Pular para o conteúdo

Conheça as diferenças entre a higiene de bebês meninos e meninas

Veja como fazer a limpeza de meninos e meninas da forma correta

Você sabia que existem diferenças entre a higiene de meninos e meninas? Na hora de dar banho, alguns pais ficam apreensivos sobre como fazer a higienização correta, já que os bebês são frágeis e não possuem um sistema imune maduro, o que os deixam mais suscetíveis a infecções.

Essa preocupação é compreensível porque a higiene pessoal dos bebês é importante para evitar doenças, como a infecção urinária. Por isso, limpar corretamente com toalhinhas umedecidas todas as vezes que fizerem xixi ou cocô é fundamental.

Como fazer a higiene das meninas?

As meninas são mais propensas iànfecção urinária devido à proximidade dos orifícios da vagina e do ânus, sendo que os micro-organismos presentes nas fezes podem contaminar o trato urinário.

Para limpá-las, os cuidadores podem usar algodão embebido em água morna e fazer movimentos únicos da frente para trás de modo a não trazer os micro-organismos da região anal para a vaginal.

Os pais podem e devem abrir os lábios vaginais para retirar os restos de creme e sujeira, fazendo a higienização de forma completa. É importante seguir essa limpeza antes do banho também.

higiene de bebês meninos e meninas
Foto: Freepik

Como fazer a higiene dos meninos?

Os meninos nascem com a glande (cabeça do pênis) coberta por uma camada de pele (chamada prepúcio), de forma total ou parcial. Essa condição é conhecida como fimose fisiológica. O prepúcio protege a glande do contato com as fezes, a urina e a fralda, evitando infecções e irritações.

Nos primeiros anos de vida, a pele se descola naturalmente e, caso esse descolamento não ocorra, o pediatra pode indicar procedimentos que ajudem a descolar o prepúcio. Por isso, não é preciso massagear o pênis do bebê para que a glande se desprenda. Na troca de fraldas, a higienização deve ser feita com algodão e água morna, de frente para trás, da mesma forma que para as meninas.

Após o banho, os pais precisam higienizar o prepúcio, o que deve ser feito com um algodão embebido em água morna, aplicado na região de forma leve, puxando levemente a pele para trás.

Esse procedimento não causa dor na criança, apenas um leve incômodo. Por isso, se o bebê tiver algum comportamento incomum, é bom procurar um pediatra para que ele possa avaliar se o local não está inflamado ou infeccionado.

Dicas gerais para fazer a limpeza correta do bebê

Todas as vezes que o bebê, independentemente de ser menina ou menino, fizer cocô ou xixi, é preciso limpar corretamente a região íntima para evitar infecções, alergias, sensibilidades e incômodos, que podem gerar choros.

Independente da estação, a temperatura da água para dar banho no bebê deve estar entre 36,5 ºC e 37,5 ºC. Quando estiver muito frio, procure vedar as entradas de ar para manter o local aquecido.

Procure separar todos os acessórios para dar banho no bebê antes de começar. Separe sabonete, fraldas, roupinhas, algodão, pomada, toalha e brinquedos para distrair o pequeno. Durante as trocas de fralda e o banho, a atenção deve ser inteiramente no bebê, a fim de evitar acidentes.

Embora os lenços umedecidos tenham se tornado itens bastante comuns, evite usá-los em todas as trocas de fraldas. O perfume do álcool presente na fórmula e o atrito desse lenço com a pele do bebê podem causar alergias e irritações. O melhor item para limpar a região íntima do bebê e remover toda a sujeira é o algodão embebido em água limpa. Ele não tem produtos que irritam a pele e não causa alergia.

E aí, gostou do artigo?

Acesse página principal do a Portal KD para conferir nossos conteúdos, lembre-se de avaliar o post com as estrelinhas e deixar o seu feedback!

Como fazer a higiene das meninas?

Para limpar as meninas, use algodão embebido em água morna, fazendo movimentos únicos da frente para trás para evitar contaminação da região anal para a vaginal. Abra os lábios vaginais para retirar restos de creme e sujeira.

Como fazer a higiene dos meninos?

Limpe os meninos com algodão e água morna, de frente para trás, evitando massagear a glande. Após o banho, higienize o prepúcio com algodão embebido em água morna, puxando levemente a pele para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado