Uma paleta de cores é um conjunto de cores selecionadas que são agrupadas harmonicamente para passar alguma ideia.
Esta ferramenta é bastante utilizada atualmente para produção visual, na decoração de interiores, materiais gráficos, logotipos, ou seja, em quase todos os lugares.
Comece criando a paleta delimitando um certo número de cores, e a partir desta seleção trabalhe com as tonalidades da cor, gerando uma infinidade de opções.
Quando bem utilizadas as cores são capazes de modificar a percepção da pessoa com o ambiente. Em Saiba Mais confira como pode impactar a decoração para as crianças.
Procure não utilizar mais de uma cor primária por serem difíceis de se combinar. Um círculo cromático é uma representação gráfica das cores primárias, secundárias e terciárias.
Dependendo da informação que deseja transmitir, pode escolher cores da mesma família, ou seja, que estão lado a lado no círculo ou escolhendo lados opostos para uma ideia ousada.
Outra questão a se considerar na sua criação é a propriedade da cor: saturação e brilho. Controle os tons para garantir beleza e personalidade à sua palheta de cores.
Não esqueça de considerar a psicologia das cores. Por exemplo, tons de azul são muito utilizadas para relaxar e acalmar, já tons quentes como vermelho e amarelo são estimulantes.
Para a decoração, invista no jogo de luz e sombra, criando o famoso tom sobre tom. Fuja da decoração monocromática, confira em Aprenda Mais quais cores utilizar na sala.