Pular para o conteúdo

Concurso INSS 2024: Edital, Inscrição, Cargos, Salários e Datas

Pensando em prestar concurso para o INSS? No presente artigo vamos falar sobre o concurso INSS 2024 além de disponibilizar algumas dicas de estudos. Acompanhe!

Concurso INSS 2024

Recentemente, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou a realização do concurso, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também reforçou essa informação em um vídeo nas redes sociais.

De acordo com as declarações, a carência em várias áreas no Brasil, especialmente na Perícia Médica, tem dificultado o atendimento à população. A realização do concurso visa suprir essa demanda e fortalecer a área médica do INSS para melhor atender aos brasileiros.

É importante destacar que, embora a ministra tenha confirmado a realização do concurso, não foram fornecidos detalhes específicos sobre a data em que o concurso será autorizado. A previsão inicial mencionada pelo ministro Carlos Lupi é que o concurso ocorra até junho de 2024, e espera-se que ofereça entre 650 e 660 vagas para o cargo de perito médico.

Além disso, Lupi mencionou que o concurso será direcionado principalmente para atender às regiões mais afetadas e que a previsão é destinar as vagas para cidades distantes das capitais, buscando superar o déficit encontrado pelo país nessas áreas.

Concurso INSS 2024: Edital, Inscrição, Cargos, Salários e Datas
Concurso INSS 2024: Edital, Inscrição, Cargos, Salários e Datas. Foto: Reprodução

Para obter informações mais detalhadas e atualizadas sobre o concurso, é recomendável acompanhar os comunicados oficiais do INSS e do Ministério da Previdência Social.

Déficit no quadro de funcionários do INSS

O atual quadro de servidores da autarquia revela um déficit de mais ou menos 20 mil funcionários. Questão essa que vem gerando cada vez mais atraso nos serviços prestados pela autarquia no que ocasiona em problemas em todo o Brasil, as enormes filas em frente aos bancos e demais secretárias sociais, tem origem nesta “sobrecarga” do INSS.

Mesmo com o edital de mil vagas, não será e nem chegará perto se solucionar os problemas administrativos do INSS, além da necessidade em certos cargos que nem sequer foram contemplados com novas vagas.

O Ministério do Trabalho e Previdência social já havia evidenciado a enorme queda que a autarquia vem sofrendo ao longo dos anos. Dados apresentados registram a perda de mais de 20 mil funcionários públicos do ano de 2018 para o de 2019.

Em 2018 a autarquia registrou cerca de mais de 32 mil servidores públicos, porém, no ano de 2019, o registro constava um pouco mais de 22 mil, no que tange a perda de cerca de 10 mil servidores de um ano para o outro.

Grande parte do problema de abrir poucas vagas, se dá através do aumento da procura dos serviços pela internet, porém, muitas pessoas não sabem lidar com os serviços virtuais e acabam recorrendo para uma unidade próxima de forma presencial.

Dicas para realizar o Concurso INSS 2024

Após relatar um pouco da problemática vivenciada pela autarquia, com certeza sairá um novo edital e será aberto um novo concurso com mais vagas para o INSS.

1 – Como foi o Concurso em 2022? Estude pela prova antiga!

O concurso INSS realizado no ano de 2022 ofertou 1.000 vagas para início imediato para a função de técnico de Seguro Social. Desse número de vagas ofertadas, 90 vagas foram direcionadas para as pessoas que portam alguma deficiência, no que tange 5% do número total, para as pessoas negras, foram destinadas 202 vagas, 20% do número total.

Para que os inscritos consolidassem a sua aprovação, tiveram que se submeter a realização de duas etapas, a provas foram formuladas com total responsabilidade do Cebraspe.

O Cebraspe geralmente exige maior aplicabilidade do conteúdo do que a forma teórica do mesmo. É esperado do candidato que ele tenha a competência necessária para solucionar os problemas apresentados

Prova objetiva

Primariamente, o inscrito teve que realizar uma prova objetiva, na qual a pontuação alcançada por cada inscrito seria de caráter eliminatório e classificatório, quanto mais pontuasse, menos concorrência teria e iria classificando nas primeiras posições para as vagas imediatas.

A prova objetiva foi realizada no dia 27 de novembro de 2022 e a prova foi formulada com questões sobre conhecimentos gerais e específicos do cargo.

Curso de Formação

Após a classificação através da prova objetiva, o inscrito foi direcionado para um curso de formação no qual também possui caráter eliminatório.

Quais áreas são necessárias estudar?

O concurso para o cargo de nível médio de Técnico do Seguro Social exigiu a compreensão dos inscritos em 70 questões voltadas para o conhecimento acerca de assuntos específicos e 50 questões abrangendo o conhecimento básico das seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • O básico de Direito administrativo;
  • Competência básica com informática;
  • O básico de Direito Constitucional;
  • Noções de ética no trabalho público.

Para os conhecimentos específicos, a prova exigiu dos inscritos questões relacionadas as matérias de Seguridade Social.

2 – Tenha disciplina

Se você deseja ocupar uma das vagas do Instituto Nacional Seguro Social, é necessário ter disciplina e constância em seus estudos.

Organize um tempo em seu dia para se dedicar aos estudos e siga pontualmente este horário todos os dias. Separar um tempinho a mais para a revisão da matéria pode ser um ótimo aliado também!

3 – Revise o que estudou

Com certeza, você tem medo de estudar muito em um dia e esquecer sobre aquilo uma semana depois, para solucionar isso, basta realizar algumas revisões sobre o que foi estudado ao longo da sua semana de estudos.

A prática de revisão é um forte aliado, além de conduzir ao aprendizado, a revisão dos conteúdos estudo ajuda a manter o foco nos estudos e pode ser feita em qualquer lugar.

4 – Evite possíveis distrações

As distrações externas ou até mesmo de forma interna, podem ser muito prejudiciais durante a sua preparação para o concurso. Muita das vezes não temos como fugir da distração externa e precisamos nos adaptar.

Se costuma estudar e constantemente um vizinho próximo começa a ouvir um som alto neste mesmo período ou até em sua casa, uma técnica utilizada pelos concurseiros para se adaptar, é estudar ouvindo um som alto até que o som externo possa ser ignorado.

Alguns periféricos como fones de ouvido ou tampões podem ser muito úteis para evitar o som externo.

Outra forma de estudar sem barulho algum, é durante a madrugada, quando todos estão dormindo e o silêncio predomina.

5 – Distração tecnológica

Usados para estudar, os aparelhos eletrônicos podem ser muito aproveitados, mas se o caso não for esse, eles causam muitas distrações e, portanto, é importante evitar.

Assim como durante os seus estudos pelo celular ou computador, desativar as notificações podem ajudar muito a não se distrair e continuar focado no assunto a ser estudado.

6 – Simulados

Outra dica importante para ter sucesso em seus estudos, é estudar através de simulados. O simulado propicia o entendimento do conteúdo bem como sua fixação.

Utilize os simulados do concurso anterior do INSS além de sua prova para estudar, a grade curricular não deve mudar muito e irá adiantar muito seus estudos.

E aí, Gostou?

E aí, espero que com as informações aqui dispostas tenha sanado suas dúvidas sobre o Concurso INSS 2024, além de ajudar com algumas dicas de estudos. Se deseja incluir alguma informação ou tirar alguma dúvida sobre o artigo, deixe seu feedback abaixo!

Para mais informações úteis, acesse a página principal do Portal KD!

Perguntas frequentes sobre o Concurso INSS 2024

Já saiu o edital Concurso INSS 2024?

Infelizmente até o momento de publicação deste artigo, a possibilidade de realizar um novo concurso está sendo estudada e, portanto, ainda não saiu o edital.

Qual a melhor forma de estudar para o concurso?

Você pode utilizar a prova do concurso INSS 2022 para estudar, ver quais as questões caíram e estar preparado!

5/5 - (2 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado