Este artigo tem como foco abordar sobre a importância de adaptar o quarto infantil à nova fase da vida dos filhos
Conforme as crianças vão crescendo, as necessidades delas vão mudando e, com isso, faz-se necessário ajustes nos móveis e também na decoração do quarto, tudo para acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. A mudança na organização do quarto gera bastante dúvida, muitos pais ficam perdidos quando o filho começa a transição de uma fase para outra, mas existem algumas dicas que são certeiras para deixar esse momento muito mais tranquilo.
Ao longo da vida dos filhos, os pais vão percebendo as mudanças, os gostos vão mudando, eles vão ganhando independência, querem coisas novas e desejam ter um espaço que reflita isso. Por isso, é muito importante que os responsáveis fiquem sempre atentos a isso e garantam que, ao longo da vida, os filhos sempre se sintam seguros no ambiente.
Durante a transição de fase, é comum sentir-se um pouco perdido, mas considere alguns pontos importantes, como a idade do seu filho e as necessidades específicas dessa nova etapa. Invista em móveis que possam ser reutilizados de outras maneiras no futuro e explore as tonalidades de tintas de parede disponíveis. Escolher a cor certa pode fazer toda a diferença no ambiente, alinhando o quarto do seu filho à nova fase que ele está vivendo.
Entenda melhor a seguir como fazer a transição do quarto das crianças conforme eles vão crescendo.
Bebê para criança
A fase inicial vai do bebê que nasce até quando completa dois anos, às vezes até mais, esse tempo é muito individual e relativo. Nessa fase, a criança costuma já estar engatinhando e não fica quieta no berço. É nesse momento que os pais costumam optar por colocar uma cama, retirar a poltrona de amamentação e a cômoda que já não são tão necessários assim. Nessa etapa, também, inicia-se um processo de discernimento entre o que eles preferem ou não.
As cores do quarto também devem ser repensadas, quartos de bebê costumam ter uma cor mais neutra e são mais claros. Porém, depois de dois anos, o recomendado é incrementar o quarto com cores mais vibrantes, as quais incentivam principalmente a criatividade das crianças.
Veja Também: Quarto do Bebê: Como Organizar!
Idade escolar
A partir dos seis ou sete anos, a criança inicia um período de ensino regular nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Essa fase é marcada pelas mudanças de comportamento. Na hora de fazer as mudanças do quarto, deixe que os pequenos participem e escolha um tema que possa acompanhá-lo por bastante tempo. Afinal, o importante é eles gostarem.
Além dos ajustes na decoração, também é necessário fazer ajustes no mobiliário do quarto, como uma cama maior, novas almofadas, armários, cabideiros para as mochilas, bancada de estudos, ou uma escrivaninha com gavetas, e cadeira bem confortável para o momento do dever de casa.
Pré-adolescência
A pré-adolescência corresponde à fase dos nove aos treze anos e é bem diferente das anteriores, principalmente porque é o fim da infância e é quando eles estão com a personalidade praticamente definida. Os pré-adolescentes querem que seus gostos e suas preferências sejam respeitados, assim como gostam de privacidade.
Na hora de mudar o quarto, os móveis passam a perder completamente a identidade infantil e precisam ser mais úteis. Essa é a fase das descobertas, do entretenimento, de chamar os amigos para dormir em casa. Por isso, alguns elementos são necessários, como televisão, videogame, bicama, computador, livros, uma mesa de estudos maior, entre outros. O mesmo vale para o restante da decoração, quadros e pôsteres com certeza devem enfeitar as paredes.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, é apaixonada por escrever desde criança. Gosta muito de pesquisar sobre esoterismo e significado dos sonhos. Diariamente publica novos conteúdos aqui no Portal KD para trazer as informações o mais completas possíveis sobre diversos assuntos!