Pular para o conteúdo

Como plantar amora: Confira algumas dicas essenciais!

Está querendo saber como plantar amora no quintal de sua casa? Neste artigo do Portal KD, você vai encontrar informações completas e dicas incríveis sobre como plantar amora a partir das sementes! Por isso, leia todo o conteúdo dessa redação até o final e com muita atenção para não perder nenhum detalhe importante!

O que é amora

A amora é uma frutinha deliciosa que é muito conhecido no Brasil e no mundo. A amoreira é uma planta originária da China e a muito utilizada para a criação de bicho-da-seda. Normalmente é fácil de se encontrar amoras silvestres em meio a vegetação urbana e em pequenas matas, porém essas não são as únicas que existem, as amoras negras, também conhecidas como Rubus fruticosus, são muito utilizadas na culinária e principalmente na confeitaria.

Além de serem deliciosas e se adaptarem bem ao clima do Brasil, as amoras também possuem um bom valor nutricional, pois são ricas em vitaminas A, B1, B2 e C, além de possuir minerais como potássio e antocianinas, que possuem um poder antioxidante no organismo humano.

Como plantar amora
Como plantar amora. Foto: Pixabay.

Como plantar amora em casa

Se você quer aprender a como plantar amora no quintal de sua casa para poder obter uma boa produção e frutas deliciosas, basta seguir o passo a passo a seguir e dar uma olhada em algumas de nossas dicas especiais!

Em primeiro lugar, para iniciar o cultivo de amoras, é preciso fazer uma boa seleção de sementes ou comprar mudas crescidas em uma floricultura especializada. Após obter as sementes, prepare o local do plantio, preferencialmente comece plantando em um vaso grande para ter um controle maior sobre o desenvolvimento da planta, além disso prepare um solo bem drenado e com bastante matéria orgânica.

Para continuar, plante as sementes com 3 cm de profundidade e regue o solo até ficar úmido, no entanto, caso queira utilizar mudas prontas, basta cavar um buraco grande o suficiente para comportar as raízes e espalhar cascalho ao redor da amoreira.

Como a amoreira é uma arvore que pode atingir de 4 a 5 metros de altura, é claro que um vaso mesmo sendo grande não vai conseguir suportar a planta, por isso o recomendado é transportá-la para o quintal de casa assim que ela atingir uma altura entre 30 cm e 40 cm.

Amoras no pote
Amoras no pote. Foto: Unsplash.

Melhor substrato para plantar amora

O melhor substrato para plantar amoras é um composto de solo orgânico fértil, areia grossa e turfa, pois isso fornece a planta os nutrientes de que precisa para crescer bem e produzir frutos abundantes.

Além disso, é importante levar em consideração a acidez do solo, já que as amoras preferem solos com pH entre 5,5 e 6,5, sendo assim se o solo na sua área for alcalino, é possível adicionar enxofre ou outro corretivo de pH para reduzir a acidez.

Veja Também: Como plantar ameixa

Clima ideal para cultivar amora

O clima ideal para cultivar amora é aquele onde o inverno é ameno e o verão é quente, a temperatura ideal para se obter um bom cultivo deve se manter entre os 23°C e 28°C, isso porque a amoreira é o tipo de planta que se desenvolve muito bem em um clima temperado subtropical.

Além disso, a iluminação é um fator importante que deve ser considerado, essencialmente no período de desenvolvimento da amoreira, sendo assim se você seguir as recomendações de plantio que disponibilizamos logo acima, o ideal é que você deixe a planta receber no mínimo 6 horas de luz solar diariamente, após a transferência de local é claro que esse tempo deve aumentar.

Amoras silvestres
Amoras silvestres. Foto: Pixabay.

Como plantar amora: Irrigação

A amoreira é uma árvore que precisa de água para se desenvolver corretamente, por isso é importante regar essa planta frequentemente, mas também é necessário ter cuidado para não exagerar, assim o ideal é regar a amoreira duas vezes por semana durante os meses de primavera e verão, e uma vez por semana durante o outono e o inverno.

A frequência das regas vai depender da quantidade de chuva que cai na sua região, além disso para descobrir se a amoreira está precisando de água, você pode descer um pouco a terra com as mãos e sentir se ela está seca ou úmida, quando a terra estiver úmida, significa que ela está bem regada.

Qual é melhor adubo para cultivar amora

O melhor adubo para cultivar amoras é um adubo orgânico completo, como esterco de cavalo ou composto orgânico, pois estes tipos de fertilizantes fornecem uma mistura equilibrada de nutrientes, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio, que as amoras precisam para crescer saudáveis e produzir frutos abundantes, além disso eles também não são prejudiciais ao solo como algumas fertilizantes químicos mais concentrados.

Amoras negras
Amoras negras. Foto: Unsplash.

Pragas e doenças em pé de amora

As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, mas também podem ser afetadas por pragas e doenças. Doenças fúngicas como o míldio, a ferrugem e a mancha marrom, podem atacar as folhas, os caules, as flores e até mesmo os frutos. Pragas como besouros e ácaros também podem prejudicar a colheita.

É importante manter a área da amoreira limpa para prevenir esses problemas. Recomenda-se remover todas as folhas e ramos danificados periodicamente para prevenir a disseminação de infecções. Além disso, recomenda-se adotar medidas de controle biológico, oferecendo às abelhas e outros insetos polinizadores um ambiente adequado para que possam realizar sua função natural.

Para evitar o ataque de pragas é importante controlar o crescimento da amoreira. Por isso, recomenda-se podar as amoreiras regularmente para evitar o crescimento excessivo. É preciso tomar cuidado para não retirar mais do que 25% da copa da árvore a cada ano. Outra medida de prevenção é aplicar inseticidas específicos para matar os insetos indesejados, mas sempre seguindo as instruções do fabricante.

Gostou?

As dicas que disponibilizamos neste artigo te ajudaram a entender como plantar amora de uma maneira simples na sua casa? Se você gostou deste artigo e quer obter mais dicas e informações úteis sobre jardinagem e decoração, não deixe de visitar o Portal KD!

Perguntas Frequentes

Como plantar amora em casa?

Plantar amoras em casa é algo muito simples e divertido de se fazer, primeiramente escolha um local ensolarado com solo fértil, em seguida coloque as sementes na terra, regando de maneira adequada. Para uma melhor produção, utilize adubo orgânico e cuide bem da sua amoreira, assim com paciência e dedicação, você poderá colher muitos frutos.

Qual é a época do ano para colher amoras?

O período de frutificação das amoreiras aqui no Brasil, geralmente ocorre entre os meses de setembro e novembro, além disso os frutos costumam aparecer após os ano de plantio.

Qual é o clima ideal para cultivar amoras?

O clima ideal para cultivar amoras é o ameno e ensolarado, principalmente durante o período de desenvolvimento da amoreira, sendo assim a temperatura deve se manter entre os 24°C a 28°C.

Que tipo de adubo deve-se usar para cultivar amoras?

O tipo de adubo ideal para cultivar amoras é o adubo orgânico, pois ele promove o crescimento saudável das plantas, ajuda no fortalecimento das raízes e fornece nutrientes para produzir frutos saborosos.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado