Pular para o conteúdo

Como organizar calçados com o método Marie Kondo?

Como organizar calçados com o método Marie Kondo? - sapatos organizados 1

Se você já encarou as roupas, é a vez dos sapatos. Mostre seu guarda-roupa com as melhores dicas do guru da arrumação.

Como organizar calçados de acordo com Marie Kondo

Tênis esportivos, botas, salto alto ou sandálias. A sapateira é sempre um desafio. Amamos tudo o que ele esconde! E, embora existam casais que enfrentam o trote do dia a dia, há outros que só veem a luz uma ou duas vezes por ano, em ocasiões especiais. Se você deseja tê-los à mão, localizá-los rapidamente e organizá-los, damos a você todas as chaves para o método Konmari eficaz.

Sapatos: Parte da categoria de roupas

Os sapatos fazem parte da primeira categoria a ser encomendada de acordo com o método Konmari, roupas. Também bolsas e acessórios como cintos, gorros ou cachecóis e luvas. Mas se você já emagreceu e encomendou seu armário à lá Marie Kondo – e tem uma quantidade de sapatos / tênis semelhante – deixe-os para uma segunda rodada. Você os enfrentará com a cabeça limpa e será mais eficaz.

Como organizar calçados com o método Marie Kondo
Como organizar calçados. Foto: Divulgação

Tire todos os seus pares de calçados

Segundo Marie Kondo, esta etapa é uma das mais importantes, pois nos dá conta da quantidade de tênis e sapatos que temos, mas sobretudo do que eles ocupam. Retire os que você tem no armário, nos móveis do corredor ou na prateleira mais alta do armário. Também calçado especial –montanha, botas especiais, etc.–. Quando dizemos tudo, é tudo! A sua presença, espalhadas pelo chão, certamente induzirá em você a necessidade urgente de se livrar de vários deles.

Primeiro Passo: Coloque-os por categorias

Ao tirá-los do armário, coloque-os no chão por categorias. Saltos altos de um lado, sandálias do outro, botas e botins do outro, e assim por diante. Dessa forma, você poderá ver quais sapatos possui de cada tipo e a seleção será mais fácil.

Segundo Passo: Descartar

Com todos os sapatos no chão – e por categorias – você terá uma visão total do problema. Comece selecionando sapatos de outra estação. Ou seja, se for verão, comece com botas, botins e sapatos; enquanto se for inverno, o primeiro passo será sandálias, sapatilhas, etc. Segundo Marie Kondo, é mais fácil começar a descartar o que você não está usando no momento.

Descarte de calçados
Descarte de calçados. Foto: Divulgação

O que considerar antes de jogar um sapato fora

Se estiver desgastado, quebrado ou machucar você, é melhor removê-lo de sua coleção. E quando o problema é que incomoda na hora de usar e é novo, doe ou dê de presente. Agora, se estiver quebrado, o melhor é levar para um ponto limpo ou depositar em um recipiente para roupas usadas. Despeça-se deles e agradeça pelo serviço prestado, segundo os ensinamentos de Marie Kondo.

O que tem no seu armário?

Quando você tiver feito uma primeira peneira com os quebrados, os que não usa e os que te machucam, chega o verdadeiro exercício de introspecção. Avalie suas roupas e escolha as que você vai usar com cada roupa. Assim você vai descartar mais alguns que com certeza não usa tanto.

Terceiro Passo: Onde cada sapato vai

Agora é hora de decidir onde colocar todos os seus calçados. Se você tem vários espaços para guardar os sapatos, use a mesma teoria da cozinha. Coloque em um local acessível o que você usa com frequência. A parte de baixo do armário ou uma sapateira no corredor são uma boa opção.

Caçados organizados
Caçados organizados. Foto: Divulgação

As de uso esporádico, mais conservados

Já aquelas que você usa de vez em quando, como as para eventos especiais ou as botas de montanha, podem ir para uma parte superior do armário.

Quarto Passo: É assim que Marie Kondo guarda seus sapatos

Conforme explicado em seu programa ‘To order with Marie Kondo!’, tem muita gente que gosta que os sapatos fiquem à vista e é preciso encomendá-los de uma forma que te deixe feliz. O organizador profissional dá várias recomendações: “Separando-os por cor, por formato, por marca ou por ano, separam-se por categorias”.

Peça com leveza visual

Outra das recomendações do método Marie Kondo para sapatos “é colocar os mais pesados ​​em baixo e os mais leves em cima. Ao dispô-los desta forma, cria-se um equilíbrio estético na sapateira”.

O melhor truque de Marie Kondo: As Caixas

Parece óbvio, mas os japoneses usam para absolutamente tudo. Desde os controles da TV até as bugigangas na cozinha. As caixas ajudam a deixar tudo arrumado e que a sensação também seja leve.

Se você não vê, você não usa

É uma das frases mais repetidas pelo guru da ordem. Assim, aqueles sapatos que você usa esporadicamente e que guarda cuidadosamente em uma caixa, ficarão relegados ao fundo do armário –e da sua memória– e você nunca os usará. Para evitar isso, identifique cada caixa de sapato com uma foto ou uma etiqueta. Decorativo e prático né?

Jogar fora não significa ter que comprar de novo

O método de encomenda de Marie Kondo – também sapatos – insiste que o importante é manter o que é realmente útil e nos faz felizes. Mas isso não significa ter que trocá-lo novamente. Ao ver uma peça de roupa que você ama ou um par de sapatos mais estilosos, antes de comprá-la, avalie se realmente precisa dela, combine com o resto da sua roupa e, acima de tudo, ela vai te deixar feliz.

Como organizar calçados?

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor como organizar calçados com o método Marie Kondo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como devo descartar sapatos

Deve-se descartar sapatos que estejam desgastados, quebrados ou que machuquem, doando ou dando de presente aqueles que estejam em bom estado. Sapatos que estejam em condições ruins devem ser levados para um ponto de coleta de roupas usadas.

O que fazer com sapatos que são usados com menos frequência?

Sapatos que são usados com menos frequência devem ser guardados em partes superiores de armários ou em locais menos acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado