Pular para o conteúdo

Como plantar tomate: Aprenda Já com as 9 melhores dicas!

Aprenda com nossa equipe do KD, como plantar tomate e saiba as melhores dicas de cultivo!

Origem

O tomate é originário da América Central e do Sul e foi introduzido na Europa no século XVI. Ele é uma fruta pertencente à família das solanáceas, assim como a berinjela, o pimentão e a batata-doce.

Como plantar tomate

O tomate é uma das hortaliças mais consumidas no mundo e, por isso, é muito cultivada. Ele pode ser cultivado em vasos ou na terra, mas, independentemente do local escolhido, é importante seguir algumas dicas para que a plantação seja bem-sucedida.

Tomates maduros
Tomates maduros no pé. Foto: Pixabay

Substrato ideal

O tomate precisa de um substrato rico em nutrientes para se desenvolver bem. Uma boa opção é a mistura de húmus e areia na proporção de 1:1. Outra opção é comprar uma mistura pronta para tomateiros em lojas especializadas em jardinagem.

Como plantar batata doce: Veja o Passo a Passo Completo!

Iluminação

O tomate precisa de bastante luz para crescer. Por isso, é importante escolher um local ensolarado para plantá-lo. Se for cultivar em vasos, coloque-os em lugares com bastante luz solar direta.

Temperatura

A temperatura ideal para o cultivo do tomate é entre 20ºC e 30ºC. Se a temperatura estiver abaixo de 20ºC, a planta fica estressada e não produz frutos. Já se a temperatura estiver acima de 30ºC, o tomate pode ficar amargo.

Como plantar tomate
Como plantar tomate na horta. Foto: Pexels

Como regar

O tomate precisa de bastante água para se desenvolver, por isso, é importante regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. No entanto, é importante não encharcar o substrato, uma vez que isso pode favorecer o aparecimento de fungos. Além disso, água em excesso, pode deixar as raízes da planta enxarcada e causar o apodrecimento, o que poderá levar o tomateiro, à morte.

Como adubar

O tomate precisa de nutrientes para se desenvolver bem. Por isso, é importante adubar a planta a cada 2 semanas, utilizando um adubo específico para tomateiros. Outra opção é utilizar composto orgânico bem curtido.

Como Plantar Alface: 10 Dicas Fundamentais + Passo a Passo Completo!

Como fazer mudas?

Para fazer mudas de tomate, é importante escolher os frutos certos. Os tomates que apresentam um bom tamanho e que estão maduros, mas ainda firmes, são os ideais para serem utilizados como mudas. Além disso, é importante escolher os frutos que estão livres de doenças e pragas.

Tomates verdes no tomateiro
Tomateiro com frutos verdes. Foto: Pexels

Uma vez que os frutos foram escolhidos, é hora de preparar o substrato. Uma boa opção é utilizar uma mistura de areia e húmus na proporção de 1:1. Outra opção é comprar uma mistura pronta para tomateiros em lojas especializadas em jardinagem.

Para fazer as mudas, coloque os frutos escolhidos em taças ou vasos pequenos e cubra-os com o substrato preparado. Depois, regue com água e coloque os vasos em um local com bastante luz solar direta.

As mudas devem ser regadas diariamente para que o substrato não fique seco. Quando as plantas atingirem um bom tamanho, elas podem ser transplantadas para vasos maiores ou para a terra.

Pragas e doenças

As principais pragas que atacam o tomateiro são a broca do tomateiro, a tripes do tomateiro e a lagarta da soja. Já as principais doenças são a mancha bacteriana, a mancha fúngica e o oídio.

Tomates molhados após terem sido irrigados
Irrigação nos tomates. Foto: Pexels

Como tratar?

Para tratar das pragas, é importante identificá-las e buscar um inseticida específico para cada uma delas. Já para tratar das doenças, é importante identificá-las e buscar um fungicida específico para cada uma delas. Além disso, é importante manter o ambiente limpo e arejado para evitar a proliferação das pragas e das doenças.

Como plantar chuchu: Veja um passo a passo simples + dicas de cultivo!

Onde mantê-las?

Para manter as plantas saudáveis, é importante mantê-las em locais ensolarados e arejados. Se for cultivar em vasos, coloque-os em lugares com bastante luz solar direta. Se for cultivar na terra, mantenha as plantas afastadas umas das outras para que haja uma boa circulação de ar entre elas.

Tomates se desenvolvendo no pé
Tomates amadurecendo. Foto: Pexels

Dicas extras para cultivo

Para obter bons resultados no cultivo do tomate, é importante seguir algumas dicas extras:

  • Escolha as sementes certas: as sementes de tomateira precisam ser compradas em lojas especializadas ou em hortifrútis;
  • Prepare o substrato adequadamente: o substrato precisa ser rico em nutrientes e ter uma boa drenagem;
  • Regue adequadamente: o tomate precisa de bastante água para se desenvolver, por isso, regue a planta de 2 a 3 vezes por semana;
  • Adube adequadamente: adube a planta a cada 2 semanas utilizando um adubo específico para tomateiros;
  • Cuide das pragas e das doenças: identifique as pragas e as doenças que estão atacando as plantas e busque um inseticida ou fungicida específico para cada uma delas;
  • Mantenha as plantas em locais ensolarados e arejados: isso evitará que as plantas fiquem estressadas e favorecerá o seu desenvolvimento;
  • Transplante as mudas para vasos maiores ou para a terra quando elas atingirem um bom tamanho: as plantas transplantadas terão um melhor desenvolvimento;
  • Coloque os vasos em lugares com bastante luz solar direta: isso evitará que as plantas fiquem estressadas e favorecerá o seu desenvolvimento;
  • Pode as plantas: isso evitará que as plantas fiquem estressadas e favorecerá o seu desenvolvimento.
Diversos tomates vermelhos e recém colhidos
Tomates recém colhidos. Foto: Pexels

E aí, gostou?

Se você gostou de saber o passo a passo completo e as melhores dicas sobre como plantar tomate, comente aqui, curta e compartilhe em suas redes sociais! Para saber mais, acesse nosso Blog do KD e confira assuntos como esse!

Perguntas Frequentes

Como posso saber quando o tomate está maduro?

Você pode saber que o tomate está maduro quando ele está bem redondo e firme ao toque. Outra maneira de saber é verificar se a cor do tomate está brilhante. Se o tomate estiver opaco, ele ainda não está maduro.

Como plantar tomate?

Para saber como plantar tomate, você deve seguir nossas dicas do KD e precisará escolher um local que receba bastante sol. O tomate também precisa de um solo bem drenado. Se o seu solo não for drenado o suficiente, o tomate pode ficar encharcado e apodrecer. Depois de escolher o local, faça buracos para plantar as sementes ou as mudas.

Como posso cuidar do tomate?

Para cuidar do tomate, você precisará regar a planta regularmente. O tomate também precisa de bastante sol, então certifique-se de que a planta esteja em um local ensolarado. Se as folhas do tomate estiverem amarelas, isso pode indicar que a planta não está recebendo bastante sol ou que está exposto ao sol direto e forte, por muitas horas no dia. Você também precisará podar as plantas para que elas não fiquem muito grandes.

Quais são as diferentes formas de comer tomate?

Você pode comer tomate de diversas formas. Você pode simplesmente colher os tomates e comê-los frescos. Você também pode fazer molhos, sopas, saladas ou outras receitas. Tomates também podem ser enlatados para serem consumidos mais tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado