importante identificá-las e tratá-las o quanto antes. Existem diversos produtos no mercado que podem ajudar a combater as pragas. No entanto, é importante ler as instruções antes de usar qualquer produto, para evitar danos ainda maiores.

Bonsai em um vaso azul
Bonsai em um pequeno vaso azul. Foto: Pixabay

10 tipos de bonsais para ter em casa

Confira como cuidar de um bonsai e as melhores espécies para cultivar! Veja a seguir:

  1. Bonsai de pinheiro: o bonsai de pinheiro é uma das árvores mais populares para se ter em casa. Ele requer cuidados especiais, como rega diária e adubação a cada 2 meses.
  2. Bonsai de jabuticaba: saber como cuidar de bonsai de jabuticaba é fundamental, pois a planta possui uma fruta brasileira muito saborosa. O bonsai de jabuticaba requer sol pleno e rega diária.
  3. Bonsai de cerejeira: o bonsai de cerejeira requer cuidados especiais, como rega diária e adubação.
  4. Bonsai de limão: o limão é uma fruta muito saborosa e refrescante. O bonsai de limão necessita de sol pleno e regas diárias.
  5. Bonsai de laranjeira: a laranjeira precisa de cuidados, como adubação a cada 2 meses e regas frequentes.
  6. Bonsai de figueira: a figueira requer sol pleno e regas todos os dias.
  7. Bonsai de goiabeira: a goiabeira precisa de cuidados especiais, sendo regada diariamente e adubada a cada dois meses.
  8. Bonsai de mangueira: a mangueira é uma das árvores mais populares para se ter em casa. O bonsai de mangueira regas diárias e adubação frequente.
  9. Bonsai de pitanga: o bonsai de pitanga requer sol pleno e rega diária.
  10. Bonsai de jade: o jade é uma planta ornamental muito bonita. O bonsai de jade necessita de regas e adubações frequentes.

E aí, gostou?

Agora você sabe como cuidar de bonsai, mas caso ainda tenha dúvidas, comente em nossa publicação, para que nossa equipe do KD, possa lhe auxiliar ainda mais. Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco, sua opinião é fundamental, para que possamos sempre trazer novos assuntos para você, leitor!

https://www.youtube.com/watch?v=Gp8UcSxn1L8

Pergunta Frequentes

Como cuidar de bonsai?

O cultivo de bonsais, requer atenção especial, pois é preciso escolher um vaso que comporte toda a planta, com o substrato próprio para bonsais, adubos e as regas corretas, sendo cuidados essenciais para uma planta saudável e forte.

Como regar a planta?

Regue-as todos os dias em climas secos e quentes, mas no inverno, é importante reduzir as regas, para a cada dois ou três dias, lembrando que é importante nunca deixar o solo encharcado, pois isso poderá fazer com que as raízes apodreçam.

É necessário trocar de vaso?

Sim, a troca de vasos é crucial e deve ser feita a cada dois anos, ou quando a planta atingir a capacidade do vaso que está atualmente.

Como adubar um bonsai?

O bonsai é uma planta que requer cuidados especiais, inclusive no que diz respeito à adubação. É importante saber como adubar um bonsai, a fim de manter a planta saudável e bonita. A adubação do bonsai deve ser feita de acordo com as necessidades da planta e do tipo de solo em que ela está plantada. Por exemplo, se a planta estiver plantada em solo arenoso, ela precisará de mais fertilizante do que se estivesse plantada em solo argiloso. Além disso, é importante levar em conta a época do ano. No inverno, por exemplo, a planta precisará de menos adubação do que no verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado