Pular para o conteúdo

Explorando sabores: benefícios e desafios de diminuir o açúcar da dieta

O açúcar é visto como vilão nas dietas, mas tem seu papel no organismo. Saiba como diminuir o açúcar da dieta sem comprometer a saúde.

É difícil conhecer alguém que desconheça a importância de uma dieta equilibrada sobre a saúde como um todo (física, mental e emocional). E os cuidados com a alimentação são fundamentais para todos, desde pessoas saudáveis até aqueles que apresentam problemas de saúde.

Várias dietas enfatizam que é preciso reduzir (ou evitar) o consumo de açúcar. Mas esse ingrediente também possui importância para o organismo. Boas dietas envolvem a diversificação de tipos de alimentos, a frequência e a intensidade do consumo. Por isso, veja a seguir mais detalhes sobre esse assunto e quais momentos são os mais adequados para comer um pedaço da sua barra de chocolate meio amargo preferida!

Benefícios do consumo de açúcar

Desafios de diminuir o açúcar
Desafios de diminuir o açúcar Foto: Freepik

Muita gente já sabe os benefícios em reduzir o consumo de açúcar, desde a otimização do metabolismo, a redução do risco de diabetes tipo 2 até a melhora da saúde cardiovascular (com diminuição dos níveis de colesterol e pressão arterial). Além da melhora da saúde dental (com menos risco de cáries e outros problemas) e redução da fadiga.

Porém, na ânsia de seguir determinada dieta, muita gente acaba tirando o açúcar da rotina, o que traz problemas. Um deles é a perda de um elemento essencial para dar energia ao organismo, já que se transforma em glicose e é fundamental para o funcionamento do corpo, especialmente do cérebro, dos rins e da retina.

Ao ficar com deficiência de glicose, sintomas como vertigem nos olhos e dor de cabeça começam a aparecer e se tornar frequentes. A glicose também é vital para ajudar na proliferação de bactérias que compõem a flora intestinal. E o açúcar é fonte de nutrientes diversos (como magnésio, cálcio, sódio, ferro, entre outros). Por isso, é preciso cuidado antes de cortá-lo (bem como outros alimentos).

Desafios em diminuir

Reduzir o consumo de açúcar pode ser bastante desafiador. Uma das razões para isso é que quem leva uma vida muito agitada, muitas vezes acaba apostando em alimentos rápidos e fáceis de comer (como processados ou doces). Ter um consumo equilibrado e saudável de açúcar requer mudar alguns hábitos alimentares e pode demandar mais planejamento.

Outro desafio se relaciona ao fato de alimentos com altas taxas de açúcar serem amplamente disponíveis e consumidos. Na hora de tomar um café com amigos ou de dar presentes (como bombons, biscoitos açucarados, entre outros), é comum sempre haver algum doce, que, na cultura brasileira, também é muitas vezes associado a afeto. Sem falar que é igualmente comum encontrar açúcar em eventos sociais diversos (em alimentos e bebidas, seja em festas de aniversário e casamento, seja em festas e baladas).

Dicas para moderar o consumo

Diminuir o açúcar da dieta
Diminuir o açúcar da dieta Foto: Freepik

Reconhecer a necessidade de uma dieta equilibrada e os riscos do consumo excessivo de açúcar não implica retirá-lo totalmente da sua rotina. Recomendações da Organização Mundial da Saúde orientam que o açúcar deve corresponder a 10% do total de calorias consumidas por dia.

Uma dica básica é: faça com que a maior parte do açúcar que você consome venha de frutas. Além disso, retire o açúcar branco de doces e bebidas e o substitua por outros ingredientes (como mel, açúcar mascavo e melaço). Ao consumir doces, privilegie aqueles com menos açúcar, como os chocolates meio amargos.

Mesmo fazendo essa substituição, o principal é que o consumo seja moderado. Isso é especialmente importante em países como o Brasil, no qual 85,4% das pessoas adicionam açúcar a alimentos e bebidas, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Outro cuidado importante é ler com atenção o rótulo de todos os alimentos comprados no mercado, a fim de conferir a taxa de açúcar de cada um deles. Isso vale especialmente para pães, massas e bolachas. Ao constatar que é uma porção elevada, busque alternativas mais saudáveis.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado