Pular para o conteúdo

Plantas aéreas e suspensas para decorar ambientes pequenos: Confira 4 ideias!

Macramê e suportes artesanais decorar ambientes pequenos

As plantas aéreas e suspensas são perfeitas para decorar ambientes pequenos. Isso porque, elas combinadas com boas ideias de decoração, são capazes de transformar aquele espaço pequeno da sua casa em um belíssimo jardim interno.

Por essa razão, hoje selecionamos 4 ideias de decoração com plantas aéreas que você pode usar como inspiração para arrasar na ornamentação da sua casa. Além disso, você pode usar essas ideias para deixar suas plantinhas favoritas suspensas e assim otimizar os espaços da sua residência.

Quais benefícios das plantas suspensas na decoração?

Apostar em uma decoração com plantas suspensas é uma excelente maneira de otimizar os espaços dos ambientes e dar aquele toque verde aos cantinhos dos cômodos. Contudo, as vantagens de cultivar  plantinhas suspensas,  não são apenas essas, já que elas oferecem diversos outros benefícios.

A saber, as plantas suspensas têm o poder de transformar a atmosfera do ambiente onde estão, tornando-o mais natural e relaxante. Junto a isso, soma-se o fato de que o cultivo de plantas nos ambientes melhora a qualidade do ar, pois estas absorvem os poluentes.

Em relação a estética, as plantas suspensas deixam o ambiente com um visual dinâmico, chamando a atenção daqueles que se deparam com sua beleza ao contemplá-las em vaso suspenso, mesa de jantar, jardim vertical, etc.

Entre as plantas suspensas mais populares para cultivo em ambientes fechados, destacam-se o Pothos de crescimento rápido, a Samambaia que adiciona uma atmosfera tropical, Hera com folhas variadas, a exótica Orquídea que oferece flores deslumbrantes, e a Peperômia pendente de folhas espessas e padrões únicos.

Ideias de decoração com plantas aéreas e suspensas

Você pode decorar os ambientes de diversas maneiras com as plantinhas aéreas ou adaptar suportes para colocar suas espécies favoritas suspensas, afinal, as plantas combinam com praticamente todos os lugares. Confira algumas ideias de decoração com plantas para ambientes pequenos

Veja também: Como plantar suculentas em vasos, cuidados para o cultivo perfeito!

Decorar ambientes pequenos com Terrários suspensos

Uma maneira criativa de trazer a beleza da natureza para ambientes pequenos é utilizar os Terrários suspensos.  A saber, eles são pequenos ecossistemas em miniatura contidos dentro de recipientes transparentes, como vidros ou vasos de vidro, que são suspensos no ar.

Super indicados para a decoração de cômodos internos, você pode pendurá-los no teto, janelas ou paredes. Uma ótima opção para quem busca uma decoração autossustentável e que não necessita de muita manutenção.

Terrários suspensos para decorar ambientes pequenos
Terrários suspensos para decorar ambientes pequenos. Foto: Canva

Prateleiras flutuantes com plantas

As prateleiras flutuantes são projetadas especialmente para exibir plantinhas de maneira suspensa. Tal estrutura conta com um suporte não visível, que causa aquela ilusão de que as plantas estão flutuando.

Você encontra essas prateleiras em madeira, metal ou outros materiais compatíveis. Vale ressaltar que na ornamentação, essas prateleiras dão um toque de elegância e criatividade.

Prateleiras flutuantes com plantas
Prateleiras flutuantes com plantas. Foto: Canva

Hanging gardens verticais

Hanging gardens verticais, ou jardins suspensos verticais, são aquelas  estruturas que permitem cultivar plantas em um arranjo vertical, geralmente pendurado em uma parede ou estrutura. Esse tipo de jardim é perfeito para otimizar os espaços, e além disso, é um charme.

Isso porque, essa estrutura permite que as plantinhas cresçam de cima para baixo. Logo, além de plantas aéreas suspensas, você pode cultivar também, vegetais, ervas e até mesmo flores. Deixando o espaço com aquela pegada ecológica maravilhosa. 

Hanging gardens verticais
Hanging gardens verticais. Foto: Canva

Macramê e suportes artesanais

Suportes artesanais tem tudo haver com a natureza, você concorda? Logo, você pode se valer dessas combinações para decorar os espaços pequenos da sua casa. Afinal, por serem produzidos a mão, suportes artesanais dão aquele toque artístico e personalizado à decoração. 

Por exemplo,  os suportes feitos de Macramê, são estruturas pendentes onde você pode colocar os vasinhos das plantas. No geral, esses suportes são feitos de cordas ou fios trançados.

Você vai gostar: Decoração floral em quartos de casal: ideias para inspirar

Macramê e suportes artesanais decorar ambientes pequenos
Macramê e suportes artesanais decorar ambientes pequenos. Foto: Canva

Como cultivar essas plantas em ambientes fechados?

Para cultivar plantas aéreas ou suspensas em ambientes fechados é importante atentar-se às necessidades básicas de cada espécie, para que assim, a plantinha se desenvolva de maneira saudável e continue embelezando o local com sua beleza.

A saber, o primeiro cuidado que você deve tomar é em relação a espécie que deseja cultivar, dê prioridade aquelas plantinhas que se adaptam com mais facilidade a pouca luminosidade. No momento de escolher o vaso ou suporte, escolha aqueles de boa qualidade e que ofereçam uma boa drenagem de água, isso evitará que as raízes da sua planta apodreçam.

Assim como o vaso e suporte, o substrato também deve proporcionar uma drenagem de água adequada. Uma mistura de terra para vasos com perlita ou vermiculita pode ser uma escolha adequada.

A luz é fundamental para o crescimento das plantas. Portanto, posicione suas plantas suspensas próximas a janelas com luz indireta. E lembre-se de não exagerar no momento das regas, para garantir o crescimento saudável, remova, sempre que necessário, as folhas mortas e murchas.

Esses são alguns dos cuidados essenciais para a maioria das espécies, contudo, cada planta possui suas necessidades particulares. Assim sendo, busque conhecer mais sobre as espécies que pretende cultivar para lhe proporcionar os melhores cuidados!

E aí, Gostou?

Conseguiu entender melhor sobre Plantas aéreas e suspensas para decorar ambientes pequenos? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Por que as plantas aéreas e suspensas são ideais para ambientes pequenos?

As plantas aéreas combinadas com decoração podem transformar espaços pequenos em jardins internos, trazendo uma sensação de natureza para dentro de casa.

Quais os benefícios das plantas suspensas na decoração?

Além de otimizarem espaços, as plantas suspensas melhoram a atmosfera dos ambientes, purificam o ar e oferecem um visual dinâmico e relaxante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado