Pular para o conteúdo

6 dicas para limpar ambientes com eficácia e segurança

Faxina com vassoura e panos

Saiba quais produtos não podem ser misturados e veja dicas para facilitar a limpeza.

Manter a casa limpa e higienizar o ambiente é uma tarefa que pede cuidados. No Brasil e no mundo existe um hábito — perigoso — de misturar produtos químicos, mas isso não é nem um pouco recomendado.

Muitas vezes você só precisa ter uma rotina e saber aplicar o produto ideal no momento certo. Veja agora como limpar ambientes com eficácia e segurança, além de conhecer misturas que você deve passar longe.

Produtos que não podem ser misturados

Pessoa fazendo limpeza desinfetante
Usar os produtos de limpeza corretos fazem toda a diferença. Foto: Pixabay

Existem vários produtos que não podem e não devem ser misturados. Em alguns casos a questão é um cortar o efeito do outro, porém, há questões perigosas, como a liberação de gases nocivos. Assim, você não deve misturar:

  • Água sanitária com álcool em gel: a combinação resulta em clorofórmio e ácido muriático, produtos prejudiciais aos pulmões, fígado, rins, olhos e pele;
  • Água sanitária e detergente: a mistura produz gases tóxicos que podem causar irritação nos pulmões;
  • Água sanitária e sabão em pó: além de liberar gases nocivos, um corta o efeito do outro, tornando a limpeza ineficaz;
  • Desinfetante e água sanitária: produzem cloraminas, tóxicas ao organismo, que não podem ser inaladas e nem entrar em contato com a pele.

O ideal é sempre seguir a recomendação do fabricante. Se ali está escrito que o produto não deve ser misturado com nada, exceto com água, cumpra o que foi pedido.

6 dicas para limpar ambientes com eficácia

Agora que você já sabe quais produtos são perigosos para misturar, confira dicas para limpar a casa e outros ambientes com eficácia.

Limpar ambientes com vassoura
Equipamentos corretos ajudam na limpeza dos ambientes. Foto: Pixabay

1.   Use sabão ou detergente e água

Para superfícies mais sujas não é preciso criar uma mistura mágica. Na maioria dos casos, sabão e água (ou detergente e água) são suficientes. Coloque em um balde, molhe um pano e passe nos pisos, paredes ou sobre móveis. Nestes últimos, verifique se podem ser molhados ou se o pano deve ser apenas umedecido.

2.   Foque na manutenção diária

Deixar tudo para um único dia (ou uma vez ao mês) resulta em muita sujeira acumulada. Algumas atividades podem (e devem) ser feitas diariamente. Envolve lavar a louça e guardar, passar o aspirador e dobrar as cobertas na cama, por exemplo.

3.   Comece pelo canto mais distante dos cômodos

Quando for limpar, nunca comece ao lado da porta. Escolha sempre o canto mais distante do cômodo, e o mais alto. Tem estantes ou guarda-roupa? Limpe primeiro em cima delas e deixe o chão por último. Em seguida, vá em direção à porta e finalize aquele espaço.

Faxina com vassoura e panos
Com essas dicas, a limpeza ficará bem mais fácil. Foto: Pixabay

4.   Use o aspirador de pó

O aspirador de pó é um eletrodoméstico aliado da limpeza e muito prático. Se possível, tenha um em casa e aproveite sua praticidade. Hoje existem até mesmo os modelos robôs, que podem ser programados para aspirar os cômodos sozinhos, sem alguém por perto.

5.   Troque com frequência a água usada na limpeza

O balde de água com sabão, detergente ou água sanitária vai te acompanhar no dia da faxina. No entanto, a mesma água não vai aguentar até o final. Observe sua cor e como o pano utilizado está saindo após passar no piso, móveis ou parede. Descarte a água suja e troque por uma mais limpa.

6.   Água sanitária só misturada com água

Vai precisar da água sanitária? Ela é útil nas limpezas mais pesadas e cômodos mais sujos, como os banheiros. Primeiro, leia o rótulo atentamente e procure usar luvas, além de roupas que possam ser manchadas. Depois, misture com água e aplique no ambiente. Mantenha portas e janelas abertas enquanto limpa.

Com essas dicas fica mais fácil limpar a casa com eficácia e segurança. Você já conhecia as misturas proibidas e perigosas? Para evitar problemas, opte por usar os produtos de limpeza individualmente e sempre siga as instruções do rótulo.

E antes de ir embora, deixe a sua avaliação e o seu comentário, para compartilhar ainda mais dicas com os leitores do KD!

Perguntas Frequentes

Como eu posso limpar o meu ambiente de forma eficiente?

Para limpar de forma eficiente, é importante considerar o tamanho do ambiente, o tipo de sujeira e o tipo de superfície. Se possível, divida o ambiente em áreas e limpe uma área de cada vez. Use produtos que sejam adequados para o tipo de ambiente e superfície e siga as instruções para cada produto.

Qual o melhor produto para usar em cada tipo de ambiente?

Para limpar superfícies duras, como pisos e paredes, use um pano úmido e um limpador de superfície. Para limpar superfícies mais sensíveis, como madeira e vidro, use produtos específicos para esses materiais.

Como eu posso tirar manchas difíceis?

Para tirar manchas, é importante primeiro identificar o tipo de mancha. Algumas manchas podem ser removidas com um pano úmido e outras podem precisar de produtos específicos. Siga as instruções para cada produto e teste em uma área pequena antes de usar em toda a superfície.

O que eu devo fazer para prevenir a sujeira?

Para prevenir a sujeira, é importante manter o ambiente limpo e arejado. Lave as superfícies com frequência e varra ou aspire o piso regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado