O IPTU DF é um imposto obrigatório, como qualquer outro, e acaba se tornando um dos impostos que é pago sempre no começo do ano. A prefeitura diz que esse imposto é fundamental para gerar recursos para o município, e essa taxa é uma das principais partes e despesas do cidadão no primeiro semestre.
O que é IPTU?
O IPTU é um imposto cobrado anualmente pelo município sobre a propriedade imobiliária. O valor do imposto é calculado considerando o valor venal do imóvel, ou seja, o valor que seria obtido na venda do bem em mercado livre.
O valor venal do imóvel é determinado pelo município e pode ser alterado a cada ano. A base de cálculo para o IPTU é definida em lei e é aplicada de forma uniforme a todos os contribuintes.
O IPTU é cobrado no início do ano e pode ser parcelado em até 10 vezes, sem juros. Em alguns municípios, é possível obter descontos no pagamento do imposto, caso o contribuinte esteja em dia com o pagamento de outros tributos municipais, como o ISS.
O IPTU é um importante tributo para os municípios, pois representa uma importante fonte de arrecadação. O valor arrecadado com o tributo é destinado às diversas áreas da administração municipal, como saúde, educação, transporte, segurança pública, entre outras.
Como é o pagamento do IPTU DF?
Conhecido como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto pago todo ano pelos proprietários de imóveis, sejam eles salas comerciais, apartamentos, casas e outros. Dessa forma, qualquer propriedade que esteja em área urbana deverá pagar.
Esse tributo é feito a cobrança pela Secretaria da Fazenda de qualquer prefeitura, de cada munícipio, e tem como critérios para variação do seu preço, localidade e avaliação do valor de imóvel para se basear no cálculo do imposto a ser pago.
E é bom lembrar, que em teoria, esse dinheiro fica retido com a prefeitura, com o intuito de usar em prol do munícipio, seja para arrumar iluminação, fazer obras na cidade etc. Fora isso, é bom dizer que donos de salas comerciais, lojas, também precisa pagar esse imposto.
Como consultar e emitir 2 via do IPTU DF?
Para que você consiga consultar esse valor é bem simples, você precisa entrar em contato com a Secretaria da Fazendo pelo site. Veja um passo a passo a seguir:
- Primeiramente, você precisa entrar no site da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, e escolha a opção IPTU.
- Agora, preencha o formulário com os seus dados e do seu imóvel. Assim, informações como CPF e senha são precisos.
Como calcular o valor do IPTU?
A base do cálculo do IPTU é usada pela prefeitura do Distrito Federal é o valor de venda do imóvel. Dessa forma, a avaliação desse valor é feita a partir dos dados cadastrados na Secretaria da Fazenda. E tudo é levado em consideração, como a área construída, área do terreno, idade da construção e mais!
E o IPTU DF é um tributo que pode ser pago tanto a vista como parcelada. Assim, quem paga o imposto a vista, tem desconto. E a quitação em parcelas, por sua vez, que o contribuinte mão fique pendente com a cidade.
Agora, em relação as taxas, as cobranças para imóveis residenciais, comerciais e lotes são diferentes. Logo, para os imóveis comerciais, o percentual é de 1%, para os imóveis residenciais, o percentual é de 0,3% e para terrenos é de 3%.
Como fazer o pagamento do IPTU DF?
Segundo o calendário da Secretaria da Fazendo de Brasília, o vencimento do IPTU vai acontecer depois do dia 16 de Maio. E esse pagamento também pode ser parcelado, mas os boletos vão ter valores todos iguais, mas não podem ter valores menores que R$20.
E nessa hora, o sistema da Secretaria da Fazenda pede que você coloque as informações do seu número de inscrição, e qual o ano que deseja fazer a consulta.
Quem tem direito a isenção do IPTU DF?
A isenção do IPTU em Brasília pode acontecer em duas circunstâncias. A primeira é por conta do valor da base de cálculo do imóvel e a segunda, caso o dono seja beneficiário de algum programa de assistência.
Dessa forma, se o valor de base de cálculo, que no caso é o valor de venda do imóvel multiplicado pela alíquota, não exceda o valor de R$233.459,84 no imposto arrecadado, o contribuinte vai estar isento.
E aí, Gostou?
E então, entendeu melhor sobre o IPTU DF? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!
E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!
Perguntas Frequentes
O que é IPTU?
IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, um tributo cobrado anualmente pelo município onde se encontra a propriedade. É um valor calculado sobre o valor venal do imóvel, ou seja, o valor que ele teria se fosse vendido no mercado. O IPTU tem como finalidade arrecadar recursos para o município, que são destinados à manutenção da cidade, como limpeza, iluminação, segurança, entre outros. Além disso, o IPTU também é utilizado para a construção e manutenção de equipamentos públicos, como escolas, parques, postos de saúde etc.
Como puxar o valor do IPTU pela internet?
O serviço de consulta de débitos de IPTU online já é disponibilizado pela maioria das prefeituras. Para saber o valor da dívida, formas de pagamento e imprimir sua guia para quitação, basta acessar o site da prefeitura da sua cidade tendo em mãos o número de inscrição do imóvel.
Hoje estou com 21 anos, e estou escrevendo para vários projetos da TMX, fazendo vários conteúdos diferentes para internet! Atualmente sendo responsável na produção de artigos para o Portal KD relacionados a viagens e finanças. Sempre trazendo muita informação relevante e agregadora para você, leitor!