Se você quer ficar por dentro de todos os tipos de gírias do League of Legends, basta conferir os tópicos abaixo com todas as explicações e exemplos!
Gírias do League of Legends
Como qualquer tipo de jogo que faz sucesso, o League of Legends possui o seu próprio vocabulário usado muito pela comunidade. Se você não quer ficar de fora e quer entender o que todos estão falando, confira abaixo os principais tipos de gírias e seus significados e alguns exemplos.
Gírias e expressão: mapa
- Lane: A gíria Lane é usada para indicar caminhos, vias ou faixas, no total são 3 tipos de caminhos (trilhas) que o jogadores passam para ir até a base do oponente que são: Top Lane (trilha do topo), a Mid Lane (trilha do meio) e a Bottom Lane ou Bot Lane (trilha de baixo).
Exemplo: “Os dois vão Top e eu vou Mid” – “Os dois vão na trilha do topo e eu vou na trilha do meio”.
- Jungle: É a floresta que está presente entre os caminhos no qual possa ter monstros para serem eliminados e adquirir buffs e dinheiros.
- Minions: São as criaturas que se geram na sua base e vão ao caminho em direção a base do inimigo, criaturas que não são controláveis.
- Waves: É um grupo de minions que geram e avançam pelas lanes.
Exemplo: “Eu vou limpar aquela wave e voltar aqui”
- Fog: A palavra Fog significa “névoa” que são aquelas partes escuras no mapa que quando um personagem entra, não se pode ver nada.
- Face Check: Essas duas palavras significa “checar com o rosto”, no qual se passa quando o player entra no Fog (névoa) sem antes usar skills ou itens que possam revelar o caminho.
- Ward ou “Wardar”: É itens que mostram a visão sobre a área de batalha, no qual Ward é o ato de usar os itens ou skills que revelam a Fog.
Gírias e expressão: combates
- Bot gap: Significa que o jogador de uma posição é melhor que o adversário na mesma posição.
- Push: Significa avançar ou empurrar, no caso do game, é utilizado quando a equipe avança em uma Lane limpando os Waves e destruindo as torres.
Exemplo: Push Top! (Avança na trilha do topo!)
- Gank: Significa “emboscada”, no qual se fala quando os campeões saem da Lane e vão a outra Lane adversária e surpreendem o inimigo.
- Split ou Split Push: Significa “dividir”, ocorre quando a equipe reunida se separa para atacar em vários pontos ao mesmo tempo. Pode também um jogador fazer isso, enquanto a sua equipe ataca em outra direção.
- Startar ou “dar engage”: Significa “iniciar um combate”, quando a equipe se organiza para começar a ação.
- Disengage: É o oposto do Startar, no caso é quando a equipe foge da batalha que está acontecendo.
- Dive: Significa “mergulhar”, que acontece quando você vai de atrás do inimigo mesmo quando está sendo atacado pela torre.
- Flank: É a retaguarda da equipe ou de um jogador.
Exemplo: “Deixa que eu pego o Flank”
- TF: TF é uma sigla que significa “Team Fight, no qual acontece quando as duas equipes dão engage que envolve a maioria ou até todos.
- Ace ou Wipe: É quando todos os jogadores de uma equipe morrem.
Exemplo: “Vamos levar wipe agora”
- Bait: Significa “isca”, no qual ocorre quando a equipe monta uma estratégia para atrair o inimigo em uma situação de desvantagem.
Exemplo: “Eu vou baitar e você pegam”
- Last Hit: Significa “Último golpe” que ocorre quando o jogador finaliza um inimigo ou até mesmo uma criatura, no qual recebe buff, kill e dinheiro.
- Farm: Significa “angariar”, ocorre quando o jogador adquire dinheiro e experiência quando elimina as criaturas ou inimigos.
Exemplo: “Não entre em TF antes de farmar”
- Feed: Significa “alimentar”, ocorre quando um player é eliminado várias vezes para o inimigo, no qual deixa ele mais forte ainda.
Exemplo: “Se você for por aí só vai de feedar”
- DPS: É uma sigla que significa “dano por segundo”, que no caso seria o dano que o jogador fez ao total.
Exemplo: “Está com quantos de DPS?”
- Burst: Significa “estouro”, ocorre quando o jogador consegue causar muito dano em um único golpe.
- KDA: Sigla que significa “Kills, deaths e assists” que em português fica como “abates, mortes e assistência, podendo ver no seu placar do jogo.
Exemplo: “Terminei a partida com KDA de 10/2/7”
- Poke ou “Pokear”: Significa “cutucar”, no qual ocorre quando o jogador ataca o inimigo em uma local onde o oponente não consegue avançar imediatamente.
- Harass: Significa “molestar”, ocorre quando você incomoda um inimigo em qualquer local do mapa.
- Juke: Foi criado pela comunidade que tem o significado de “enganar o oponente”, ocorre quando você usa a skills de uma maneira que consegue driblar o oponente.
- Zonear: Tem o significado de “controlar uma zona”, ocorre quando você usa skills ou itens para ter o controle de uma parte do mapa.
- Shadow ou Ghost: Essas duas palavras tem seus significados, sendo assim Shadow se refere a “sombra” e Ghost se refere a “fantasma”. Quando é falado em usar uma dessas duas palavras em alguém, tem o significado que o jogador irá dar cobertura ao parceiro no qual está escondido no Fog.
Gírias e expressão: campeões
- Pick: Significa “escolha”, é as opções de campeões para a determinada partida.
Exemplo: “Vai pickar quem?”
- Meta Pick e Meta Ban: Essas duas frases tem o significado de escolhas e banimento de um campeão usado, na base do metagame, no qual é identificado um personagem muito forte, fora do comum e é banido rapidamente.
- Blind ou “Blindar”: Significa “cego”, ocorre quando você escolhe um personagem sem pensar nos counters que você pode levar.
Exemplo: “Vou blindar Fiora”
- Frontline e Backline: são os campeões que ficam na frente e atrás das lutas. Normalmente os Frontlines são os mais fortes e os Backlines os mais frágeis no qual liberam mais danos.
- Counter: Tem o significado de “combater”, sendo um personagem que tem habilidades ideais para combater o outro. Também é usado como uma expressão, se referindo a habilidades usadas como resposta a outras.
Exemplo: “Depois que ele pickar, eu countero”
- Build: Significa “construir”, ocorre quando você monta uma forma de habilidades e itens no seu campeão.
- OP: É uma sigla que significa overpowered que em português tem o significado de “superpoderoso”. Nada mais é o campeão roubado, mas a sigla também pode ser referida a habilidades e itens.
Exemplo: “Esse Champion é muito OP!”
- Off Tank: São os campeões híbridos que causam um excelente dano.
- ADC: É uma sigla de “Attack Damage Carrier”, ocorre quando um personagem causa muito dano por segundo, sendo que acaba carregando um time.
- MVP: É a sigla de “Most Valuable Player”, que é o campeão mais valioso da equipe, no qual é definido com as estatísticas no final da partida.
- Team Comp: Significa “composição do time”, que se refere ao geral dos campeões que foram escolhidos pelos 5 players.
Exemplo: “Essa Team Comp está horrível”
- Power Spike: Significa “pico de poder”, no qual é os momentos da partidas que o campão fica muito mais forte por upar ou obter itens.
Gírias e expressão: habilidades
- Range: Significa “alcance”, que é a distância de efeito que o ataque tem sobre o inimigo.
- Buff e Debuff: Significa “polir”, no qual Buff ocorre quando um personagem recebe um bônus em seus atributos, podendo ser através de skills, patches de atualização ou até mesmo as recompensas por eliminar as criaturas do mapa. Já o Debuff é quando você recebe coisa ruins como a lentidão, diminuição de defesa ou de ataque e muito mais.
Exemplo: “Mordekaiser foi muito buffado no último patch”
- Stun: Significa “atordoar”, no qual se refere quando um personagem é atingido por um efeito que impede que ele use skills e andar por alguns segundos.
Exemplo: “Eu Stunei ele!”
- Silence: Significa “silêncio”, que no caso é um efeito que impede de um personagem use a skill por alguns segundos, mas permitindo normalmente a movimentação.
- Slow: Significa “lentidão”, no qual se refere a um efeito que diminui a velocidade de ataque ou movimentação de um campeão.
- Knockup: É um efeito que foi causado por habilidades que podem ser enviados pelo ar por um tempo.
- Gap Closer: Podemos dizer que a melhor tradução para essa fase é “encurtador de espaço”, que ocorre quando qualquer skill pode ser usada para aproximar-se mais rapidamente ao oponente.
- Heal: Significa “curar”, que é as skills ou itens que são capazes de recuperar a vida.
- CC: É uma sigla para Crowd Control que em português fica como “controle de multidões”, no qual se refere a habilidade que podem limitar a quantidade de jogadores ativos na luta por alguns segundos.
Exemplo: “Vou dar CC neles”
- Stack ou “Stackar”: Significa “acúmulo”, ocorre quando você consegue aplicar efeitos de grande acúmulo no inimigo, seja de Buffs ou Debuffs.
- Ult: Sigla de “ultimate”, sendo a mais forte e última skill de um personagem.
- Cooldown: Significa o tempo de recarga de uma skill.
- Counter: Significa “combater”, no qual se refere nas habilidades usadas para anular ou limitar uma outra habilidade, essa expressão também é usada para a definição de personagens fortes contra outros.
Gírias e expressão: jogadores
- Smurf: São players já experimentes que estão jogando com outras contas novas, contra jogadores abaixo do seu nível.
- Troll: São players que estão ali só para atrapalhar, fazendo as coisas tudo de propósito, não ajudando em lutas, xingando os outros, entre outras coisas.
- KS: É uma sigla de “Kill Stealer” que em português fica como “ladrão de Kill” ou sigla dada para “Kill Steal” que em português se entende como “Roubo de Kill”. Essa frase significa que um jogador levou a kill de forma de roubo, que não ajudou e deu somente o golpe final.
Exemplo: “Aquele cara está dando muito KS”
- Flex: Significa “flexível”, no qual se refere ao jogador que fala no início de partida que joga em qualquer posição.
- Roaming ou Roamer: Significa “vagar” ou “perambular”, é quando o jogador não fica focado em uma Lane e sim fica vagando pelo mapa procurando oportunidades de ataque.
Outras gírias e expressões
- Metagame ou “Meta”: É uma referência a todas as características de campeões, itens, estratégias, para poder definir o que é bom e o que é ruim.
- GG: Sigla dada para “Good Game”, que é utilizada somente no final da partida como um tipo de cumprimento aos jogadores.
- GGWP: Essa sigla dá a continuidade da sigla GG, tendo como significado “Good Game, well played” que em português tem o significado de “Bom jogo, meu jogador”, servindo como um cumprimento e elogios aos inimigos por jogarem bem.
- GLHF: Sigla de ‘Good Luck, have fun” que em português significa “boa sorte, se divirta”, sendo considerado como um cumprimento gentil no início de partida.
- FF: Sigla de “Forfeit” que tem o significado de “rendição”, ocorrendo quando uma equipe admite que não podem vencer o oponente.
- Buff: Significa “polir”, ocorre quando um campeão, criatura, item ou skill recebe uma atualização que o torna mais forte.
- Nerf: Significa “enfraquecer”, ocorre quando um campeão, criatura, item ou skill recebe uma atualização que o torna mais fraco.
- AFK: Sigla de “away from keyboard” que em português tem o significado de “longe do teclado”, no qual ocorre quando um jogador fica ausente em qualquer momento por qualquer tipo de motivo.
- Izi: É uma palavra que no Brasil falamos como “Easy” que significa “fácil”, sendo que essa expressão é usada para provocar o inimigo dizendo que a partida está fraca.
- Snowball: Significa “bola de neve”, no qual ocorre quando uma equipe se aproveita de uma situação para expandir a vantagem da equipe rival.
- Rage e Rage quit: Significa “ira”. Rage se refere ao jogador que perde a calma e começa do nada a xingar todos no game. Já o Rage Quit é quando o jogador se estressa e sai da partida.
Confira também:
- Gastos do League of Legends
- Jogos Offline para PC!
- Os jogos mais jogados do mundo!
- Os jogos mais difíceis da história!
- Os melhores jogos mais realista para PC!
- Jogos multiplayer de terror!
E aí, gostou desse artigo?
Hoje falamos sobre as gírias que os jogadores de LoL usam muito em partidas, mas lembrando que além desse tipo de conteúdo, existe muitos outros bem interessantes em nosso site Portal KD, não deixe de conferir!
Perguntas frequentes
Qual é o valor do League of Legends?
O League of Legends é um dos games de PC mais jogados do mundo, pois além de todas as suas características bem detalhadas, podemos ver que até hoje ele é gratuito, sendo assim um dos fatores de ser um jogo muito bem falado e com vários players ativos.
Em que ano se passa o League of Legends?
A história do League of Legends se passa no ano de 2000, quando os jogos do MOBA ficaram em alta entre os jogadores, no qual dois títulos dessa época foram fundamentais para a criação do League of Legends.
Amante de diversos tipos de games, joga e entende perfeitamente todos os lançamentos e os mais hypados do momento (mas Free Fire é o preferido). Ao longo dos últimos anos construiu muita experiência na área dos games, e posta novidades todos os dias aqui no portal KD e no perfil ff_braba77 no TikTok. Fique ligado!