Pular para o conteúdo

Jogo de jantar: como escolher e criar uma mesa posta ideal

Jogo de jantar completo para um evento

Quer saber como escolher um jogo de jantar perfeito para a sua mesa? Criando uma mesa posta deslumbrante, para receber aqueles convidados especiais, ou apenas para uma boa janta ou almoço em família? Então confira já, em nosso conteúdo do Blog do KD e saiba mais!

Faz muita diferença ter uma mesa posta bem bonita e arrumada, não é mesmo? Afinal, comemos também com os olhos, e ao sentarmos em uma mesa bem elaborada aumenta o prazer naquela refeição. E nessa montagem e decoração, o jogo de jantar é a grande estrela, sendo o utensílio essencial.

Porém, com tantas opções e peças diferentes, fica até difícil do que priorizar ao escolher um aparelho de jantar. Mas, não se preocupe, neste post você vai encontrar dicas certeiras para arrasar. Confira!

Jogo de jantar completo para um evento
Jogo de jantar. Foto: Reprodução

Dicas para escolher o jogo de jantar ideal

Sua finalidade principal é servir refeições, sendo que cada peça possui uma função específica. Geralmente, um jogo de jantar pode participar de diferentes ocasiões, formais ou informais, dependendo da composição no geral. Cada item tem uma função e deve participar em uma mesa posta conforme o menu da ocasião.

O aparelho de jantar completo possui diferentes tipos de pratos, tais como pratos rasos, fundos e para sobremesa, além de xícaras de chá e pires. Isso pode variar de marca para marca. Alguns jogos têm o acréscimo de xícaras para café com pires, tigelas para servir, bowls, travessas, sousplat e pratos para pão.

São disponibilizados em diferentes quantidades de itens, os mais comuns são os jogos de 20, 30 e 42 peças, mas há jogos com 72 peças ou mais. As opções são diversas e para todos os estilos, podendo variar de designs, formatos, cores, estampas, e muito mais.

Para montar uma mesa posta incrível, aposte em jogos de jantar completos com visual diferenciado e de boa qualidade. Assim, fica fácil de surpreender a todos os convidados e familiares, além de usufruir de refeições em um ambiente charmoso.

Para te ajudar, reunimos as dicas a seguir para você escolher o aparelho de jantar ideal, veja:

Confira as peças que compõem o jogo

O primeiro passo é analisar cada peça que é composto o aparelho de jantar, verificando quais são essenciais para suas necessidades. Como já falamos anteriormente, as peças básicas são os pratos, pires e xícaras de chá, mas possuem jogos de jantar que contemplam outras peças.

Mesa posta em jantar festivo de Natal
mesa posta em jantar de Natal. Foto: Reprodução

Opte pelos aparelhos de jantar com maior quantidade de peças

Muitas vezes o número de pessoas na sua casa é pequeno, o que pode te levar a comprar um aparelho de jantar de 20 peças, que equivale a 4 lugares na mesa, por exemplo. Porém, recomendamos sempre comprar um jogo maior para quando receber visitas montar uma mesa posta bonita e completa.

O jogos de 30 peças possuem 6 pratos fundos, rasos e de sobremesa, com 6 pires e xícaras de chá. Os aparelhos de jantar com 42 peças, além desses itens, tem o acréscimo de 6 pires e xícaras para café. Para mais lugares, prefira uma maior quantidade de peças para sempre estar preparado em qualquer ocasião.

Conheça também: Piscina moderna: ideias para transformar sua área de lazer!

Mesa posta chique com aparelho de jantar branco e talheres dourados
Mesa posta com jogo de jantar branco. Foto: Reprodução.

Tenha, pelo menos, dois jogos de jantar

Essa dica é valiosa, principalmente para quem gosta de uma mesa posta completa. Você pode utilizar um jogo para o dia a dia e o outro para ocasiões especiais ou formais. Outra possibilidade é poder mesclar as peças e ter um “terceiro jogo de jantar”, o que depende dos estilos dos jogos escolhidos.

Há a possibilidade de comprar peças avulsas para complementar os jogos, ou ter mais opções no momento de decorar a mesa. Assim, tanto você e sua família como seus convidados podem usufruir de uma mesa posta decorada com refeições mais interessantes.

Aprenda: Como decorar uma cozinha pequena e simples!

Garanta peças de boa qualidade

Nem sempre o mais barato é o que possui melhor custo-benefício. Busque escolher as peças de boas marcas, que possuam bom acabamento e materiais de qualidade.

Os dois materiais mais utilizados na fabricação dessas peças são a porcelana e a cerâmica. Para quem gosta de delicadeza, toque clássico e requinte, as peças em porcelana são as ideias. Já as de cerâmica, possuem um toque mais rústico, e até artesanal, mas muitas vezes é elegante e cabe em várias ocasiões.

Diversos pratos de diferentes cores e texturas
Diversos pratos. Foto: Reprodução.

Pense na decoração da mesa

É fundamental combinar todos os itens de uma mesa posta, sendo importante atentar-se para harmonizar a paleta de cores, design, e demais elementos. Há modelos com estampas diferenciadas que transmitem autenticidade e estilo.

Outros modelos neutros e lisos, são versáteis para utilizar em diversas ocasiões e para combinar com outros jogos de jantar e com muitos outros elementos na mesa posta.

Uma dica é optar por um jogo liso e outro estampado, que dê para harmonizá-los entre si. Assim, você terá mais opções para mesclar as peças e não vai enjoar sempre de um mesmo design.

Como conservar o sofá por muito mais tempo? Veja já!

Jogo de jantar moderno e sofisticado
Jogo de jantar chique. Foto: Reprodução.

Seja criativo ao criar a mesa posta

Saiba que para cada refeição existe um tipo de mesa posta. Uma mesa para café da manhã é diferente de uma mesa para almoço ou jantar. E ainda, pode variar conforme a formalidade ou a casualidade da ocasião, e até mesmo da data comemorativa.

De modo geral, os itens para montar uma mesa posta são:

  • Toalha de mesa, jogo americano, guardanapos e sousplat
  • Aparelho de jantar
  • Faqueiro
  • Taças e copos

E ainda, pode ter tigelas, bowls, travessas, anel de guardanapo, jarra, bule, saleiro, entre outros. A decoração da mesa pode conter arranjos de flores, frutas, velas e adornos diversos. A posição de cada item também é importante, sendo essencial respeitar conforme a refeição.

Confira ainda: Como escolher o melhor papel de parede para quarto!

A maneira de como montar uma mesa posta
A forma correta de montar uma mesa posta. Foto: Reprodução.

Uma dica de ouro é sempre preferir por estampas e cores de uma mesma tonalidade ou paleta de cores, pois é mais fácil de harmonizar todos os itens e criar composições interessantes. Seja criativo ao montar a decoração da mesa utilizando variadas combinações dos utensílios e enfeites de mesa. Não tenha medo de testar e refazer, afinal, o resultado pode te surpreender.

Saiba Mais: Conta alta? Conheça os aparelhos que mais gastam energia!

E aí, gostou?

Viu, como não é difícil escolher o jogo de jantar ideal para criar uma decoração de mesa posta incrível? Você pode realizar diversas combinações e dar seu toque especial em cada ocasião. Gostou do post? Conte aqui para gente o que mais te chamou a atenção e compartilhe com seus amigos! Acesse nosso site do KD e saiba mais!

Perguntas Frequentes

Quais os itens necessários para montar um jogo de mesa completo?

Toalha de mesa, jogo americano, guardanapos e sousplat, aparelho de jantar, faqueiro, taças e copos.

A qualidade é importante para montar um jogo de jantar?

Sim, a qualidade é fundamental, para garantir um jogo de jantar muito bonito, versátil e com maior durabilidade!

Comprar um jogo de peças maios, é necessário?

Sim. Ainda que em sua casa, tenha apenas 4 pessoas por exemplo e você poderia comprar um jogo com apenas 20 peças, garantindo uma linda mesa para as pessoas da sua casa. É importante estar preparado para receber visitas, com uma mesa posta completa e muito bonita, sendo assim, comprar um jogo de peças maior que o número de pessoas que moram em sua casa, é necessário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado