Pular para o conteúdo

O que é preciso para viajar para a Irlanda em 2024?

Está planejando uma viagem para a Irlanda mas não sabe nem por onde começar a planejar a documentação? Então você não precisa mais se preocupar, pois o nosso conteúdo vai te explicar exatamente o que é preciso para viajar para a Irlanda em 2024.

Dessa forma, vai ser muito mais simples entender sobre a documentação necessária e exatamente o que precisa fazer para visitar o país. Além disso, vamos te dar algumas dicas sobre como fazer suas malas para aproveitar ainda mais a Irlanda.

Então, quer saber o que é preciso para viajar para a Irlanda em 2024? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos!

viajar para a Irlanda
Foto: Freepik

Passaporte e passagens aéreas

A primeira coisa que você precisa para viajar para a Irlanda em 2024 é um passaporte válido e as passagens aéreas. Porém, tem algumas regrinhas que você deve se atentar para não ter problemas com a imigração irlandesa.

A primeira é que o seu passaporte precisa estar válido por até 6 meses após a sua volta ao Brasil. Então se a sua viagem acabou dia 3 de dezembro, seu passaporte precisa ter validade até o dia 3 de maio.

A segunda regrinha é que você tem que comprar tanto a sua passagem de ida, quanto de volta. Essa regra serve para barrar possíveis pessoas que estão tentando imigrar ilegalmente para o país, exigindo asilo e alegando que não têm recursos financeiros para retornar ao seu país de origem.

Então, para evitar problemas com a imigração irlandesa, uma boa opção é já comprar as passagens de ida e de volta, até porque essa opção sai bem mais em conta. Além disso, ao comprar as passagens com antecedência, o valor é ainda mais barato, então assim que você começar a planejar a sua viagem para a Irlanda, não se esqueça de conferir os valores de passagens e já comprar as suas. 

Visto

Para brasileiros que pretendem viajar para a Irlanda em 2024 por no máximo 90 dias, não é preciso solicitar o visto de turista. Porém, estudantes que queiram ficar no país por mais de 90 dias, fazendo cursos de idiomas ou profissionalizantes, o visto é necessário.

O mesmo acontece para quem está indo para a Irlanda trabalhar, é preciso um visto de trabalho e também uma autorização de trabalho garantida pelo governo irlandês.

E lembre-se: mesmo que o visto não seja necessário para quem vai ficar por até 90 dias no país, é preciso apresentar alguns outros documentos para conseguir passar pela imigração, como:

  • Comprovação de reserva de acomodação para todo o período de viagem, como hotéis, hostels ou Airbnb. Para estudantes de intercâmbio, é preciso apresentar o comprovante da residência familiar ou da acomodação estudantil onde irá se hospedar;
  • Demonstração de meios financeiros, comprovando que o visitante tem condições financeiras para se manter no país por toda a estadia, como comprovantes bancários e etc.

Seguro de viagem

O seguro de viagem não é obrigatório na Irlanda, porém, para quem vai passar mais do que uma semana no país, o seguro de viagem é realmente uma ótima opção. Isso porque, não existe um sistema público de saúde no país, então o turista vai precisar pagar por qualquer tipo de atendimento médico que tiver.

E por serem valores bem consideráveis, uma boa opção de ficar mais seguro é por meio de um seguro de viagem, uma vez que ele tem várias outras vantagens para o turista. Por exemplo, grande parte dos seguros de viagem cobrem além das despesas médicas, coisas como:

  • Extravio e perda de bagagem;
  • Atraso ou cancelamento de voos;
  • Regresso antecipado.

Ou seja, além de cobrir qualquer despesa médica que você possa ter durante sua viagem, o seguro de viagem tem vários outros benefícios para o turista.

Roupas adequadas

O clima da Irlanda é bem único, com temperaturas médias anuais que não passam dos 20ºC. Além disso, o vento e a chuva são uma presença constante no país, o que torna as coisas ainda mais complicadas.

Por isso, a nossa dica é deixar para comprar roupas apropriadas por lá, uma vez que o vento frequente dificulta até mesmo o uso de guarda-chuva. Além disso, você pode encontrar nas lojas locais roupas com tecido impermeável, além de sapatos apropriados para lidar com as chuvas frequentes.

Então, a sua mala deve ir com roupas mais básicas, como jeans, roupas íntimas e itens de uso pessoal, já que muitas vezes encontrar seu shampoo ou seu desodorante favorito vai ser quase impossível.

E lembre-se: sapatos confortáveis são essenciais pois você vai querer caminhar para todo lado e conferir o que o país tem para oferecer.

Adaptadores de tomada e conversor de tensão

Na Irlanda, as tomadas são do tipo G, com três pinos chatos, então é sempre bom levar um adaptador de tomada na sua mala para não correr o risco de ficar sem bateria. Além disso, se os seus dispositivos não forem bivolt, é preciso também levar um conversor de tensão, uma vez que a voltagem no país é 220V.

E para evitar levar coisas a mais na sua mala, é sempre uma boa opção perguntar se o hotel ou residência que vai se hospedar já tem itens como secadores de cabelo e outros itens eletrônicos.

Agora você já sabe o que é preciso para viajar para a Irlanda em 2024, desde a documentação até o que levar na sua mala. Então que tal começar a planejar a sua viagem agora mesmo?

E aí, Gostou?

E se você gostou desse artigo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você vai ajudar o time do Portal KD a sempre continuar a trazer mais conteúdos como esse!

Perguntas Frequentes

Preciso de visto para viajar para a Irlanda por até 90 dias?

Não, brasileiros que pretendem viajar para a Irlanda por até 90 dias não precisam solicitar visto de turista. No entanto, é necessário apresentar alguns documentos na imigração, como comprovação de reservas de acomodação e demonstração de meios financeiros.

É necessário ter o passaporte válido por quanto tempo para viajar para a Irlanda?

Sim, o seu passaporte precisa estar válido por até 6 meses após a sua volta ao Brasil. Por exemplo, se a sua viagem acabar em 3 de dezembro, seu passaporte deve ter validade até 3 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado