Pular para o conteúdo

Tipos de porcelanato: principais acabamentos e como escolher

Em uma obra ou reforma, a escolha dos revestimentos são uma etapa importante no processo, que devem ser analisadas com cuidado conforme as necessidades e desejos para o local. O porcelanato se tornou uma das alternativas preferidas, já que confere beleza, durabilidade, versatilidade e praticidade.

Entretanto, há diversos tipos de porcelanato, em que cada linha possui características peculiares, indicadas para determinados ambientes ou resultados. Podem ser utilizados como piso, ou ainda, como revestimento de paredes, bancadas e muito mais. Quer conhecer mais dessa solução incrível para sua casa? Continue a leitura e entenda mais sobre o porcelanato, seus tipos e indicações!

Portobello
tipos de porcelanato, Portobello. Foto: Reprodução

Entenda mais sobre o porcelanato

O porcelanato é um revestimento compacto, rígido e homogêneo. É muito utilizado em reformas e obras em todo o país, sendo uma das melhores opções de revestimentos do mercado. É conhecido pelas suas grandes vantagens, como:

  • Resistência
  • Uniformidade
  • Peças em tamanhos grandes
  • Porosidade
  • Versatilidade

É amplamente conhecido pela sua ótima resistência, indicado tanto para áreas internas como externas. Suporta muito bem o atrito, como o tráfego de pessoas, quando comparado a outros materiais.

Geralmente, possui um corte reto, em diversos tamanhos e formatos, proporcionando quinas perfeitas e possibilitando a junta seca, aquele rejunte bem fino, cerca de 2 mm.

Por esse motivo, torna o acabamento mais bonito e uniforme, deixando uma superfície muito mais atraente visualmente. Porém, nem todos os porcelanatos são possíveis de fazer a junta seca, sendo recomendado sempre verificar as orientações do fabricante sobre o rejunte.

E com o avanço das tecnologias, no mercado existem opções em diversos tamanhos que podem ultrapassar 1m², conferindo muito mais homogeneidade e beleza aos ambientes, pois não há a necessidade de tantas emendas. Isso possibilita utilizá-lo em móveis e bancadas, substituindo pedras naturais ou outros materiais, de maneira mais vantajosa.

Quanto ao grau de porosidade, são as opções que menos absorvem líquidos do mercado, sendo excelentes opções para ambientes externos e/ou molhados.

Além disso, são muito versáteis, podendo utilizar em diferentes ambientes, como sala, cozinha, quarto, banheiro etc. E em locais variados, como piso, bancadas, paredes, entre outras, sempre conforme a orientação do fabricante.

Há diversas linhas com acabamentos impecáveis reproduzindo mármores, madeiras, concreto e pedras naturais. Isso é um grande atrativo, já que pode ser uma opção mais acessível, ao comparar com outros revestimentos mais caros, como o mármore.

Atualmente, os porcelanatos mais usados são os que imitam o concreto, cimento queimado, madeira e pedras naturais. Dentre todas as suas vantagens, fica fácil apostar nesses revestimentos para uma casa impecável por muito mais tempo, sem abrir mão da beleza, podendo optar por diferentes linhas em um mesmo ambiente.

E quais são os tipos de porcelanato

Após verificar todas as suas características e vantagens, vamos falar dos tipos de porcelanato. Veja a seguir os 5 tipos:

Porcelanato polido

São os revestimentos brilhosos e belos, que transmitem requinte ao ambiente. Isso porque possuem uma camada extra de proteção que proporciona muito brilho à peça. Com o acabamento de textura superlisa, promove facilidade na limpeza, além de evitar riscos e ser resistente à água;

Entretanto, essa característica torna a peça escorregadia, recomendado não as instalar em áreas molhadas, como cozinha, banheiro, área externa, devido à segurança.

Tipos de porcelanato
Tipos de porcelanato, Polido. Foto: Reprodução

Porcelanato acetinado

Esses tipos possuem menos brilho que o anterior, e seu grande diferencial é o acabamento em textura fosca. Isso proporciona mais segurança por evitar acidentes, sendo indicados para todas as áreas da casa, inclusive as externas. Também podem transmitir requinte ao ambiente, por transmitirem mais leveza e simplicidade.

Porcelanato acetinado
Tipos de porcelanato, Acetinado. Foto: Reprodução

Porcelanato natural

No processo de fabricação, o porcelanato costuma receber o acabamento, diferenciando seus tipos. Porém, neste tipo, a peça não recebe acabamento, mantendo suas características originais, sendo fosco e sem brilho.

O porcelanato natural é indicado para revestir todas as áreas da sua casa e até mesmo espaços comerciais, pois são seguros para o tráfego de pessoas. Proporcionam um visual mais rústico, porém de maneira leve ao ambiente.

Porcelanato EXT

Essas peças possuem superfícies mais abrasivas, ou seja, não são escorregadias e são mais resistentes. Além disso, não mancham com facilidade, mas é preciso utilizar materiais específicos para simplificar a limpeza.

Ideais para áreas externas, como rampas, piscinas, saunas e varandas. Entretanto, por causa de sua textura bruta, não é recomendado utilizar em fachadas e áreas de grande destaque estético, já que são de difícil limpeza.

Porcelanato EXT
Tipos de porcelanato, EXT. Foto: Reprodução

Porcelanato strutturato

É uma linha levemente abrasiva, tornando-o uma peça menos escorregadia, indicado também para áreas úmidas, como box do banheiro, garagem, sauna, entre outras. Possuem um acabamento bonito esteticamente, sendo uma boa opção para apostar na sua casa.

Tipos de porcelanato
Tipos de porcelanato, Strutturato. Foto: Reprodução

Porcelanato esmaltado

Como o próprio nome já se refere, estes possuem uma camada de esmalte que podem possuir variados acabamentos, como liso, fosco, brilhante e até áspero. Também são indicados para áreas úmidas, sendo versáteis em banheiros e cozinha.

Porcelanato líquido

São opções que não possuem rejuntes e emendas, pois no momento de revestir são líquidos e podem cobrir uma grande área sem precisar de rejuntes, mas não se preocupe, ao secar ficam resistentes e com visual sofisticado.

E existem diversas opções, inclusive com efeitos 3D, com as mais variadas cores vibrantes, e até desenhos e paisagens incríveis.

Como escolher os tipos de porcelanato?

Como podemos verificar, é fundamental verificar para qual área, interna ou externa, que o porcelanato é indicado. Após decidir o tipo de acabamento pretendido, analise suas texturas e peculiaridades.

O melhor, é que existe uma grande gama de produtos com as mais variadas cores e estampas, podendo obter efeitos incríveis para os mais diversos gostos.

Tipos de porcelanato!

Gostou de conhecer os tipos de porcelanato? Aproveite e compartilhe com seus amigos para também conhecerem mais dessa excelente solução para reformas e obras de casas!

E não se esqueça de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você vai ajudar o time do KD a sempre trazer mais conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é porcelanato?

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Este material é utilizado na fabricação de revestimentos para pisos e paredes, por ser um material muito resistente. A composição do porcelanato é feita de argilas, feldspatos, quartzos e outros. A porcelana é um material que é feito a partir da argila, que é fundida e depois moldada. Já o polímero é um material que é feito a partir do petróleo.

Quais são os tipos de porcelanato?

O porcelanato pode ser encontrado em diferentes tipos, como o porcelanato polido, que é o mais liso e tem um brilho intenso, ou o porcelanato acetinado, que tem um acabamento semelhante ao da madeira. Além disso, o porcelanato também pode ser encontrado em diferentes cores e texturas, o que permite criar ambientes únicos e personalizados.

2/5 - (1 votos)

1 comentário em “Tipos de porcelanato: principais acabamentos e como escolher”

  1. Muito bom o artigo. Pela confiança, faço uma pergunta.
    Qual o porcelanato mais indicado para um box extensivo ao chão de um mini banheiro, usado por 4 e visitas?
    Condições financeiras nenhuma. Mas desejo de uma sofisticação sem exagero.

    Armário tentarei restaurar mudando as alças, e a esquadria do espelho que era quadrada vou fazer ovalada.
    Cor branca com cinza e toques em dourado. Tenho 2 ganchos esculturados como um casal dourados.
    Podem me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado