Pular para o conteúdo

Veja 3 formas de Como Plantar Alho em casa! Tutorial passo a passo!

O alho é um dos principais ingredientes na cozinha, desde um arroz e feijão, até os pratos mais elaborados dos restaurantes mais caros. E a parte boa que para aprender a como plantar alho é bem fácil! Desde que tenha um lugar ensolarado e com um bom solo e com uma boa drenagem, vai dar certo!

Os alhos são uma das plantas mais fáceis de cultivar. Você pode comprar um cabeçote de alho na maioria dos supermercados, e com apenas um pouco de cuidado, você pode ter uma plantação de alho que dura anos. Aqui estão algumas dicas de como plantar alho em sua casa.

  • Escolha um local para plantar seu alho. O alho precisa de bastante luz solar, então escolha um local ensolarado na sua casa. Também é importante escolher um local que esteja bem drenado.
  •  Prepare o solo para o plantio. Alhos crescem melhor em solo rico em nutrientes, então adicione composto ou outro fertilizante no local onde você vai plantar seus alhos.
  • Separe os dentes do cabeçote de alho que você vai plantar. Cada dente vai se transformar em uma nova planta.
  • Coloque os dentes de alho no solo, com a parte pontiaguda para cima, a cerca de 5 cm de profundidade. Espalhe os dentes de alho a cerca de 15 cm de distância uns dos outros.
  • Regue seus alhos regularmente, especialmente quando o tempo estiver seco. Você sabe que precisa regar seus alhos quando o solo estiver seco ao toque.
  • Corte as folhas do alho quando elas começarem a amarelar. Você pode usar as folhas do alho na cozinha, mas elas também podem ser deixadas na planta para ajudar a protegê-la do sol e da chuva.
  • Coloque um saco plástico sobre os alhos quando eles começarem a florescer. Isso evitará que as sementes do alho sejam dispersas pelo vento e ajudará a manter as plantas produzindo bulbos grandes e carnudos.
  • Coloque os bulbos de alho em um local fresco e seco quando estiverem maduros. Deixe os bulbos pendurados pelas hastes ou coloque-os em caixas ou sacos de papel empilhados em um local fresco e arejado por cerca de 4 semanas para que eles possam secar completamente. Depois disso, você pode guardá-los em um recipiente fechado em um local fresco e escuro por até 6 meses
Como plantar alho em casa
Como plantar alho em casa. Foto: Jornal NH

Como Plantar Alho em Vaso

Para plantar alho em vaso, você vai precisar de:

– 1 vaso de barro (com furos no fundo para drenagem)

– 1 saco de terra vegetal

– 1 garrafa térmica ou outro recipiente para regar

– 1 punhado de alho (cerca de 10 a 20 cabeças)

E para fazer o passo a passo de como plantar alho em vaso siga:

  1. Coloque o vaso em local ensolarado e protegido do vento.
  2.  Encha o vaso com a terra vegetal até a metade.
  3. Separe as cabeças de alho em dentes. Deixe um pouco da parte da raiz intacta em cada dente.
  4. Coloque os dentes de alho na terra, espalhados uniformemente no vaso. A parte pontiaguda fica virada para cima.
  5. Cubra os dentes com mais terra, até cobri-los completamente. Pressione a terra para compactá-la ligeiramente.
  6. Regue o vaso, enriquecendo a água com uma solução de adubo para plantas. Certifique-se de que a água drene completamente do vaso.
  7. Coloque o vaso em local ensolarado e regue-o diariamente, mantendo a terra úmida, mas não encharcada.
  8. Após cerca de 2 semanas (mais ou menos), você verá brotar nas extremidades dos dentes. Uma vez que as plantas atingirem a altura de 10 a 15 cm, pode ser necessário adicionar mais terra ao vaso para mantê-las cobertas.
  9. Continue regando e fertilizando o alho até que as plantas estejam totalmente maduras, cerca de 3 a 4 meses após o plantio. Para saber se o alho está maduro, basta verificar se as folhas estão se tornando amarelas e se estão se soltando da planta.
  10. Quando estiver pronto para colher, simplesmente puxe as plantas do vaso e deixe-as secar ao sol por 2 a 3 dias antes de guardá-las em local fresco e seco.
Plantar alho no vaso
Como Plantar alho no vaso. Foto: MF Magazine

Como Plantar Alho em Garrafa Pet

O alho é uma das plantas mais fáceis de cultivar em casa. Você pode plantar alho em qualquer recipiente, incluindo garrafas PET. Aqui estão algumas dicas de como plantar alho em uma garrafa PET:

  1. Encha a garrafa PET com um substrato fértil. O substrato ideal para o alho deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode comprar substrato fértil pronto para uso na maioria dos varejistas de jardinagem, ou você pode fazer o seu próprio misturando partes iguais de areia grossa, terra vegetal e matéria orgânica.
  2. Coloque a garrafa PET em um local ensolarado. O alho precisa de pleno sol para crescer bem, então escolha um local ensolarado para a sua garrafa PET. Se você não tiver um local ensolarado em sua casa, pode colocar a garrafa PET perto de uma janela ensolarada.
  3. Regue a planta regularmente. O alho precisa de água para crescer, mas não gosta de ficar encharcado. Regue a planta apenas quando o substrato estiver seco ao toque.
  4. Fertilize a planta a cada 4-6 semanas. Ao longo do tempo, o alho irá consumir os nutrientes do substrato, então é importante fertilizá-lo regularmente. Você pode usar um fertilizante líquido para plantas de interior, seguindo as instruções do fabricante.
  5. Corte as folhas para promover o crescimento dos bulbos. À medida que o alho cresce, você pode começar a cortar as folhas para promover o crescimento dos bulbos. Corte as folhas mais externas da planta, deixando apenas 2-3 folhas por nabo.
Como plantar alho em garrafa Pet

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender as formas de como plantar alho? Agora, você já sabe 3 formas diferentes de como plantar alho! E conte logo aqui abaixo nos comentários se você alguma vez já plantou alho, e como foi a experiência!

E se você gostou desse artigo, e caso ele tenha te ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Qual a profundidade que se deve plantar o alho?

A profundidade ideal para plantar o alho é de cerca de 2,5 cm.

Quanto tempo leva para o alho germinar?

Isso varia, mas em média o alho leva cerca de 2 a 4 semanas para germinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado