Pular para o conteúdo

O que conhecer em BH?

Se você está pensando em visitar Minas Gerais, com certeza já começou a pesquisar o que conhecer em BH.

A capital mineira é um local com muitos pontos turísticos e muitas atividades que você pode fazer, como subir a Serra do Curral e visitar a Praça do Papa, obtendo assim uma vista linda da cidade.

Por isso mesmo, nós iremos mostrar aqui quais os principais locais que não podem faltar em seu roteiro do que conhecer em BH.

Praça da Liberdade

É impossível falar sobre o que conhecer em BH e não colocar na lista a Praça da Liberdade, localizada no bairro Savassi, um dos locais mais famosos da capital.

Essa praça, que teve sua construção iniciada no final do século XIX, passou por muitas mudanças ao longo das décadas.

Isso porque cada novo político no poder queria deixá-la com a “cara” da moda vigente, conforme o estilo arquitetônico da época.

Por isso mesmo, a praça e também os prédios que estão no seu entorno possuem diferentes estilos, caso do Art Déco e do pós-moderno, entre outros.

O que conhecer em BH?

Memorial Minas Vale

Para quem quer saber o que conhecer em BH e não deseja gastar para isso, o Memorial Minas Vale é uma ótima opção de museu, totalmente gratuito.

Ele é parte do chamado Circuito Cultural da Praça da Liberdade e você pode conhecê-lo no mesmo dia em que for visitá-la.

Neste museu, você vai conhecer bastante sobre a história de Minas Gerais e de alguns dos nomes mais importantes do estado.

Mercado Central

Nas principais capitais do país, o Mercado Central é sempre um local que vale a pena visitar, pois assim você pode conhecer mais sobre a cultura local e até mesmo do passado daquela cidade.

E isso vale também para BH, já que através dele é possível conhecer sobre a capital mineira, experimentar produtos típicos do estado, como os queijos, os doces e as cachaças, e comprá-los para levar para casa.

Além disso, em seu interior existem vários barzinhos e botecos nos quais você pode petiscar, tomar um chopp e uma boa cachaça mineira. 

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é mais um ponto turístico que você não pode deixar de conhecer em BH.

Afinal, é um dos principais cartões postais dessa linda cidade, uma ótima opção para você caminhar, andar de bicicleta e mesmo fazer um piquenique, aproveitando a parte verde da capital.

A lagoa conta com mais de 18 km de extensão e com muita história, que contam um pouco do passado e presente de BH.

Ao longo da área da lagoa, você vai ver um conjunto arquitetônico que foi todo projetado pelo famoso Oscar Niemeyer.

Entre as atrações, você pode conhecer a Casa Kubitschek, a Igrejinha São Francisco, o Museu de Arte e a Casa do Baile.

Vale a pena deixar um dia inteiro para visitar a Lagoa da Pampulha e aproveitar ao máximo a cultura local.

Igrejinha da Pampulha

E por falar na Igreja São Francisco de Assis, preparamos um tópico destinado somente a ela.

Isso porque essa igreja, chamada de Igrejinha da Pampulha, é um dos mais importantes cartões postais da cidade, logo, é importante não deixá-la de fora da lista.

Essa igreja, que como dissemos foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada no ano de 1943 e é, junto com os outros prédios da Pampulha, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo tombada.

Quando foi inaugurada, ela era considerada por muitos como extremamente moderna para aquela época, mas mesmo depois de décadas, continua linda e atraindo turistas.

A parte externa da igreja conta com painéis de autoridade de Cândido Portinari e Paulo Werneck.

Já a parte interna tem vários painéis, o que inclui uma dezena assinada pelo próprio Portinari, sem contar com os jardins, obras do famoso Burle Marx.

Conheça os bares de BH

BH é famosa como a cidade dos bares e seus tipos de chopp artesanal, portanto, você não pode deixar de dar um rolê por lá, ainda mais se for na época do “Comida de Boteco”.

Uma das regiões da capital que é mais famosa pelos bares e pelas baladas é o Savassi, bairro no qual a noite pulsa.

Logicamente, além de todos esses locais, há outros nos quais você pode ir, como o Mirante das Mangabeiras, no parque do mesmo nome, que dá uma bela visão de Belo Horizonte.

Conclusão

Como você pode ver aqui, existem muitos locais que são obrigatórios de conhecer em Belo Horizonte, para ver assim todas as belezas e a cultura da capital mineira. 

Neste texto, nós trouxemos as principais opções que, em nossa opinião, não podem faltar em um roteiro de visita à cidade.

E aí, Gostou?

E então, Gostou de saber mais de O que conhecer em BH? Conte aqui abaixo nos comentários qual a sua opinião sobre esse modelo e se vale ou não a pena fazer a aquisição!

 E se você curtiu esse artigo, e caso tenha dado uma ajuda, não esqueça de deixar um voto nas nossas estrelinhas, que assim você vai ajudar o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Quais são os principais locais para conhecer em BH?

Praça da Liberdade, Memorial Minas Vale, Mercado Central, Lagoa da Pampulha, Igrejinha da Pampulha, Bares de BH.

Onde está localizada a Praça da Liberdade?

A Praça da Liberdade está localizada no bairro Savassi, em Belo Horizonte.

O que é o Memorial Minas Vale?

O Memorial Minas Vale é um museu gratuito que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Ele apresenta a história de Minas Gerais e de figuras importantes do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado