Pular para o conteúdo

Concurso Correios 2024: Edital, Inscrições, Vagas e Salários

Desejando conquistar aquela tão sonhada vaga nos Correios? A principal forma de entrar na empresa é em meio a seu concurso Correios 2024. No presente artigo, a equipe do Portal KD irá lhe auxiliar com todas as informações de ingresso na instituição mediante processo seletivo. Acompanhe a leitura!

Os Correios contam com um dos maiores concursos públicos, somente em 2011 quando foi seu último processo seletivo realizado, registrou cerca de mais de 1 milhão de inscritos.

A empresa é voltada 100% a administração pública, no que corresponde a quase todo o seu quadro de funcionários inseridos na instituição mediante concurso público. Conta com um processo seletivo muito concorrido e oferece ótimos salários e benefícios.

Sobre os Correios

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente pode ser chamado de correios, é uma empresa no âmbito federal que tem suas atribuições voltadas para a execução do sistema de envio e entrega de correspondência no Brasil.

A empresa teve sua criação ainda no período colonial, mais precisamente no ano de 1663 quando a instituição foi criada com o nome de Correio-Mor no Rio de Janeiro.

Desde então a empresa cresceu muito no território nacional e atualmente está a disposição de 99,4% da população com agências dos correios  e em quase todos os países, no que atua somente para recebimento.

Concurso Correios 2024: Edital, Inscrições, Vagas e Salários
Concurso Correios 2024: Edital, Inscrições, Vagas e Salários. Foto: Reprodução

Nos dias de hoje, os Correios prestam diversos serviços por meio de grandes operações logísticas, no que condiz a entrega de unas eletrônicas durante o período eleitoral, livros didáticos para as escolas de todo o território nacional e a coleta das provas do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM).

Abaixo irei falar sobre todas as informações do processo seletivo da empresa. Continue a leitura!

Concurso Correios 2024

O último concurso realizado pela instituição foi no ano de 2011, no qual reuniu cerca de mais de 1 milhão de inscritos e desde então, não se falou mais em concurso na empresa. Grande parte da ausência de um novo concurso se da pelo seu período de crise e pela iniciativa de privatização dos Correios.

A possibilidade de um novo concurso dos Correios em 2024 parece ser uma demanda urgente, conforme indicado no acordo coletivo de trabalho apresentado em 15 de setembro de 2023. A Cláusula 67 desse documento destaca a importância do concurso público para preenchimento de cargos na empresa.

A cláusula enfatiza que, nos concursos públicos dos Correios, serão respeitados os princípios constitucionais de não discriminação racial, religiosa ou de orientação sexual, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além disso, há o compromisso de destinar vagas para pessoas com deficiência e negras, observando os percentuais mínimos estabelecidos em lei.

O parágrafo 1º da cláusula reforça o compromisso dos Correios em interagir com os órgãos governamentais para a realização do concurso público de forma urgente, visando a reposição do quadro de efetivo da empresa. Isso sugere que há uma necessidade premente de preencher vagas para garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços postais.

O parágrafo 2º destaca que os Correios continuarão observando a sistemática de alocação e reposição de pessoal, visando assegurar a manutenção do efetivo necessário para a prestação qualitativa e contínua dos serviços postais. Esse compromisso ressalta a importância de manter um quadro de funcionários adequado para atender às demandas operacionais da empresa.

Edital concurso Correios 2024

Ainda não há nenhum concurso com edital aberto, mas com base no acordo coletivo de trabalho apresentado em setembro de 2023, é possível que haja em breve um novo concurso dos Correios. O documento destaca a urgência na reposição do quadro de efetivo da empresa, comprometendo-se a interagir com órgãos governamentais para realizar o certame.

Deste modo, em um curto a médio espaço de tempo, é possível que tenha um novo concurso para os correios ainda neste ano de 2024. Assim que for anunciado, vamos atualizar a matéria!

Leia: Veja tudo sobre o concurso da Caixa!

Para quem é iniciante no estilo de vida “concurseiro”, o edital nada mais é que a regulamentação de todo o concurso em um documento só em questão. Nele estão contidas todas as informações relacionadas aos cargos ofertados, etapas da prova, meios de eliminação e aprovação do candidato, além de informações de datas e remunerações.

Último concurso dos Correios

O último concurso do correios foi realizado no ano de 2011 e ofertou vagas que condiziam ao nível médio e superior. O processo seletivo disponibilizou cerca de 9.000 vagas.

As vagas se condiziam as funções de Analista de Correios, Analista de Saúde, Enfermeiro do trabalho e outras funções variadas dentro da empresa.

Último concurso do Correios foi realizado em 2011.
Último concurso do Correios foi realizado em 2011. Foto: Reprodução

O concurso foi tão grande que reuniu cerca de um pouco mais que 1 milhão de inscritos.

Fases do concurso

O concurso era composto somente por uma etapa de provas objetivas na qual condizia por conter caráter eliminatório e classificatório.

Confira abaixo como era a estrutura da prova. Acompanhe!

Nível Superior

PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTONÚMERO DE ITENS
ObjetivaConhecimentos básicos50 Questões
ObjetivaConhecimentos específicos70 Questões

Nível Médio

PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTONÚMERO DE ITENS
ObjetivaConhecimentos básicos50 Questões
ObjetivaConhecimentos específicos70 Questões

A prova objetiva tinha um tempo hábil de 3 horas e 30 minutos para realizar a resolução das questões.

Eram dotadas de caráter eliminatório e classificatório e equivaliam a um total de 120 pontos. Suas questões eram constituídas por dois itens de respostas, C para quando o candidato julgasse a questão como CORRETA e, a letra E para quando estivesse ERRADA.

Cada questão correta era equivalente a 1 ponto no total.

Critérios que levavam a eliminação do Candidato

Era reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrava em pelo menos um dos itens a seguir:

  • Obter nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Obter nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obter nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Critérios para desempate

Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o(a) candidato(a) que, na seguinte ordem:

  • Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme redação do artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
  • Obter a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obter o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obter a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Obter o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso;

Disciplinas que caíram no concurso

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Língua Inglesa;
  • Administração Pública.

Gostou?

E aí, ansioso pelo concurso Correios 2024? Conseguiu sanar suas duvidas a respeito do processo seletivo da empresa? Se deseja sanar alguma dúvida sobre o artigo ou incluir informações, deixe seu feedback!

Para mais conteúdos, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas Frequentes sobre o concurso Correios 2024

O edital para o concurso Correios 2024 está disponível?

No momento de publicação deste artigo, ainda não há nenhum edital aberto.

Quando foi o último concurso dos Correios?

O último concurso dos Correios foi realizado no ano de 2011 e ofertou mais de 9 mil vagas!

Como posso me preparar para o concurso dos Correios?

É importante estudar as matérias que serão cobradas no processo seletivo, como português, matemática, informática e atualidades. Além disso, é recomendado fazer simulados e resolver questões de concursos anteriores.

Quais são os requisitos para participar do concurso dos Correios?

Os requisitos podem variar de acordo com o cargo pretendido, mas geralmente incluem idade mínima de 18 anos, escolaridade compatível com a vaga e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens).

3.5/5 - (186 votos)

20 comentários em “Concurso Correios 2024: Edital, Inscrições, Vagas e Salários”

    1. Giovani Ribeiro da Silva

      Boa noite sou um dos candidatos aprovado no concurso de 2011, fui aprovado em todos os processos seletivos e não fui chamado, gostaria de saber se tem possibilidade de ser chamado.

  1. Quebrado?? De onde saiu essa informação? A ECT nunca foi deficitária nem sequer utiliza-se de nenhum vintém da União, pelo contrário, tem uma generosa parte dos seus lucros abocanhada pela mesma União, que tanto quer sua privatização.
    Houve sim, uma retirada de dividendos do caixa da ECT de absurdos 98%, ou seja, de 2 bilhões positivos passou a ter quase 1,8 bilhões negativos…sangraram na jugular! Isso não é déficit, é crime de peculato, roubo, falcatrua…entenda como quiser.
    Defendo as cores desta Empresa a mais de 26 anos, trabalhando de 8 a 10 horas por dia, e o que denigre esta ou qualquer outra estatal, é a politicalha aparelhada.

  2. Andre Silveira Goncalves

    De onde vieram essas informações??? Concurso dos Correios nível médio, foi português, matemática e informática, 20 questões de cada!!!!!
    Além do mais não era na forma Certo e Errado era (ABCDE) mesmo sempre realizado pela CESPE.

  3. Mente falando que tem concurso previsto. Mente falando que tem ótimos salários. Mente dizendo que o governo federal mantém a empresa, sendo que ela se mantém sozinha. Fala mal da empresa, não menciona que o governo Dilma quase quebrou a empresa.

  4. Correios não depende da União… É superavitário, a União que pega uma bocado dos lucros. Quero ver agora a boiada que estava torcendo para privatização, fazendo a prova…

  5. “Concurso Correios 2023: Edital, Inscrições, Vagas e Salários”

    Pra chegar no fim do artigo:
    “Até o momento de publicação deste artigo ainda não há uma certeza para um concurso da instituição para este ano, assim que for confirmado, vamos disponibilizar o edital e todas as suas informações.”

    1. Oi? Você tem Whatsapp? É que também vou fazer esse concurso e queria amizades de pessoas com o mesmo foco que eu

  6. Sou dos Correios aqui no RJ e (ao contrário do que diz a matéria) não existe NENHUMA PREVISAO de concurso. A empresa NÃO ESTÁ QUEBRADA. Acabou de colocar roletas de acesso na sede administrativa em um contrato de 11 milhões… Que não funciona. APENAS ESPECULAÇÃO em relação ao concurso. Existem falhas nesse artigo. Uma delas é que o concurso de 2011 contemplou vagas para Nível Superior, Nível médio (técnico e comum), nível médio – Atividade OPERACIONAL (Maior parte de vagas). O.T.T. é a sigla de Operador de Triagem e Transbordo. Eu comecei lá assim.

  7. Os Correios é uma estatal e está previsto a abertura do concurso sim. Lula tirou a empresa da lista das privatizações. A folha dirigida está publicando. Quanto as disciplinas, não são essas informadas aí e sim, português, matemática e conhecimentos gerais. Além dos testes de esforço físico e exame médico.

  8. Giovani Ribeiro da Silva

    Boa noite, sou um dos candidatos aprovado no concurso de 2011 e não fui chamado, fiz todas as etapas e passei em todas, gostaria de saber se os aprovados no concurso de 2011 terão chance de serem chamados, já que esse processo estava na justiça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado