Pular para o conteúdo

Cômodos integrados: Como harmonizar ambientes diferentes!

Cômodos integrados

Aprenda a otimizar os espaços da sua casa e a criar uma decoração mais funcional e com cômodos integrados.

Na hora de organizar ou decorar a sua casa, pode bater aquela dúvida sobre como harmonizar os diferentes tipos de ambientes, como criar um ambiente mais clean, aconchegante e gostoso de ficar.

A forma como você escolhe as tintas e os papéis de parede, os materiais para a reforma da sua casa e até mesmo os móveis, como rack para sala, cama e o tipo de piso, pode interferir na harmonização.

Se você quer saber como integrar os cômodos e deixar os espaços mais amplos e funcionais, neste artigo vamos te ajudar com dicas para criar o seu projeto de forma inteligente e prática.

Dicas para integrar os ambientes da casa

Cômodos integrados
Cômodos integrados. Foto: Freepik

Agregar os cômodos da casa não se trata apenas de usufruir melhor dos espaços que são menores, mas também de trazer mais conforto para o ambiente, harmonizando a função de cada parte com mais fluidez e aconchego.

Um exemplo dessa integração é unir a cozinha e a sala de estar e de jantar. Essa é uma forma de usar as funcionalidades dos móveis de forma inteligente, ampliar os cômodos e trazer mais espaço.

Esse tipo de projeto ganhou mais visibilidade nos últimos anos porque valoriza os espaços pequenos e permite que exerçam várias funções, dessa forma os lofts e studios mais sofisticados se tornaram mais conhecidos.

É importante deixar claro também que a integração não significa apenas ampliar os cômodos em busca de mais espaço. Ela está intimamente relacionada à utilidade e às funções que as pessoas que ali moram dão aos espaços para que seja útil.

A maior finalidade da harmonização de ambientes é evitar que os lugares fiquem ociosos. A prioridade é que cada espaço tenha uma função para deixar a moradia mais útil e interessante.

Mas não pense que essa técnica se limita apenas em retirar paredes e unificar os cômodos. Em locais onde não é possível fazer isso, como em casas ou apartamentos alugados, é possível dar uma sensação de continuidade por meio de revestimentos ou envelopando as paredes. Além dos revestimentos, alguns recorrem a painéis para evitar reformas dentro da casa.

Outras dicas interessantes também incluem integrar os cômodos por meio dos tipos de pisos usados, usar móveis para interligar as áreas da residência ou se pautar na paleta de cores usada para criar uma unidade na casa e fazer a junção dos ambientes.

Você também pode pensar na integração híbrida, que é usar portas de correr e até portas de vidro para ampliar ou isolar os espaços internos da casa de acordo com as necessidades e deixar algumas delas, conforme o modelo, camufladas na parede. As opções de portas são muitas e reúnem texturas, acabamentos e acústicas diferentes, elas trazem uma atmosfera acolhedora e confortável.

Outra dica importante é não usar estampas e texturas que causam conflito entre si e podem gerar um estresse inconsciente — principalmente se for um quarto, um local que pede harmonia e relaxamento.

Quando for procurar pelos materiais para arrumar a sua casa, verifique também a procedência das matérias-primas e procure aquelas que são mais sustentáveis e possuem compromisso com a mão de obra.

A integração dos ambientes é uma ótima saída para quem tem pouco espaço e quer otimizar o atual, mas exige planejamento e harmonização. É possível ter bons resultados, tanto em casas menores quanto nas maiores.

Além daqueles que possuem espaço reduzido, essa integração também é feita por quem gosta de receber visitas em casa para evitar o deslocamento em vários cômodos. Além disso, existem móveis que facilitam essa conjugação.

Entre alguns tipos de conjugação, você encontrará sala com cozinha, uma das mais comuns; sala com a área externa, ótima para quem gosta do contato com a natureza; sala com o quarto; quarto com escritório; quarto com closet; e cozinha com a área externa.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre Cômodos integrados? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes sobre cômodos integrados!

O que é a integração de cômodos?

A integração de cômodos é a técnica de unir dois ou mais ambientes da casa para criar um espaço mais amplo e funcional.

Por que integrar os ambientes da casa?

Integrar os ambientes da casa pode trazer mais conforto, harmonia e fluidez para o ambiente, além de aproveitar melhor os espaços e evitar que eles fiquem ociosos.

Como integrar os ambientes da casa?

Existem diversas formas de integrar os ambientes da casa, como retirar paredes, usar revestimentos, móveis e paletas de cores para criar uma unidade na casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado