Pular para o conteúdo

Como plantar coentro: Confira 11 Dicas e o passo a passo!

Quer aprender como plantar coentro? Então veja a seguir em nosso conteúdo feito por especialistas do KD e saiba mais!

Como plantar coentro

O coentro é uma planta que pertence à família das ervas. Ele é muito utilizado na culinária, pois dá um toque especial aos pratos. O coentro é uma planta muito fácil de ser cultivada e não requer muitos cuidados. A seguir, confira algumas dicas de como plantar coentro.

Como plantar coentro
Coentro em horta. Foto: Pixabay

Passo a passo de como plantar coentro

O primeiro passo é escolher um local para plantar o coentro. Ele deve ser bem iluminado, mas sem exposição direta ao sol. O ideal é que o local seja arejado.

Depois é hora de preparar o solo. Para isso, você pode usar uma mistura de terra com areia. Essa mistura vai dar mais drenagem ao solo, para evitar que a planta fique encharcada.

O próximo passo é semear as sementes. Para isso, basta espalhar as sementes sobre o solo umedecido e cobrir com uma camada fina de areia. Depois é só aguardar a germinação, que costuma acontecer em 5 a 7 dias.

Quando as sementes germinarem, é hora de transplantar as mudas para um vaso maior. Para isso, basta escolher um vaso com furos na parte inferior para drenagem e enchê-lo com a mistura de terra e areia. Coloque as mudas novas no vaso e regue bem.

Folha de coentro com fundo desfocado
Folha de coentro. Foto: Pixabay

Cuidados com a planta

Depois que a planta estiver transplantada, é importante ficar de olho nos cuidados. O coentro precisa de regas regulares, mas não deve ficar encharcado. A rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco.

O ideal é que a planta seja regada com água da chuva, pois ela é mais leve. Se usar água da torneira, deixe-a descansar por pelo menos 24 horas antes de regar a planta.

Por fim, é importante podar as folhas para que a planta não fique muito alta e para estimular a produção de novas folhas. A poda deve ser feita uma vez por mês, retirando apenas as folhas mais velhas e podando as laterais da planta.

Como cuidar de alecrim? Veja o jeito certo de cultivar e suas utilidades!

Substrato ideal

Para cultivar o coentro, o ideal é que o substrato seja fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. O ideal é que o substrato seja adubado com composto orgânico ou esterco de vaca previamente curtido. Além disso, é importante que o substrato seja bem irrigado antes da semeadura.

Folhas de coentro com fundo branco
Folhas de coentro. Foto: Pixabay

Iluminação

O coentro precisa de bastante luz para crescer e se desenvolver de forma saudável, portanto é importante que a planta seja cultivada em um local ensolarado. Se for cultivado em ambientes com pouca luz, a planta tende a ficar estiolada e com poucas folhas.

Como cuidar de hortelã: 12 dicas de cultivo e benefícios

Temperatura

A planta do coentro é bastante resistente ao frio, e pode ser cultivada em climas tropicais, subtropicais e temperados. No entanto, o ideal é que a temperatura ambiente esteja entre 20ºC e 30ºC. Se a temperatura do ambiente for muito baixa, a planta pode ficar estiolada e com poucas folhas.

Como regar?

O coentro precisa de bastante água para crescer e se desenvolver de forma saudável, portanto é importante regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. No entanto, é importante não exagerar na irrigação, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes da planta.

Diversos pés de coentro
Pés de coentro. Foto: Pixabay

Como fazer mudas?

Para cultivar o coentro a partir de mudas, o ideal é que as sementes sejam semeadas em potes com substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Além disso, é importante que o substrato seja bem irrigado antes da semeadura. As sementes germinam em cerca de 7 a 10 dias, e as mudas devem ser transplantadas para vasos quando tiverem cerca de 15 cm de altura.

Como cultivar em vasos?

Para cultivar o coentro em vasos, o ideal é que os vasos sejam grandes o suficiente para comportar as raízes da planta. Além disso, os vasos devem ter furos na base para permitir a drenagem da água. É importante que os vasos sejam colocados em um local ensolarado, e que sejam regados de 2 a 3 vezes por semana.

Como cuidar de manjericão: 11 dicas fundamentais do plantio a colheita, veja já!

Pragas e doenças

As principais pragas que afetam o coentro são as larvas de besouro e as larvas do besouro verde. As principais doenças que afetam a planta do coentro são a mancha negra e a mancha branca.

Como tratar?

Para tratar as pragas e as doenças, basta pulverizar a planta com uma solução de água e vinagre.

Pé de coentro em um fundo branco
Coentro. Foto: Pixabay

Dicas extras para cultivo

O ideal é que o substrato seja adubado com composto orgânico ou esterco de vaca previamente curtido. Além disso, é importante que o substrato seja bem irrigado antes da semeadura.

Os adubos orgânicos são sempre as melhores opções, pois são mais saudáveis e adubam de forma mais natural e benéfica.

Peperômia como cuidar e 15 dicas fundamentais para cultivar corretamente

E aí, gostou?

Se você gostou de saber mais sobre as nossas dicas de como plantar coentro, conheça mais conteúdos como esse, em nosso blog do KD!

Com essas dicas, você aprendeu como plantar coentro e quais os cuidados que a planta precisa. Coloque em prática e surpreenda-se com o sabor que o coentro vai dar aos seus pratos!

Perguntas Frequentes

O que é o coentro?

O coentro é uma planta culinária da família das apiáceas, nativa da Europa, Ásia e África. É um tempero muito utilizado na culinária, podendo ser utilizado fresco ou seco.

Por que plantar coentro?

O coentro é uma planta muito fácil de cultivar e pode ser cultivada em vasos ou jardineiras. É uma planta que não precisa de muito cuidado e resiste bem ao frio. Além disso, o coentro é um tempero muito versátil e pode ser utilizado em diversas receitas.

Quais as condições ideais para o cultivo do coentro?

O coentro prefere climas amenos e solos férteis e bem drenados. A planta não tolera o calor excessivo e deve ser protegida do vento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado