Pular para o conteúdo

IPTU Salvador: Guia, 2ª via e consulta prefeitura

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Salvador é um imposto cobrado anualmente pela prefeitura da cidade, que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para investir em serviços públicos, infraestrutura e desenvolvimento urbano. E acaba sendo um imposto importante para o governo. Então, continue a ler esse artigo e entenda melhor sobre o IPTU Salvador!

O que é IPTU?

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto municipal que incide sobre a propriedade de imóveis urbanos, incluindo terrenos e edificações residenciais, comerciais e industriais. O IPTU tem como objetivo arrecadar recursos para o município, que são utilizados para financiar projetos e investimentos públicos na área urbana.

A base para o cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o valor estimado pelo município para fins fiscais. Além disso, outros fatores, como a localização, a área construída e o tipo de edificação, também são considerados para o cálculo do IPTU.

A cobrança do IPTU é feita anualmente e pode ser paga em cota única ou parcelada. É importante estar atento aos prazos de pagamento para evitar multas e juros. Em algumas cidades, o não pagamento do IPTU pode levar à perda da posse do imóvel.

Em geral, o IPTU é um imposto importante para o desenvolvimento das cidades e para a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso, é importante que os proprietários de imóveis urbanos cumpram com sua obrigação de pagar o IPTU.

IPTU Salvador
IPTU Salvador, bandeira de Salvador. Foto: Wikipédia

Como acessar 2ª via do IPTU Salvador?

Para acessar o tributo referente ao IPTU Salvador é simples, você pode fazer isso pelo Portal da Secretaria da Fazenda, do SAC ou presencialmente nas prefeituras dos bairros.

E para fazer as consultas aos débitos, você pode seguir o passo a passo a seguir:

O pagamento do IPTU à vista pode ser feito de forma presencial. Agora, o parcelamento deve ser feito pelo site mesmo, na aba “parcelamento administrativo de débitos”.

Print do site da Prefeitura de Salvador
Print do site da Prefeitura de Salvador. Foto: Reprodução

Como fazer o cálculo do valor do IPTU em Salvador?

A base de cálculo do IPTU utilizada pela prefeitura de Salvador é o valor venal do seu imóvel. Dessa forma, a avalição deste valor é feita a partir de todos os dados cadastrais. É sempre levado em consideração a área do terreno, área construída e a idade da construção etc.

E para fazer esse cálculo é simples, você vai pegar os valores da alíquota, que para Salvador está entre 0,1% a 1% para imóveis residenciais, entre 1% a 1,5% para imóveis comerciais e de 1% a 3% para terrenos sem área construída.

IPTU Salvador!

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre o IPTU Salvador? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo nos comentários que vamos ajudar você no que podermos!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é IPTU?

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. É um tributo cobrado pelos municípios para financiar serviços públicos como saúde, educação, segurança, transporte, entre outros. É cobrado anualmente e tem como base de cálculo o valor venal do imóvel. O pagamento do IPTU é obrigatório para todos os proprietários de imóveis urbanos localizados no território do município que cobra o tributo.

Como consultar o IPTU pela internet?

A maioria das prefeituras dos munícipios tem o serviço de consulta de débitos de forma online. Você só precisa acessar o site da sua prefeitura com a inscrição do seu imóvel em mãos. E dessa forma você vai saber o valor de forma rápida e simples.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado