Pular para o conteúdo

Quais as melhores dinâmicas para fazer na sala de aula?

Uma das principais e melhores dinâmicas para fazer é a de quebra-gelo que tem a função de ajudar as crianças conversarem e perderem a timidez, bem como o teatro educacional e perguntas e respostas. Através desses conteúdos, é possível auxiliar os pequenos conversarem, solucionar problemas e se conhecerem melhor, principalmente no começo do ano letivo.

É essencial trabalhar esse tipo de conteúdo regularmente em sala de aula, pois as dinâmicas para professores tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento motor, lógico e cognitivo de seus alunos. Para isto, porém, é necessário definir o tipo de atividade que vai ser feita a fim de garantir que todos permaneçam concentrados no que precisa ser feito.

Melhores dinâmicas para crianças: quais são?

As dinâmicas de grupo quebra-gelo são fundamentais para ajudar os pequenos perderem a timidez e ter mais confiança de conversar com os colegas. É muito comum que eles tenham receio, porém, através de brincadeiras divertidas e especiais, é possível ajudá-los no dia a dia a quebrar o gelo!

Quais as melhores dinâmicas para fazer na sala de aula

Perguntas e respostas

Essa dinâmica precisa ter relação com as aulas já trabalhadas em sala de aula, pois é através delas que os alunos vão conseguir responder. Prepare um quizz de 15 perguntas e tenha as respostas separadas, assim, apresente a questão e ouça as respostas, o participante que mais tiver acertos ganha uma recompensa.

Quebra-gelo

Uma das mais clássicas e feitas especialmente para ajudar as crianças é o quebra-gelo, que consiste em fazer perguntas aos pequenos que envolvem: “qual seu nome?”, “qual a sua idade?”. Essa é uma maneira de ajudá-los a se conhecerem e diminuir a sensação de vergonha causada pelo primeiro dia de aula.

Dinâmica do contrato

Trabalhar as dinâmicas do contrato é interessante, pois vai fazer as crianças pensarem em regras de bom convívio para o ano inteiro. Dessa forma, o professor precisa desenvolver um contrato com tudo o que foi dito pelos alunos e pedir que todos assinem como forma de garantia que a promessa vai ser cumprida.

História coletiva

Escolher essa opção de dinâmicas para trabalhar a atenção, vai auxiliar as crianças terem mais concentração no que deve ser feito. Afinal, elas vão contar uma história e cada um deve complementar de onde o colega parou, mostrando que estão ouvindo e pensando em ideias divertidas para dar continuidade.

Resolução de problemas

Mesmo as crianças tem seus próprios problemas e gostariam que fossem resolvidos, por isso, essa é uma das dinâmicas que devem ser trabalhadas em classe. Peça que cada um escreva o que desejariam que fosse solucionado sem se identificar e que dobrem os papéis quando terminarem de escrever para, assim, colocarem dentro de uma caixa.

Deve ser feito um sorteio e tirar papel por papel a fim de conhecer os problemas e pedir que os alunos apresentem as suas ideias para resolver as situações. O professor precisa atuar como um mediador ao longo das dinâmicas para garantir que tudo ocorra bem.

Através dessas dinâmicas, você tem a oportunidade de garantir que os alunos aprendam mais sobre a importância do trabalho em equipe e também sobre entender conflitos e saber como resolvê-los. Com o Minhas Atividades, você encontra essa e uma variedade de dinâmicas que podem ser aplicadas em sala de aula para quebrar o gelo, desenvolver novas regras ou ajudar com a concentração e o foco!

E aí, Gostou?

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quando é o melhor momento para aplicar as dinâmicas?

As dinâmicas, especialmente as de quebra-gelo, são muito importantes no início do ano letivo. Mas é recomendado trabalhar com elas regularmente ao longo do ano para manter os alunos motivados e envolvidos.

Qual o papel do professor na aplicação das dinâmicas?

O professor deve atuar como um mediador, garantindo que as dinâmicas sejam aplicadas de forma organizada e que todos os alunos participem. Ele também deve orientar as discussões e a resolução de problemas.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado