Pular para o conteúdo

5 tipos de hospedagem e como definir a melhor para a sua viagem?

De opções mais baratas e simples até infraestruturas cheias de atrações, veja os tipos de hospedagem que combinam com a sua viagem.

Não importa qual é o objetivo da sua viagem. Ela pode ser a trabalho, uma sonhada lua de mel, férias com a família ou até sozinho para conhecer um novo lugar. Em todos esses casos, é preciso ter atenção na hora de escolher a sua hospedagem, que é um elemento chave de qualquer passeio.

Porém, existem vários tipos de hospedagem possíveis: de hostel e pousada até resort exclusivo, são diversas as opções para escolher. Você sabe dizer quais são as características de cada um desses tipos de hospedagem? O que elas têm em comum e quais suas diferenças? Tire suas dúvidas e descubra aquela melhor para o seu passeio no texto a seguir.

Conheça 5 tipos de hospedagem
Conheça 5 tipos de hospedagem Foto: Freepik

Hotel

O primeiro lugar que vem à mente quando você pensa em se hospedar em algum lugar é o hotel. Essa é uma opção que costuma contemplar as necessidades básicas dos turistas, com o quarto tendo a mobília necessária para que ele se sinta confortável. Assim, além de cama, banheiro e televisão, esses quartos também costumam contar com telefone, cofre e frigobar. Isso sem mencionar os serviços que o hotel oferece, como café da manhã, internet e estacionamento.

Para ter ainda mais comodidade, outro diferencial do hotel é a disponibilização da equipe para atendê-lo. Dessa forma, o hotel é uma ótima opção para quem procura um lugar que ofereça segurança, conforto e comodidade. Porém, vale lembrar da classificação que existe entre os hotéis, que chega até cinco estrelas: quanto maior ela for, maior será a qualidade da estrutura e dos serviços oferecidos. Contudo, mais caro será o valor da diária.

Resort

Por sua vez, os resorts são um tipo de hospedagem com infraestrutura robusta e que é voltada mais para o lazer e o entretenimento dos hóspedes. São lugares repletos de atividades ao ar livre, recreação, academia e espaços para tratamentos estéticos e outras mordomias para satisfazer o turista.

Dessa forma, é possível desfrutar do passeio e ter experiências incríveis sem precisar sair do estabelecimento. Os resorts também costumam oferecer alimentação completa, com três refeições para os hóspedes. Alguns deles ainda contam com a modalidade all-inclusive, opção em que o hóspede só tem gastos com o valor da diária e pode desfrutar de todos os serviços, como spa, piscina, bar, sauna, restaurante e outros disponíveis.

Pousada

Muita gente já deve ter se perguntado se há diferenças entre pousada e hotel. Afinal, o funcionamento dos dois é bem semelhante, mas a pousada tem uma estrutura menor, com a maioria delas não tendo mais de três andares. Apesar dessa diferença, elas também oferecem conforto e ambiente acolhedor, incluindo serviços como café da manhã e recepção.

Veja Também: Quais São os Tipos de Cama Box

Hostel

Os hostels se tornaram opções muito mais populares nos últimos anos. Também têm funcionamento parecido com o de um hotel e uma pousada, mas um dos grandes diferenciais é que, além dos quartos individuais, ele também oferece quartos compartilhados. Isso permite uma estadia ainda mais econômica para quem quer viajar e conhecer novas pessoas.

Casa de temporada

A casa de temporada ou casa de aluguel é um tipo de hospedagem que faz muito sucesso em cidades do litoral ou regiões de sítios. Aqui, o proprietário da casa a oferece para a estadia de um grupo de pessoas, sendo que a estrutura pode conter opções de lazer como piscina e quadras esportivas. Contudo, não há disponibilização de nenhum serviço de acomodação ou alimentação, sendo isso responsabilidade dos hóspedes.

Qual é a melhor opção para sua viagem?

Tipos de hospedagem: Recepção em Hotel
Tipos de hospedagem: Recepção em Hotel Foto: Freepik

Certo, mas qual dessas opções é a melhor para a sua viagem? Você já deve ter notado que isso vai depender de muitos fatores, não é mesmo? Por exemplo, para viajar com a família, é melhor deixar o hostel de lado. A estadia em pousada ou numa casa de temporada serão mais baratas do que um hotel ou resort, mas, nesse caso, abre-se mão da infraestrutura mais robusta e completa. No caso de quem viaja com crianças, os resorts, apesar de serem mais caros, compensam por oferecerem uma série de atividades capazes de entretê-las.

Já para uma viagem sozinho e rápida, pode ser mais interessante e econômico hospedar-se em uma pousada ou mesmo hostel. Nesse caso, a pessoa consegue desfrutar de um café da manhã e tem um lugar para descansar, mas não precisa de muitas outras comodidades.

Avalie post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado