Pular para o conteúdo

Celósia como cuidar: Veja as 15 dicas fundamentais

Quer saber mais sobre a Celósia como cuidar? Então veja a seguir as melhores dicas de cultivo, dos nossos especialistas do KD e aprenda como cuidar corretamente das suas plantas, para que estejam sempre saudáveis e fortes!

Origem da planta

A celósia é uma planta da família das amarantáceas, que inclui também a espécie popularmente conhecida como “amor-de-deus”. A planta é nativa da África, Ásia e América Central, mas atualmente é cultivada em diversos países do mundo. No Brasil, pode ser encontrada com facilidade em lojas de jardinagem.

Celósia rosa com fundo desfocado
Celósia rosa. Foto: Pixabay

Como plantar Celósias

A celósia pode ser cultivada a partir de sementes, mudas ou estacas. Para plantar a partir de sementes, basta colocá-las em uma vasilha com substrato e regá-las diariamente. As sementes germinam em cerca de uma semana. Já as mudas e as estacas devem ser plantadas diretamente no solo.

Confira também: Como plantar orquídeas no vaso!

Substrato ideal

O ideal é que o substrato seja rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma dica é misturar areia grossa e terra vegetal na proporção de 1:1. Outra opção é comprar um substrato pronto para plantio em lojas de jardinagem.

Celósia como cuidar: A Iluminação

A celósia precisa de muita luz para crescer e florescer, então o ideal é plantá-la em um local que receba sol direto por pelo menos 6 horas por dia. Se isso não for possível, a planta pode ser cultivada em meia-sombra.

Flor de Celósia alaranjada
Flor da planta Celósia. Foto: Pixabay

Temperatura

A celósia é uma planta que tolera bem o calor, mas não deve ser exposta a temperaturas inferiores a 10°C. Em regiões com clima mais frio, a planta deve ser cultivada em vasos para que possa ser levada para dentro de casa quando a temperatura cair.

Celósia como cuidar: Faça as regas corretamente

O ideal é regar a planta diariamente, de manhã ou à noite. É importante deixar o substrato sempre úmido, mas não encharcado. Em dias muito quentes ou ventosos, pode ser necessário regar a planta duas vezes ao dia.

Veja ainda: Como plantar Abacaxi!

Como fazer a adubação? Saiba mais!

A celósia deve ser adubada a cada 15 dias, durante a primavera e o verão. Uma boa opção é utilizar um adubo orgânico líquido, como o esterco de vaca ou o composto de lixo orgânico.

A adubação é importante, para assegurar que a planta cresça e se desenvolva corretamente, mas é preciso tomar cuidado para não a adubar demais, pois isso poderá causar intoxicação e doenças. Sendo assim, é importante adubar apenas quando for necessário e somente com a quantidade correta.

Celósia como cuidar
Celósia rosa com fundo desfocado. Foto: Pixabay

Celósia como cuidar: Como fazer as podas corretas?

A celósia não precisa ser podada, mas pode ser feita para dar forma à planta ou para estimular a produção de flores. Para podar a celósia, basta usar tesoura e podar as pontas das hastes.

Faça mudas de celósia!

Para fazer mudas de celósia, basta cortar um pedaço da planta com cerca de 10 cm de comprimento e colocá-lo em uma vasilha com substrato úmido. Mantenha a vasilha em local iluminado, mas sem sol direto, e regue diariamente. As mudas germinam em cerca de 2 semanas.

Saiba mais: Como plantar Morango!

Por que as folhas ficam amareladas?

As folhas da celósia podem ficar amareladas por diversos motivos, como falta de luz, excesso de água ou falta de nutrientes no solo. Se as folhas da sua planta estão amareladas, experimente mudar a iluminação e/ou o regime de rega e adubação.

Celósia amarela com fundo escuro
Celósia amarela. Foto: Pixabay

Celósia como cuidar: Pragas e doenças

A celósia é uma planta bastante resistente e pouco suscetível às pragas e doenças. No entanto, pode ser afetada pelo ataque de alguns insetos, como ácaros e pulgões. A doença mais comum que afeta a planta é o oídio, que causa manchas brancas nas folhas.

Como tratar?

Para controlar as pragas e doenças, basta lavar as folhas com água e sabão neutro. Se as manchas brancas nas folhas forem causadas pelo oídio, basta pulverizar a planta com uma solução de água e vinagre.

Aprenda: Como plantar Alho!

Onde mantê-las?

As celósias podem ser cultivadas em jardins, vasos ou canteiros. No entanto, é importante lembrar que a planta precisa de muita luz e calor para crescer e florescer. Portanto, é ideal cultivá-la em um local que receba sol direto por pelo menos 6 horas por dia.

Celósia rosa em meio a outras plantas
Celósia como cuidar. Foto: Pixabay

Dicas extras sobre a Celósia como cuidar

  • Para estimular a produção de flores, basta podar as hastes da planta a cada 2 meses.
  • As flores da celósia podem ser utilizadas para decorar diversos ambientes, inclusive festas e eventos.
  • A planta pode ser cultivada em vasos ou jardineiras suspensas, fazendo uma linda decoração para varandas e terraços.

Dicas extras para cuidar da planta no vaso

  • Para manter a planta no vaso por mais tempo, é importante trocar o substrato a cada 6 meses.
  • É importante fazer furos no fundo do vaso para permitir a drenagem da água.
  • Para evitar que as raízes da planta fiquem encharcadas, é importante colocar uma camada de areia grossa no fundo do vaso.

Saiba também: Como cuidar de Tulipa no vaso!

E aí, gostou?

Se você quer saber mais sobre a Celósia como cuidar, confira em nosso site oficial do KD e aprenda mais dicas de cultivo! Vote em nossas estrelinhas e avalie esse conteúdo exclusivo!

  • Conheça mais sobre a planta Celósia, no Wikipédia!

Perguntas Frequentes

Onde devo plantar a celósia?

Celósias preferem sol pleno, mas toleram a sombra parcial. Escolha um local onde a planta receberá pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.

Quando devo plantar a celósia?

Celósias podem ser plantadas a qualquer momento durante o ano, desde que o solo esteja quente o suficiente. No entanto, elas crescem melhor quando plantadas na primavera ou no início do verão.

Como devo preparar o solo para a plantação?

Celósias crescem melhor em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Antes de plantar, adicione composto ou outro material orgânico ao solo para ajudar a reter a umidade.

Celósia como cuidar?

Celósias não precisam de muita água, mas elas devem ser regadas regularmente para manter o solo úmido. Fertilize a planta a cada quatro ou seis semanas com um adubo nitrogenado. Pode ser necessário suportar as hastes das flores para evitar que caiam.

Quando devo colher as flores?

As flores da celósia estão prontas para serem colhidas quando estiverem completamente abertas. Corte as hastes logo acima das flores e coloque-as em água fresca.

1 comentário em “Celósia como cuidar: Veja as 15 dicas fundamentais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado