Pular para o conteúdo

Diferentes tipos de passagens aéreas: encontre a que melhor atende às suas necessidades

Ao planear uma viagem, seja a negócios ou lazer, o custo da passagem deve inevitavelmente ser levado em conta ao elaborar um orçamento preciso. O valor dependerá de muitos fatores, como a companhia aérea, os impostos adicionados pelo país etc. Entretanto, há um motivo decisivo: a classe escolhida. 

Embora todos saibam que há várias maneiras de viajar de avião, a realidade é que poucas pessoas sabem a diferença entre cada uma delas, portanto, aqui vamos falar sobre elas em profundidade para que você entenda por que todas as classes têm um preço diferente.

Existem passagens aereas para quem quer apenas chegar ao seu destino da forma mais econômica possível e também para quem quer conforto total durante a viagem.

Classe econômica: economizar dinheiro sem perder (tanto) conforto 

Como o nome sugere, as passagens aéreas da classe econômica são as mais baratas porque oferecem a menor quantidade e qualidade de serviços, tanto antes do embarque quanto dentro do avião. É, de longe, a classe com mais assentos disponíveis, pois é a mais vendida devido ao seu preço mais baixo. 

  • Para transportar mais passageiros em um mesmo voo, as companhias aéreas fazem com que cada unidade tenha menos espaço entre os assentos para acomodar mais pessoas do que as outras classes.
  • Não há embarque prioritário, portanto, o embarque prioritário é baseado no número da fila atribuído no check-in.  
  • Poucas opções de entretenimento, por isso muitos passageiros optam por levar livros ou dispositivos com filmes, séries ou videogames.  
  • Não há acesso a nenhum tipo de lounge para melhorar o tempo de espera.
  • Tampouco costumam ser oferecidos serviços adicionais. 

Por todos esses motivos, a classe econômica será a melhor alternativa quando você estiver com um orçamento mais apertado e procurando cortar custos o máximo possível. No entanto, a viagem pode ser complicada se o voo for longo, pois a falta de serviços é um contratempo quando se viaja por mais de 6 horas.

Diferentes tipos de passagens aéreas
Diferentes tipos de passagens aéreas. Foto: Pexels

Passagens aéreas de Classe económica Premium

Essa é uma categoria promocional que nem sempre está disponível em todos os voos, mas apenas em alguns voos específicos. Às vezes, ela não tem uma seção específica da aeronave, como a Classe Econômica ou a Classe Executiva. 

Entre as diferenças, há assentos com mais espaço entre eles e mais graus de reclinação, podem oferecer embarque prioritário e o custo é mais alto em comparação com as passagens da classe Econômica. De modo geral, elas não têm serviços especiais.

É uma opção válida se você precisar de espaço extra durante a viagem ou simplesmente quiser viajar com um pouco mais de conforto, pagando um valor extra que não é tão alto em comparação com o custo do upgrade para a Business. Melhor qualidade e mais variedade nas preparações, mais entretenimento.

Classe executiva: luxo e conforto

Dependendo do voo e da companhia aérea, a Classe Executiva (também conhecida como Business) pode ser a classe mais alta disponível. Os assentos são separados das outras classes, e o preço para chegar lá geralmente é o dobro ou até mais do que na Classe Econômica. O motivo do preço alto é a quantidade e a qualidade dos serviços:

  • Os assentos podem reclinar até um máximo de 180°, resultando em uma experiência de viagem muito mais confortável do que nas classes com preços mais baixos.
  • As refeições também fazem uma grande diferença, pois os passageiros que viajam na Classe Executiva podem escolher o que comer e quando.
  • Os serviços de embarque e desembarque são aprimorados e todos têm prioridade. 
  • Cada pessoa que viaja na Classe Executiva se beneficia de um Business Kit projetado para melhorar significativamente sua experiência.
  • Acesso total aos lounges da companhia aérea.
  • Bebidas alcoólicas são fornecidas pela equipe da companhia aérea sem custo adicional.
  • Se você estiver interessado em milhas, saiba que as passagens da classe executiva são muito caras.

Em resumo, a Business é uma ótima opção para quem faz voos longos que atravessam vários fusos horários. Também vale a pena mencionar novamente que a tarifa é muito mais alta, pois essa classe é quase exclusiva para pessoas com muito poder aquisitivo.

Primeira classe: o topo de gama

Esta é a categoria com a qual a maioria dos viajantes apenas sonha, pois a experiência de voo é imbatível. Como os serviços oferecidos são personalizados e de luxo, o valor se torna inatingível para a maioria dos passageiros.

  • Cada cabine de Primeira Classe é privativa e individual. 
  • O cardápio é personalizado e preparado no horário que o passageiro escolher, para que ele possa saborear uma refeição preparada na hora.
  • Os assentos são 100% reclináveis e podem ser convertidos em camas confortáveis.
  • Acesso total às salas VIP, e pode até haver salas exclusivas para quem viaja na Primeira Classe.
  • Banheiro privativo totalmente equipado.
  • Embarque e desembarque prioritários.

Considerações ao escolher uma classe 

  • Negócios ou férias: Se estiver viajando por motivos de negócios, provavelmente vai querer priorizar o conforto e o relax, especialmente em voos longos. Por outro lado, se estiver saindo de férias, talvez queira economizar algum dinheiro na passagem e investir no destino.
  • Voos curtos ou longos: A classe econômica é a melhor para voos curtos, enquanto os voos longos (mais de 5-6 horas) merecem uma classe superior pelo conforto que proporcionam. 
  • Orçamento: Este é o ponto que define a escolha de mais de 90% dos passageiros. Considere o tipo de experiência que você deseja e se está disposto a investir nela.
  • Espaço pessoal: As pessoas altas ou que precisam de muito espaço para se movimentar requerem uma classe superior com assentos largos.
  • Bagagem extra: as classes mais altas geralmente permitem o transporte de mais bagagem, que também é manuseada com mais eficiência.

Como você pode ver, há vários aspectos a serem considerados ao comprar uma passagem aérea, embora o orçamento seja geralmente o fator decisivo.

É possível fazer upgrade?

Sim, é perfeitamente possível fazer upgrade de seu voo na maioria das companhias aéreas, mas também é preciso dizer que as opções e condições dependem da companhia aérea que presta o serviço. A seguir, algumas maneiras de fazer upgrade:

  • Upgrades pagos: Dependendo da companhia aérea, pode ser oferecido um upgrade antes do voo ou no check-in. Obviamente, você terá que pagar uma taxa extra.
  • Programas de fidelização: Se você for membro de um programa de fidelidade, verifique suas milhas/pontos acumulados para ver se pode receber um upgrade gratuito.  
  • Ofertas: às vezes, a companhia aérea oferece descontos em upgrades no momento da reserva, do check-in e até mesmo no balcão do aeroporto. Essas ofertas tornam o preço padrão muito mais barato.

É importante observar que a disponibilidade de upgrades pode variar e não é uma garantia. As companhias aéreas geralmente dão prioridade aos membros do programa de fidelidade e àqueles com status elite.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre as Diferentes tipos de passagens aéreas? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Quais são as principais diferenças entre a classe econômica e a classe executiva?

A classe econômica oferece serviços básicos com assentos mais próximos e menos espaço, enquanto a classe executiva oferece assentos mais espaçosos, refeições personalizadas, embarque prioritário e acesso a lounges.

Qual é a diferença entre a classe econômica e a classe econômica premium?

A classe econômica premium oferece mais espaço entre os assentos, maior reclinação e pode incluir embarque prioritário, mas geralmente não possui serviços especiais como na classe executiva.

Vale a pena fazer um upgrade de classe?

Depende das suas preferências pessoais e do seu orçamento. Se você valoriza conforto e serviços adicionais, um upgrade pode ser uma boa opção. No entanto, é importante considerar o custo extra envolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado