Pular para o conteúdo

Plantas Para Apartamento

Quer dicas de como cultivar plantas para apartamento? Tire suas dúvidas agora mesmo!

Diversas plantas se adaptam aos apartamentos e suas peculiaridades, desde de vegetações maiores até as menores.

Independentemente do tipo, o segredo para cultivar plantas no apartamento é saber o que cada uma precisa em termos de exposição ao sol, recebimento de água e cuidados adicionais que variam de planta para planta.

Plantas Para Apartamento
Plantas Para Apartamento. Foto: Pixabay.

Conheça os tipos de plantas para apartamento

Seja pequeno ou espaçoso, o apartamento pode abrigar plantas. Mesmo com algumas restrições de iluminação e de espaço, o verde pode ser incorporado através de numerosas espécies de plantas.

Nesse post listamos várias plantas que são ideais para apartamento e sugestões de como expô-las na sua casa.

Samambaia

Achava que não podia ter plantas no apartamento porque ele tem umidade e pouca incidência de luz solar? Saiba que essas são as condições prediletas das samambaias.

Dessa forma você pode suspendê-las em cantinhos pouco iluminados e aproveitar toda a beleza delas para dar vida ao seu lar.

Para garantir que elas durem bastante tempo, proteja-as da exposição excessiva ao vento e certifique-se que o solo esteja frequentemente úmido.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge (ou Lança de São Jorge) é uma planta de fácil manutenção que se adequa bem aos espaços internos e externos. Sua forma alongada e simples fica harmoniosa em ambientes minimalistas.

Ela suporta exposição direta ao sol, porém a iluminação ideal é a meia-sombra. Ambientes internos com luzes artificiais também servem, desde que haja muita claridade.

A rega deve ser feita periodicamente e sem muita água para não prejudicar as raízes. Antes de regar novamente, confira se a terra está mesmo seca.

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma planta belíssima que não exige cuidados complexos. Quando florescem deixam o ambiente ainda mais encantador.

Essa planta apresenta boa resistência a temperaturas baixas e à pouca luz. Em relação à oferta de água, os lírios da paz precisam de um solo relativamente úmido (e não molhado).

Uma dica para saber quanto chegou a hora de regá-los é observar suas folhas. Assim que elas começarem a murchar, realize outra rega.

Costela de Adão

A costela de Adão pede por ambientes com meia-sombra. Sabe aquele espacinho do apartamento no qual o sol quase não bate? Ele pode ser decorado com essa planta.

A rega pode ser feita duas vezes por semana e nos períodos mais frios ela pode ser um pouco exposta ao sol.

Jiboia

Dona de grande capacidade de adaptação, a jiboia fica linda quando suspensa. Seus caules e folhas crescem livres criando uma cortina vegetal. Elas também ficam belas em vasos, nos quais se manterá pequena.

Fácil de cuidar, ela crescerá saudável em ambientes com iluminação indireta. O que deve ser evitado é exposição a baixas temperaturas. Em relação à água, no verão e primavera, duas ou três regas por semana são indicadas. No inverno e outono, reduza as regas a uma ou duas durante a semana.

Ivy

A ivy, hera ou trepadeira costuma figurar muros de casas, mas ela se dá muito bem em locais internos. Ela pode ser colocada em vasos suspensos ou nas paredes. Ela crescerá aproveitando o espaço disponível.

Ambientes com luz indireta, temperatura amena e regas espaçadas são os cuidados necessários. Basta regar a cada dois dias em meses mais quentes e uma vez a cada sete dias no período de inverno.

Rosa de Pedra

A rosa de pedra ou echeveria é um tipo de suculenta que lembra o formato da rosa e possui coloração acinzentada, como indica o nome. Se seu apartamento não recebe muita luz solar, não tema, porque isso não é um problema para a echeveria.

Para mantê-la, não a deixe exposta à luz direta por longos períodos de tempo e rege apenas uma vez por semana para garantir que suas raízes não apodreçam.

Zamioculca

A zamioculca tem folhagem verdejante e vibrante. Ela é ideal para espaços internos e moradores de apartamento com pouca experiência em jardinagem. Ela sobrevive bem em local com pouca exposição solar e também resiste a longos períodos sem ser regada.

A rega pode ser feita uma vez por semana, o que não deve ser feito é exagerar na quantidade de água ofertada à planta. Deixe o solo levemente úmido e nunca encharcado.

Formas de colocar plantas no apartamento

Agora que conhece algumas das plantas que ficarão felizes em viver no seu apartamento, seguem algumas sugestões de como incorporá-las no seu lar.

Jardim vertical

Também chamados de quadros verdes, os jardins verticais são formas de expor e organizar suas plantas e maximizar o espaço do apartamento ao mesmo tempo. Eles podem ser feitos artesanalmente e com materiais econômicos e reaproveitados, como garrafas pets, ou serem planejados e criados por profissionais.

Em relação ao segundo caso, os jardins verticais ou paredes verdes são técnicas modernas do paisagismo. São formas de manter vegetações vivas em áreas verticais.

Eles podem ser feitos sob medida, oferecem grande leque de vegetações e composições e podem contar com sistemas de rega e fertilização automatizados. Além de tudo, dão beleza, estilo e filtram o ar do ambiente.

Plantas suspensas

Outra alternativa que otimiza o espaço vertical e adequa-se aos apartamentos mais compactos é manter plantas suspensas. Ganchos e suportes específicos para parede são necessários para fixar as plantas com segurança.

Além de seu aspecto utilitário, esses objetos podem servir como decoração. Suportes com adornos ou construídos artesanalmente com macramê dão um toque delicado e aconchegante ao lar.

Mini horta na cozinha

O beiral da janela da cozinha costuma receber um boa incidência de luz solar. Por esse motivo ele permite o cultivo de uma delicada hortinha. Plantar mudas em um canteiro pequeno já será o suficiente para alegrar a cozinha.

Plantas com aromas e frequentemente utilizadas como temperos são ideais para esse projeto. Elas têm um belo visual e podem dar um gostinho caseiro aos alimentos. Alguns exemplos são: alecrim, hortelã, manjericão, tomate-cereja, salsa, orégano e pimenta.

Conseguimos te convencer de que não é preciso abrir mão das plantinhas só porque mora em apartamento? Escolha a vegetação que mais te encantou e traga o toque de verde que faltava ao seu lar.

Perguntas Frequentes

Quais as melhores plantas para varandas de apartamento?

O tipo de planta para a varanda vai depender da altura da varanda. Para varandas mais baixas, onde há menos vento, há uma maior possibilidade, podendo ser plantadas bromélias, orquídeas e samambaias. Em varandas mais altas, o ideal é que sejam escolhidas plantas mais baixas e com tronco mais grosso, como a pata de elefante ou a Cróton.

Como organizar as plantas dentro de um apartamento?

Para organizar as plantas dentro do apartamento você pode utilizar nichos e prateleiras para colocar os vasos. Dessa maneira, você ainda consegue economizar espaço. Outra boa dica é colocar vários vasinhos pequenos dentro de uma caixinha ou bandeja plástica. Os vasos e cachepots também podem ser utilizados como itens de decoração.

Quais plantas não precisam de sol?

Quem não possui espaço ao ar livre não precisa deixar de ter suas plantas. Algumas não precisam de incidência frequente de sol. Alguns exemplos desse tipo de planta são a areca, antúrio, orquídea, mini cacto, jiboia, lírio-da-paz e violeta.

Quais as melhores plantas para ter dentro de um apartamento pequeno?

Quem mora em apartamento, mesmo que pequeno, pode ter lindas plantas fazendo parte de sua decoração, pois há diversos tipos de plantas que não ocupam muito espaço. Algumas alternativas para isso são a pleomele, rosa de pedra, begônia, lança de São Jorge, zamioculca, bambu da sorte e maranta.

Últimos Web Stories

4.5/5 - (41 votos)

11 comentários em “Plantas Para Apartamento”

  1. Olá! Estou pesquisando alguns coisas e vim parar aqui. Bom
    trabalho. Estava pesquisando plantas energéticas em casa,
    e vim parar aqui, muito foi legal.

  2. Showww de dicas. Gratidão pelas orientações e informações, irei fazer uso delas . Merecem meu respeito e carinho.saude e paz a todos

  3. Amei as dicas , muito boas! Tenho várias plantas,mas tenho dificuldade de cuida-las como onde colocar moro em apartamento e minha sala não tem muita luminosidade,amo as plantas,mas algumas não consigo cultiva-las. Estou com dificuldade com o lírio da paz.Não sei onde colocá-lo ele está só ficando murcho e não é falta de água.
    Obrigada

  4. Eu tenho sorte tenho uma sacada de 14metros de frente todinha para o sol de manhã com muitas plantas maravilhosa

  5. Muito boa as dicas, mas acho que poderiam ter colocado as fotos das plantas, pois não conheço quase nenhuma.

  6. Eliane Regina Corrêa

    Adorei as dicas, como moro em apartamento e gosto muito de plantas mais não posso ter muitas devido a falta de espaço, resolvi cultivar as energéticas como dinheiro em pencas, camarão amarelo, lírio da paz, hortências,5 qualidades de espadas de são Jorge, comigo ninguém pode, boldo pimenta e hortelã pra chá e temperos e por último fiz 2 arranjos de suculentas e coloquei na mesa de centro e jantar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Alimentos ricos em Vitamina B12 essenciais para uma dieta 7 Ingredientes caseiros para passar alergia na pele Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo!
7 Alimentos ricos em Vitamina B12 essenciais para uma dieta 7 Ingredientes caseiros para passar alergia na pele Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo!
Botão Afiliado