Conheça as características e diferenças entre as principais modalidades de mountain bike — e escolha a sua favorita
No universo do ciclismo, o mountain bike é uma das categorias mais populares e desafiadoras que existem. Esse é um esporte que demanda muito dos competidores, exigindo coragem, técnica, habilidade e resistência para superar obstáculos e trajetos. Ao mesmo tempo, proporciona uma carga incrível de adrenalina que deixará o coração de qualquer um batendo forte!
Contudo, o mountain bike é dividido em diferentes modalidades, cada uma tendo características próprias. Claro, em todas elas são utilizadas bikes mais robustas, que possuem um guidão esportivo apropriado e suspensões diferentes das bicicletas urbanas. Que tal conhecer um pouco mais sobre as particularidades de cada uma dessas modalidades principais? Conheça os detalhes no texto abaixo.
Cross-country
A base do mountain bike é o cross-country, modalidade que combina descidas, subidas e trechos de terreno plano. Não é difícil encontrar uma competição da modalidade, sendo que as distâncias dos percursos podem variar desde as mais curtas até as longas maratonas, que podem variar entre 6 a 10 km.
Os interessados em participar da prática devem estar preparados, já que a categoria exige boa condição física dos participantes e habilidade técnica para superar os obstáculos naturais. A bicicleta dessa modalidade é caracterizada por ser leve e ágil, além de contar com ótima suspensão dianteira e traseira.
Trail
Por sua vez, a categoria trail riding tem foco em aproveitar a jornada, na qual os ciclistas podem desfrutar das paisagens e trilhas do percurso sem se preocupar com as pressões das competições. Essa modalidade tem o equilíbrio entre subidas e descidas e costuma ser de nível técnico moderado, sendo perfeita para quem está atrás de diversão e aventura na natureza.
Então, qual é o objetivo dessa modalidade? Explorar as trilhas e estradas de terra em um ritmo mais tranquilo. Mais do que chegar primeiro ou mais rápido, aqui o que importa é se encantar com as paisagens que a natureza proporciona pelo caminho. É uma categoria que também exige bicicletas mais robustas, mas focando mais em características como durabilidade e conforto.
All-mountain
Se você quer pedalar para superar subidas e ter aquela sensação de que derrotou um grande desafio, a modalidade all-mountain é a que você procura. Essa é uma categoria na qual os atletas precisam vencer percursos desafiadores e variados, que vão desde trilhas técnicas até subidas mais íngremes, com o vencedor sendo aquele que supera esse trajeto no menor tempo possível.
É uma modalidade que lembra muito a enduro, que é uma categoria que tem ganhado mais popularidade no universo do mountain bike. Ou seja, a all–mountain também é uma modalidade que mistura resistência física com habilidade técnica. Por isso, a bike utilizada pela categoria é uma mistura da leveza do cross-country com a robustez do enduro.
Downhill
Já a modalidade downhill é perfeita para quem procura adrenalina pura. Você certamente já deve tê-la visto na televisão: é aquela feita em pistas íngremes ou montanhas, na qual a velocidade é o foco principal. Os trajetos da modalidade são variados, sendo que a competição é disputada em descida única, com o vencedor sendo aquele que supera o percurso em menor tempo. Em alguns casos, os ciclistas podem atingir até 80 km/h de velocidade!
Aqui, é necessária muita técnica e coragem por parte dos atletas, de modo que eles devem superar obstáculos como pedras, rampas e raízes. Para dar conta desses desafios, a bicicleta utilizada pela modalidade é mais robusta, tendo suspensão dianteira e traseira com maior curso. Isso ajuda o ciclista a suportar grandes impactos e a manter o controle e o equilíbrio em altas velocidades.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, é apaixonada por escrever desde criança. Gosta muito de pesquisar sobre esoterismo e significado dos sonhos. Diariamente publica novos conteúdos aqui no Portal KD para trazer as informações o mais completas possíveis sobre diversos assuntos!