Pular para o conteúdo

Marketplace no Brasil: o que é e como mudou a forma de comprar

Com a popularização do marketplace no Brasil os clientes têm mais praticidade de comprar e receber os pedidos em casa. Se antes era necessário comparar preços antes de gastar dinheiro nos varejos físicos, atualmente não é mais necessário que os consumidores saiam de casa, porque, de maneira simples, conseguem encontrar o que precisam com apenas alguns cliques.

Para ter controle das compras feitas pelos consumidores, você tem a possibilidade de realizar integrações para Amazon, ao escolher uma plataforma robusta que te auxilie a gerenciar pedidos de forma simples e segura. Se atrasos no envio dos pedidos ocorrerem, ou as tarefas forem muito repetitivas, é possível solucionar essas questões por meio da ferramenta de gestão da Base.com.

O que é um Marketplace?

Pessoa comprando com celular em Marketplace no Brasil
Foto: Pixabay

O marketplace é um canal digital que facilita a compra e a venda de milhares de produtos, como roupas, calçados e maquiagens. Entenda que este é um site ou aplicativo que reúne centenas de lojistas que vendem todo tipo de mercadoria e praticam diferentes tipos e preços.

Com uma boa quantidade de produtos em estoque, excelente diversificação das categorias de itens e valores correspondentes às mercadorias, os clientes podem se interessar em comprar não apenas um, mas vários itens ao mesmo tempo. O diferencial do marketplace no Brasil se dá também aos benefícios concedidos, como cupons de desconto, frete grátis e ofertas irrecusáveis para boas negociações serem realizadas.

A evolução dos Marketplaces no Brasil

Antes de 2019, as lojas online não eram tão populares quanto hoje em dia, fosse pela demora na entrega dos produtos, pelas poucas opções de pagamentos, e, principalmente, pelo fator da insegurança ou desconfiança por parte dos consumidores. 

Porém, devido à pandemia de Covid-19, o marketplace no Brasil passou por uma evolução e teve um crescimento logo nos primeiros 6 meses de 2020, ao atingir um faturamento de R$ 30 bilhões, devido à praticidade de comprar sem sair de casa.

Adaptação local dos marketplaces globais

Gigantes internacionais, como Amazon e AliExpress, são lojas que adaptaram todos os serviços para as demandas nacionais. Questões de formas de pagamento e envio foram adequadas para os consumidores brasileiros, como a segurança durante o pagamento e política de troca ou reembolso, caso problemas aconteçam no pós-compra.

Adaptação às novas tecnologias

O marketplace no Brasil se adaptou às tecnologias de personalização, blockchain, IA e implementação de chatbots – que auxilia a proporcionar uma experiência positiva aos clientes. Inclusive, muitos vendedores optam por trabalhar com Instagram Shopping e o Facebook Marketplace para realizarem as vendas de produtos e chegarem a um número maior de clientes.

Principais Marketplaces no Brasil

Hoje em dia, o marketplace no Brasil conta com nomes de peso, como Shopee, Casas Bahia, Americanas, Pontofrio, Dafiti, Shoptime, Submarino, Zattini e Madeira Madeira. Certamente você conhece cada uma dessas empresas, e provavelmente já fez a compra com elas, ou com as seguintes:

  • Mercado Livre;
  • Magazine Luiza (Magalu);
  • Amazon Brasil;
  • Leroy Merlin;
  • Zoom;
  • Olist;
  • Netshoes;
  • OLX.

Para o marketplace no Brasil ser bem gerido e não lidar mais com processos repetitivos ou demorados, você tem a possibilidade de contar com a plataforma da Base.com. De maneira simples e eficiente, você consegue fazer integrações e acompanhar os pedidos em todas as suas lojas por meio de um único painel, o que evita a necessidade de permanecer com diversos sites ou aplicativos abertos o tempo inteiro.

Vantagens de comprar por Marketplace no Brasil

Devido à segurança e praticidade, os consumidores optam por comprar via marketplace no Brasil, porque o processo de pagamento é mais prático e os envios ocorrem em tempo hábil. Para fazer compras, é necessário acessar o site da loja desejada ou baixar o app para ter acesso às seguintes vantagens:

  • Variedade de produtos; 
  • Facilidade de compra e comparação; 
  • Possibilidade de ter frete grátis;
  • Garantia da entrega do produto ou dinheiro de volta;
  • Agilidade em pagamento;
  • Segurança e confiança.

Vale comentar que os clientes ficaram muito mais exigentes com o passar dos anos e querem agilidade no processamento do pedido e envio da compra. Se o marketplace no Brasil não possuir uma plataforma eficiente de gestão, os vendedores podem levar o dobro do tempo para ver as encomendas, o que vai fazer com que os compradores cancelem, peguem o dinheiro de volta e procurem os concorrentes.

Para não haver esse tipo de problema, é indispensável realizar a integração entre os seus marketplaces no painel da Base.com. Dessa forma, atividades repetitivas e cansativas de serem feitas são automatizadas, o que pode te auxiliar também a prevenir erros e tornar o processamento das compras e os envios mais rápidos!

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado