Pular para o conteúdo

Passos simples para proteger seu carro em viagens e estacionamentos públicos

Confira dicas práticas para proteger seu carro em viagens e em estacionamentos públicos

Proteger o veículo é fundamental, seja durante uma viagem, seja ao estacionar em locais públicos, ainda mais se você deseja evitar surpresas desagradáveis, como danos, arrombamentos e furtos. No entanto, antes que você comece a se desesperar, saiba que existem algumas dicas práticas supersimples que podem ser usadas para aumentar a segurança do seu carro.

Pequenas medidas de proteção proporcionam um efeito eficaz quando o assunto é inibir a ação de assaltantes e proteger o seu veículo. Apesar da maioria das dicas parecerem óbvias e básicas, não ironicamente elas costumam ser as mais negligenciadas pelos próprios proprietários.

São nessas pequenas negligências que o veículo fica desprotegido, facilitando possíveis furtos e outros problemas que precisarão ser resolvidos. Se você deseja saber como proteger o carro da maneira certa, tanto em viagens quanto ao estacionar em locais públicos, confira, a seguir, uma série de dicas que vão te ajudar nesse momento.

proteger seu carro em viagens e estacionamentos públicos
Proteger seu carro em viagens e estacionamentos públicos Foto: Freepik

Como proteger seu carro em viagens: Escolha bem onde vai estacionar

Estacionar o seu carro em um estacionamento fechado é sempre a melhor opção contra furtos, roubos e possíveis danos. Porém, caso essa não seja uma opção, escolha um local seguro e evite espaços desertos com pouca ou nenhum tipo de iluminação, principalmente à noite. Procure estacionar sempre em frente a prédios com vigias e com câmeras de segurança visíveis.

Mantenha o veículo trancado e fechado

Essa pode ser uma dica óbvia e básica, mas ainda existem proprietários que esquecem de fazer isso ao estacionar em lugar público. Às vezes, estamos tão apressados no dia que simplesmente esquecemos de fazer o básico, mas isso não pode acontecer. Certifique-se de que todas as portas e janelas do seu carro estão fechadas e trancadas antes de se afastar.

Guarde os documentos em local seguro

Cartões, boletos bancários e até mesmo correspondências à vista podem ser um atrativo para assaltantes, por isso os guarde em um local seguro. O mesmo vale para a documentação do próprio carro, que nunca deve ser deixada dentro do veículo. Leve-os sempre com você ou guarde também em um local seguro.

Não deixe objetos de valor à vista 

Deixar objetos de valor à vista é o maior erro que os motoristas podem cometer. Esse é um grande atrativo para que roubos e furtos aconteçam, principalmente se você está estacionando durante uma pausa na viagem. Jaquetas, mochilas, bolsas, tudo isso deve estar guardado no porta-malas ou deve ser levado com você.

Cuidado com os “falsos mecânicos”

Esse golpe costuma acontecer de duas maneiras, então fique atento. A primeira maneira acontece quando o ladrão faz algum tipo de “gambiarra” no carro para que ele tenha problemas ao dar partida. Pouco tempo depois ele aparece como mecânico e aproveita para roubar o carro e tudo o que estiver dentro.

A segunda maneira é quando o ladrão se aproxima do motorista para informar sobre um suposto defeito e diz que pode ajudar. Ao encostar o veículo, o criminoso conclui a ação de roubá-lo. A dica aqui é nunca aceitar assistências de alguém que você não conhece e não pediu a opinião.

Fique atento a movimentos suspeitos

Se você passou muito tempo fora e deixou seu carro estacionado ao ar livre, ao voltar preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Se perceber que alguém está olhando demais ou com uma atitude suspeita, ou até mesmo muito próximo do seu veículo, não se aproxime. O ideal é chamar a segurança local ou acionar a polícia.

Instale um rastreador veicular

Instalar algum tipo de dispositivo de segurança no seu carro é algo indispensável, ainda mais hoje em dia. Entre os modelos que existem, o mais completo de todos é o rastreador veicular, que através de sinais de satélite GPS mostra a localização exata do veículo. Além disso, ele faz o bloqueio do carro e também possui um botão de pânico, que costuma ser instalado em um lugar discreto no lado do motorista.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado