Pular para o conteúdo

Quarto Pequeno: Como otimizar o espaço?

Quarto pequeno

Quando os cômodos de uma casa ou apartamento são pequenos, a melhor forma de decorá-los é otimizando o espaço de quarto pequeno de forma que ganhem mais amplidão e proporcionem maior locomoção entre os móveis. Veja como fazer!

Não existe casa feia ou lar pequeno demais que não possa ser bem decorado ou redimensionado.

Quando se pensa em otimizar espaços e buscar maiores confortos dentro de um apartamento ou casa, é possível pensar estratégias para tornar o ambiente mais amplo.

Não importa o tipo de imóvel, pode ser até um estúdio de 30 metros quadrados ou pouco menos, é possível unir bom gosto, decoração elegante e deixar espaços confortáveis, sem que alguém ande “espremido” pelo cômodo.

Normalmente, uma casa ampla pode contar com móveis grandes e espaçosos. Um quarto com suíte, por exemplo, comporta bem um guarda roupa de casal, uma cama “king size” e até estante de livros, televisão, aparelho de som e outros.

Um lugar menor, como por exemplo uma kitnet, com cozinha e quarto pequeno integrados e um banheiro, pede uma ideia mais compacta e que priorize os espaços – que já são bem reduzidos.

Como tornar esta casa um espaço confortável e com móveis de utilidade?

Como otimizar o espaço de um quarto pequeno?
Como otimizar o espaço de um quarto pequeno? Foto: Casa e Jardim

Adaptação ao “estilo americano”

Nos EUA, adaptação dos cômodos é uma proposta de decoração que encontra apoio na população desde os anos 70.

Priorizar espaços tornou-se cada vez mais um conceito de qualidade de vida, visto que espaços menores e mais amplos permitiam uma agilidade maior com limpeza e praticidade no dia a dia, de quem quem trabalha sem parar.

Móveis como bancadas e mesas retráteis, por exemplo, ganharam cada vez mais espaço no mercado, uma vez que podem ser dobrados e não ocupam espaço.

As bancadas, por exemplo, ao mesmo tempo em que separam ambientes, servem como mesa para a refeição ou estudos, e ainda permitem armazenar no interior alguns mantimentos e outros recursos indispensáveis à cozinha.

No quarto, um sofá cama sempre foi algo bastante procurado, pelo próprio nome que concilia jogo de sala, para as visitas, ao conforto e a praticidade de um quarto no momento em que se faz necessário para descansar ou dormir.

As televisões e rádios atualmente ganharam suportes para serem embutidos nas paredes, sem que necessitem de um rack ou uma estante para serem utilizados.

Aliás, por falar em estante, a moda na decoração é utilizar ao máximo prateleiras e nichos que permitam abrir espaços ao redor dos móveis e armazenar eletroeletrônicos, livros e outros materiais necessários no dia a dia.

Quarto pequeno
Quarto pequeno. Foto: Pexels

Móveis multiuso

Alguns itens como uma mesa que se transforma em dispensa na cozinha, já são comercializados pela internet. Com esta mesa, é possível realizar as refeições sem que seja necessário remover os itens armazenados nela.

Também não há com que se preocupar com potes de vidro que possam quebrar, por exemplo, a mesa não se comunica com a estante e o móvel se transforma conforme a necessidade dos moradores.

Camas que já possuem armário embutido também são outras opções de móvel multiuso que permitem aumentar o espaço dos cômodos sem perder a função útil dos mobiliários.

Existem inclusive pedras de pia de cozinha que já são desenhadas com espaço para fogão, tanque e lavabo, de forma que se tenha 3 funções em uma única pedra de gabinete. Alguns móveis, no entanto, pedem um planejamento mais elaborado.

Acrescente ainda a este ambiente plantas, flores e aquela obra de arte na parede, e se tem uma casa pequena, bem decorada e com espaço suficiente para deixar o morador à vontade tanto para viver como para receber visitas.

Quem sabe até um encontro especial, não é?

Quarto pequeno!

E aí, Gostou?

E então, entendeu como otimizar o espaço de um quarto pequeno? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área dos comentários!

E se você gostou desse artigo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como otimizar espaço de quartos pequenos?

Para otimizar o espaço de um quarto pequeno, é importante escolher móveis que sejam multifuncionais. Uma cama que tenha um compartimento para guardar roupas ou um sofá-cama são ótimas opções. Outra dica é utilizar móveis que possam ser fixados na parede, como prateleiras e nichos. Além disso, é importante escolher uma paleta de cores claras para pintar as paredes e os móveis. As cores claras ajudam a ampliar o ambiente. Uma outra dica é utilizar espelhos na decoração, pois eles também ajudam a ampliar o espaço.

Como deixar um quarto pequeno mais espaçoso?

Para deixar um quarto pequeno mais espaçoso existem algumas dicas: Escolha uma cama que seja adequada às dimensões do quarto. Uma cama grande vai ocupar muito espaço e deixar o quarto com um aspecto ainda mais pequeno. – Coloque o guarda-roupa em um local que não atrapalhe a circulação. Dê preferência para guardá-lo na parede oposta à porta do quarto. – Aposte nas prateleiras para organizar os seus pertences. Elas são ótimas para livros, objetos decorativos e até mesmo roupas que você não usa com frequência.
– Utilize caixas organizadoras para itens pequenos, como joias, maquiagem, etc. Além de manter tudo em ordem, as caixas também podem ser utilizadas como um elemento decorativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado