Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre concursos médicos

Entenda como os concursos funcionam, as especialidades mais visadas e como se preparar adequadamente para as provas

Ser um médico concursado é uma carreira que atrai muito tanto profissionais veteranos quanto médicos recém-formados. Essa é uma vida profissional que oferece várias vantagens, como bom salário, ganho de 13º salário, férias remuneradas, aposentadoria diferenciada e estabilidade profissional.

Portanto, muitas pessoas procuram aprofundar seus conhecimentos em conteúdos médicos para poderem fazer uma boa prova e serem aprovadas nesses concursos. Mas você sabe tudo sobre esses concursos? Neste texto, entenda como eles funcionam, quais as especialidades mais concorridas e como se preparar para as provas.

Como funcionam os concursos médicos?

Todo concurso médico tem, pelo menos, a realização de uma prova teórica, que é eliminatória e classificatória. Essa prova consiste em questões objetivas de clínica médica e também questões sobre a especialidade escolhida.

Porém, determinados concursos podem ter mais de uma etapa. Por exemplo, concurso para médico do Exército também inclui o exame de aptidão física do candidato.

Já para concursos médicos em tribunais, há prova com 50 questões objetivas e uma discursiva, que além de incluir temas da área médica, também engloba noções de administração pública e direito. Dessa forma, é importante entender que as etapas e o tipo de prova vão depender tanto da especialidade como das regras descritas em cada edital.

concursos médicos
Foto: Divulgação

Quando eles acontecem?

Esses concursos costumam ocorrer com boa frequência ao longo do ano. A maior parte deles são concursos municipais, que permitem que o médico possa atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, também existem concursos para universidades e órgãos federais, além de corporações militares, como as Forças Armadas.

O que é preciso para participar de um concurso médico?

O médico concursado torna-se um servidor público, que irá exercer a profissão dentro de um regime de trabalho diferente da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse é um sistema que inclui inúmeras vantagens e bons salários, sendo que ele irá variar conforme o órgão público que o emprega.

Mas quais são os requisitos para preencher vagas dessa natureza? O candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter ao menos 18 anos de idade, ter boas condições físicas e mentais para exercer suas atividades e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Além disso, é preciso ter a formação necessária exigida para o cargo prestado.

Vale destacar que, dependendo da vaga ou do estado no qual o concurso está sendo realizado, podem existir ainda outras regras e exigências. Os candidatos aprovados ainda passam por um período de experiência (probatório), em que são submetidos a avaliações. A nomeação como servidor público só é feita após o candidato receber boa avaliação.

Quais as especialidades que os concursos médicos abrangem?

Os concursos médicos incluem uma diversidade de especialidades da área da saúde. Porém, existem algumas delas que costumam ter mais vagas e frequência maior de concursos, assim como também são mais disputadas pelos candidatos.

No geral, as principais áreas são Medicina do Trabalho, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia e Oftalmologia. Também existem muitas vagas para Ortopedia e Traumatologia, Radiologia, Diagnóstico por Imagem e Anestesiologia.

Como se preparar para as provas?

E o que o candidato pode fazer para se preparar adequadamente para as provas? Afinal, a vida de concurseiro não é fácil, uma vez que demanda muita dedicação aos estudos.

Assim, o primeiro passo é criar um bom plano de estudos, checando quais as matérias estão listadas no edital selecionado e programando-se para estudá-las. Separe algumas horas do dia para isso, estudando em blocos de temas para ficar mais fácil. Lembre-se de separar intervalos para descansar, alimentar-se e mover o corpo.

Durante os estudos, os livros serão aliados importantes, sendo uma das principais fontes de conhecimento pelo qual o concurseiro poderá aprender as matérias. Muitos livros estão disponíveis na Internet, o que facilita o acesso a eles e torna os estudos mais fáceis.

Também é possível recorrer a cursos on-line, que podem incluir videoaulas, material didático exclusivo e até mesmo algumas opções voltadas especificamente para algum concurso. Ainda, existem preparatórios específicos e apostilas para cada especialização, que servem como excelente forma de informação e ajudam bastante durante os estudos.

Outra dica valiosa é reler e fazer as provas de anos anteriores, tendo assim uma base de como a matéria será exigida na prova, além de saber mais sobre quais são os conhecimentos abordados.

E aí, gostou do artigo?

Acesse página principal do a Portal KD para conferir nossos conteúdos, lembre-se de avaliar o post com as estrelinhas e deixar o seu feedback!

Como funcionam os concursos médicos?

Os concursos médicos geralmente envolvem uma prova teórica, podendo ter mais etapas dependendo do cargo e do órgão público.

Quais as especialidades mais visadas nos concursos médicos?

As especialidades mais concorridas incluem Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado