Pular para o conteúdo

Como limpar ventilador: Confira o passo a passo e faça corretamente!

Ventilador limpo com folhagens ao fundo

Uma solução prática, simples e com um preço mais acessível, para as altas temperaturas do verão brasileiro, é o ventilador. Sendo um ótimo aliado, para manter os ambientes mais frescos e confortáveis. Mas ele precisa de manutenções, para que possa oferecer um vento livre de odores e sujeiras.

A poeira e demais componentes, acabam se prendendo ao ventilador, pois o mesmo, costuma ficar muito tempo ligado, sendo assim, a sujeira vai acumulando ali. Mas, para a sua alegria, nossa esquipe do KD, buscou soluções práticas e baratas, para você saber como limpar ventilador. Garantindo que ele funcionará perfeitamente, sendo seu melhor amigo, durante os dias mais quentes.

Confira a seguir, as melhores dicas para saber como limpar ventilador, e aprenda o jeito correto de mantê-lo limpo e em perfeito funcionamento!

O ventilador

Existem alguns estilos de ventiladores, sejam eles de teto, que são fixados em um único lugar, ou os de chão, que podem ser movidos para onde você desejar. Com vários tamanhos, potências e regulagens, todos necessitam de cuidados, como limpezas frequentes, para garantir um ar fresco e sem odores. Sendo assim, saber como limpar ventilador, é crucial, para quem quer garantir um verão mais agradável!

Ventilador em movimento com fundo preto
Ventilador em movimento. Foto: Pexels

Como limpar ventilador? Aprenda o jeito correto!

Limpar o seu ventilador, é simples e prático, mas é importante ficar atento ao modo correto para realizar a limpeza, garantindo alguns cuidados com o equipamento. Veja a seguir!

Retire a grade do ventilador

O primeiro passo, para conseguir realizar a limpeza, é retirar a grade de proteção, para que você consiga remover as impurezas das hélices.

Há diversos modelos de grades, em alguns casos, você terá que utilizar uma chave de fenda, para retirá-las. Já em outros modelos, basta desencaixar a estrutura, conforme indicado no manual de instruções do aparelho.

Atenção! Lembre-se de deixar o ventilador desconectado da tomada, enquanto você realiza a higienização, para garantir a sua segurança!

A limpeza do ventilador deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Para limpar o ventilador, você pode usar um pano úmido e um produto de limpeza, como o limpador multiuso.

Pequeno ventilador sujo
Pequeno ventilador. Foto: Pixabay

Quais produtos usar?

Para saber como limpar ventilador, é preciso ter alguns produtos. A boa notícia, é que além da limpeza não ser difícil, os produtos usados, são baratos e fáceis de serem encontrados. Você poderá comprá-los em mercados, lojas de limpeza ou até mesmo, de forma online, como na Americanas, Amazon ou na Magazine Luiza.

Confira-os a seguir:

  • Saco de lixo;
  • Vinagre;
  • Pasta de dente;
  • CIF Cremoso;
  • Detergente;
  • Borrifador;
  • Pano Multiuso.

Comece a limpeza: 7 passos fundamentais

O primeiro passo, é retirar a poeira e a “sujeira mais grossa”, com a ajuda de um pano seco. Passe-o nas hélices, nas grades e demais estruturas do aparelho.

O segundo passo, é aplicar com a ajuda do borrifador, uma mistura feita com 200ml de água quente, uma colher (de sopa) de pasta dental, três colheres (de sopa) do detergente e por fim, três colheres (de sopa) de vinagre.

Feito isso, cubra o ventilador, com o saco de lixo, mas fique atento, para que o motor não esteja coberto, pois você terá que ligar o equipamento.

Ao arrumar o saco plástico, tomando os cuidados necessários, conecte seu ventilador na tomada e o ligue por cerca de 5 minutos, para que ao rodar, com a solução aplicada, a sujeira seja expelida das hélices, de forma prática e eficaz.

Ventilador limpo com folhagens ao fundo
Ventilador limpo. Foto: Pixabay

Após passar o tempo indicado, desligue o ventilador e retire com cuidado o saco de lixo, onde estará toda a sujeira que estava no ventilador.

Para finalizar a limpeza, utilize o CIF Cremoso, removendo todas as impurezas que não foram expelidas com o passo anterior, mantendo as hélices bonitas e higienizadas, pois além de limpar, o produto dará mais brilho ao aparelho.

Você poderá passar um pano seco, para assegurar que o ventilador poderá voltar a ser usado imediatamente, trazendo mais frescor ao seu lar, sem causar riscos a sua saúde e das demais pessoas.

Como limpar ventilador de teto

Agora você já sabe como limpar ventilador móvel, mas se você deseja saber como limpar os ventiladores fixados ao teto, confira a seguir:

O primeiro e mais importante passo, para limpar um ventilador no teto, é desligar sua energia. Isso, pois a maioria desses modelos, é acompanhado de uma luz, sendo assim, é preciso desligá-la, para assegurar que a higienização será feita com segurança.

Feito isso, utilize uma escada e limpe as hélices, com um pano seco, para retirar o excesso de sujeira, passe então um pano úmido, com detergente neutro e em seguida, seque o equipamento.

Ligue-o novamente, apenas quando estiver devidamente seco, para evitar qualquer problema, como um curto-circuito.

Como limpar ventilador com as hélices sujas
Ventilador sujo. Foto: Pixabay

Por que é importante saber como limpar ventilador e mantê-lo limpo?

A limpeza do ventilador, é necessária, para garantir a saúde das pessoas que utilizam o aparelho. Isso, pois como sua função é refrescar o ambiente, no qual o vento é direcionado para as pessoas, se o mesmo estiver sujo ou contaminado com bactérias, ácaros e poeira, as impurezas serão jogadas ao vento, em direção as pessoas que estão no local.

Isso, poderá resultar em diversos problemas de saúde, como doenças respiratórias, sendo assim, é importante que a limpeza seja feita a cada dois meses, garantindo um ambiente fresco, sem odores e higienizado!

E aí, gostou?

Esperamos ter ajudado a saber mais, sobre como limpar ventilador! Caso ainda tenha dúvidas, comente aqui, para que possamos lhe ajudar ainda mais. Vote em nossas estrelinhas e interaja com nossa equipe! Saiba mais assuntos como este, em nosso blog da KD!

Perguntas Frequentes

De quanto em quanto tempo, devo limpar o ventilador?

Para assegurar uma higienização ideal e garantir a segurança das pessoas que estão no ambiente, o correto, é limpar o aparelho a cada dois meses.

Por que é importante saber como limpar ventilador?

Você deverá saber como limpar ventilador corretamente, para garantir que o mesmo estará higienizado, ventilando um ar puro e fresco, sem odores e bactérias.

Quais os perigos de um ventilador sujo?

Um ventilador usado muitas vezes, sem ser limpo corretamente, pode agregar alguns riscos à saúde. Isso, pois junto a poeira, há ácaros e bactérias, que são lançados junto com os ventos frescos do seu aparelho. Sendo assim, é necessário saber como limpar ventilador, para garantir a sua segurança e das pessoas que você ama!

Como limpar ventilador?

Se o seu ventilador está a funcionar a uma velocidade inferior à normal, ou se está a produzir mais ruído do que o habitual, pode ser necessário limpar o ventilador. Aqui estão algumas dicas para limpar o seu ventilador e mantê-lo a funcionar corretamente. Desligue o ventilador e retire a tampa. Se o seu ventilador tiver uma tampa, retire-a. Se o seu ventilador não tiver uma tampa, pode ser necessário desligar a energia elétrica antes de remover as lâminas do ventilador. Lave as lâminas do ventilador com um pano humedecido. Se as lâminas do ventilador estiverem muito sujas, pode ser necessário usar um pouco de detergente. Depois de lavar as lâminas, enxague-as com água e seque-as com um pano.

Como limpar ventilador de teto?

Desligue o ventilador e retire as lâminas Antes de iniciar a limpeza do ventilador, é importante desligá-lo e retirar as lâminas. Para isso, basta desconectar a energia elétrica e, em seguida, soltar os parafusos que fixam as lâminas ao motor. Com as lâminas removidas, fica mais fácil limpá-las e também o motor, caso seja necessário.
Limpe as lâminas com um pano úmido. E logo em seguida Limpe o motor com um pano seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado