Pular para o conteúdo

Montando um PC Gamer: Passo a passo em 2023!

Quer montar um PC para jogos e não sabe por onde começar? Ficou simples agora! Durante esse texto você verá o que precisa, dicas e desempenhos para poder montar um PC Gamer!

Montando um PC Gamer

Nesse artigo você verá com montar passo a passo um PC Gamer top, que possa rodar inúmeros jogos de maneira agradável sem travar. Você primeiro irá conhecer todos os tipos de componentes que precisa ter em seu PC novo ou até mesmo adquirir componentes melhores para o seu PC atual. Lembrando que isso vale até para aqueles que já estão montando um PC Gamer!

Montando um PC Gamer.
PC Gamer. Imagem: Amazon.

Além disso, daremos várias dicas para você conseguir montar um computador em condições, com pouco dinheiro. Portanto, dependendo do que você queira jogar ou para que você quer um PC gamer, poderá ter peças que são um pouco mais caras, então o primeiro passo você deve pensar para que quer um PC Gamer.

Pelo motivo que muitas pessoas procuram maneiras de obter um PC Gamer e queiram escolher as peças sozinhos, fizemos esse artigo com um passo a passo bem explicado para montar um PC Gamer, mostrando valores, os impactos que tem como referência aos jogos e todos os seus componentes.

Processador

Imagem de um processador de computador e sua caixa em azul.
Processador. Imagem: MercadoLivre.

O processador é fundamental para um PC Gamer, sendo o cérebro do seu PC, sendo o segundo componente de maior impacto com o desenvolvimento dos seus jogos e logo atrás vem a placa de vídeo que também é fundamental para o processamentos de dados e arquivos do seu computador.

Para alguns jogos o processador é um componente muito fundamental para ter um bom FPS, que são os quadros por segundo. Porém, é importante saber o que um processador possui: Clock, Núcleos e Threads.

A velocidade do Clock é uma forma de medida de velocidade de processamento em gigahertz (GHz).

os Núcleos são considerados processadores que fazem o seu trabalho individual para poder ajudar uma só tarefa. Nos dias atuais, vários aplicativos usam núcleos em uma só vez.

Os Threads são as linhas de trabalho no qual um processador pode lidar e também podem fazer correlação direta aos núcleos, porém, muitos processadores hoje em dia, permitem o uso de mais que uma linha de trabalho.

Os núcleos e a Velocidade do Clock, servem para medir o desempenho dos processadores da mesma geração. Ou seja, um processador lançado em 2017 não vai ter o mesmo efeito do que o mesmo processador no ano de 2019, pois eles aprimoraram tudo. Então sempre recomendamos que você faça uma compra de processador do ano, ou pelo manos atualizada.

Processador Intel

Os processadores Intel são conhecidos por ter um desempenho de um único núcleo mais forte, fazendo com que seja recomendado para jogos. Portanto, muitas pessoas acabam reclamando do seu preço e as restrições ao overclocking.

Processador AMD

Os processadores AMD são conhecido por ter um desempenho multi-core mais forte, fazendo que seja recomendado para tarefas diversas. Ao logo dos anos, os processadores AMD conseguiu um desempenho de um único núcleo bem grande, quase alcançando a Intel. Além do mais, os criadores do Processador AMD tendem a melhorar ainda mais o seu desempenho e garante as pessoas que será mais barato e de altíssima qualidade.

Placa Mãe

A placa mãe é outro componente fundamental, no qual deve adquirir conforme a escolha do seu processador. Podemos até dar um exemplo melhor para as pessoas entender de uma outra forma, se o processador é o cérebro de um PC, a placa mãe é o coração, então realmente é um componente que não pode faltar.

É na Placa mãe que todo o sistema é direcionado, todas as funções que você deseja, ela que transmite para você, então faz com que ela seja uma das coisa mais importantes em um computador.

Quando você procura nas redes sociais os variados tipos de placa mãe, você acaba se perdendo, pois possui muitos tipos por todos os sites, sendo assim dificulta muito na hora da escolha. Mas um fator principal que você deverá lembrar é que ela se baseia no processador que você escolheu.

Nem todos os processadores funcionam com as placas mãe, porém, as coisas que você deverá olhar são o Overclock do processador, iluminação e opções de conectividade. Também é importante ficar bastante atendo a marcas estranhas e por isso separamos para você algumas marcas confiáveis para poder comprar, são elas:

  • ASUS
  • MSI
  • Gigabyte
  • EVGA
  • ASRock

Foi citado essa marcas por ser confiáveis e não por fazer um maior desempenho em jogos, pois elas não fazem. Então podemos dar uma economizada nesse componente. Então podemos resumir que:

  • Primeiro: Olhar a compatibilidade com o processador;
  • Segundo: Analisar as suas conectividade;
  • Terceiro: Escolher a empresa correta para comprar.

Placa de vídeo

Imagem de um componente de computador na cor preta, com a sua caixa em verde.
Placa de Vídeo. Imagem> MercadoLivre.

A Placa de vídeo é o componente que mais faz diferença na maioria dos jogos atuais, portanto faz com que agora você precise ter mais concentração para montar o seu PC Gamer. Muitas pessoas até acabam montando o seu PC Gamer sem a placa de vídeo, mas porque talvez não entendam muito sobre o seu desempenho.

Para poder explicar bem como a placa de vídeo funciona, podemos imaginar um jogo favorito de tiro multiplayer, por exemplo, a placa de vídeo acaba acompanhando tudo que você está fazendo, ela lhe acompanha no mapa, no que está atirando, mesmo que você nem perceba. A Placa de vídeo processa tudo que você está vendo e transmite tudo em sua tela cm a configuração que você adicionou.

Devemos saber também que para ter uma placa de vídeo, precisa de uma placa mãe no qual tem a função de processar o que você está fazendo e as configurações que você adicionou para transmitir ao mesmo tempo em sua tela. Se caso a placa mãe ter dificuldades, a imagem do seu game irá ter falhas.

Em questão de escolhas, não deixe de gastar na hora da compra, quando for comprar uma placa de vídeo, adquira já uma boa para não perder todo o potencial os outros componentes possuem. Sabemos também que quando você olha as informações de uma placa de vídeo, acaba se perdendo e não se informando sobre tudo que há nela, por isso veja a explicação abaixo:

  • Velocidade de clock é a menos que se indica em questão de desempenho em geral, recomendamos que você a use somente para uma medida de desempenho entre a mesma placa do qual é de vários fabricantes.
  • VRAM (Video RAM) é a medida mais útil, mas nem todos são criados da mesma maneira.
  • GDDR5 é o padrão, não autorize e nem aceite menos que isso.
  • GDDR5X, GDDR6 e HBM são melhorias, mas mesmo assim a regra do GDDR5 deve ser aplicada.
  • Com 2 GB de VRAM, o seu desempenho é decente para 1080p com as texturas padrões.
  • Com 4 GB de VRAM, o seu desempenho é decente para 1440p ou 1080p com as texturas em alta definição.
  • Com 6 GB de VRAM ou até mais, o seu desempenho é excelente, podendo ser em 4K ou 1440p com as texturas em alta definição.

Memória RAM

A memória RAM é o terceiro componente mais importante em seu PC Gamer para ter um maior desempenho de jogos. Ele se conecta diretamente ao seu processador, no qual afeta automaticamente o desempenho, principalmente se você estiver executando apenas a RAM de um canal.

A recomendação que todos os profissionais podem oferecer é que você use um canal dublo ou quádruplo, no contrário disso a velocidade da CPU pode despencar. Lembrando que a Memória RAM não vai fazer diferença ao desempenho de um jogo ou de atividades comuns, mas sim na aplicações de produtividades.

A maior importância de uma memória RAM é a quantidade, pois quanto mais você tiver de Ram em seu PC, o restante do sistema que está sendo gerenciado por vários aplicativos vai ser bem melhor, podendo atender as necessidades de memória que os jogos obrigam hoje em dia. Porém, muitas pessoas são sabem quais são as diferenças de cada quantidade de RAM, então analise abaixo:

  • 4 GB de RAM– É basicamente o mínimo que se pode adicionar em um PC Gamer, adequado somente para jogos mais leves e tarefas bem básicas que possa ser feito em seu computador.
  • 8 GB de RAM– É um meio termo, ele acaba sendo bom para jogos e multitarefas, se bem que hoje em dia, os jogos tendem a querer mais RAM em seu PC, então se você quer uma memória RAM para jogos não muito novos e pesados, essa quantia é perfeita.
  • 16 GB de RAM– Uma quantia melhor para se adquirir, pois durará ainda 4 anos a mais até que os jogos comecem a pedir mais memória RAM no seu sistema do computador. Sendo ou não, essa quantidade é recomendada sem riscos.
  • 32 GB de RAM– Essa quantidade de RAM é enorme, podemos dizer que serve somente para profissionais que precisão muito dessa quantidade de desempenho. Caso contrário, 16 GB de RAM está perfeito para jogos.

Armazenamento (SSD ou HDD)

O SSD é um componente que armazena arquivos sem partes móveis, no qual se torna muito mais rápido do que o HDD, mas sendo considerado muito mais caro por GB que possui de armazenamento.

A recomendação é que você possua os dois, um SSD com um gigabytes bom para poder armazenar o sistema operacional, os programas e jogos selecionados, concluindo com um sistema bem mais rápido e melhor.

Já o disco rígido (HDD) é usado para guardar suas mídias e o restante de seus jogos, principalmente os que não são multiplayers, no qual o tempo de carregamento acaba não importando muito.

Fonte de alimentação

A escolha de uma fonte de alimentação não tem segredo, só basta seguir algumas recomendações básicas que é saber qual o fabricante que você irá comprar. Para quem não entende, as vezes uma fonte de baixo valor chamará muito a atenção, até que o seu sistema pegue fogo, e isso não é um exagero, realmente acontece coso comprar um fonte fraca para componentes fortes.

As melhores marcas que podemos dar como exemplos, é a Corsair, EVGA, Thermaltke e SeaSonic, sendo somente algumas das melhores marcas para compras. Para você poder ter uma noção se este escolhendo uma fonte de alimentação correta, existe sites que ajudam você a descobrir a potência necessária que precisa adquirir, que é a SeaSonic ou OuterVision.

Um destaque da fonte de alimentação que podemos lhe informar é que nela irá possuir um certificado 80+, no qual se refere a eficiência dela, sendo que quanto maior o número, a fonte consumirá menos energia e terá menos calor emitido.

Importante: Não compre fonte de alimentação com o certificado abaixo de 80+, caso contrário corre um grande risco de estragar os componentes.

Gabinete

É a coisa mais simples par escolher para o seu PC Gamer, mas podemos dar algumas dicas sim! Primeiro você irá ver o tamanho que possa corresponder ao tamanho da sua placa mãe.

  • Gabinete ATX – Esse gabinete possui espaço o suficiente até para a maior GPU mais moderna na atualidade.
  • Gabinete MATX – Igual a ATX, possuindo um espaço muito bom e qualificado até para GPU mais moderna.
  • Gabinete ITX – Já esse gabinete são menores e nem sempre possuem espaço para todos os seu componentes.

Depois que você analisou bem o tamanho ideal para o seus componentes, verifique se tem o suporte para entradas de microfones, fones e até de USB. Também devemos falar sobre o resfriamento, se conter dois coolers (ventiladores) que jogam o ar parra dentro e o restante libera para fora, as necessidades básicas do PC Gamer vão ser atendidas.

Também possui a maneira de colocar o resfriamento de água, mas terá que encontrar gabinetes que tem um espaço de montagem de um radiador na parte superior. Normalmente os gabinetes com menos espaço acabam optando por essa função.

Teclado e Mouse

Imagem de um teclado preto com luz em vermelho e um mouse preto com luz branca.
Teclado e Mouse. Imagem> MercadoLivre.

Mesmo que é algo que pareça muito simples de se escolher, possui opções diversas que você pode até acabar se perdendo um pouco, podendo existir teclados mecânicos ou tradicionais. Vai do seu gosto o tipo de telado escolhido.

Já os mouses precisão ser bem escolhidos, pois dependendo do tipo de jogo precisa de muitos clicks, então deverá obter um mouse de qualidade boa dos materiais. Também é bem interessante analisar a DPI de cada mouse para conseguir um melhor desempenho.

Bônus especial na montagem de um PC Gamer

Separamos a melhor coisa para o final, separamos para você um link de um profissional que faz vídeos para o YouTube, ensinando tudo que precisa fazer antes de montar um PC Gamer. Acesse o canal do YouTube do Bruno Semann com mais de 1 milhão de inscrito!

Veja também:

E aí, foi útil o conteúdo?

Hoje falamos da melhor forma de montar um PC Gamer, mas não deixe de conferir em nosso site Portal KD, mais conteúdos diversos e completos. Também se você gostou do nosso artigo, nos avalie, é muito importante para o crescimento do nosso time!

Perguntas frequentes

O que é mais importante para um PC Gamer?

Com certeza quando falamos de pessoas que querem adquirir um PC gamer, são jogadores de algum tipo de jogos, por isso a coisa que mais importa nesse mundo é a qualidade boa de uma imagem e um processamento excelente, no caso a Placa de vídeo é responsável.

Quanto de memória tem um PC Gamer?

Em geral podemos dizer que um PC Gamer tem a média de 250 GB a 500 GB, sendo considerado um armazenamento razoável para um computador de jogos.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado